Diante
de um cenário de pós-pandemia, de guerra e, no Brasil, atualmente, de
insegurança econômica mediante a possibilidade de mudança na condução de
recursos em uma já confirmada transição de governo, manter sua empresa com as
finanças sempre saudáveis pode ser determinante para a vida útil do seu
negócio.
Ao falar disso, rapidamente pode vir à cabeça dos empreendedores a importância
de um fluxo de caixa adequado. Mas outro ponto que precisa ser levado em
consideração é o que e que parte dos recursos precisam ser aplicados no próprio
negócio e o que pode ser classificado como grupo.
Para isso, segundo o empresário Victor Assis, é importante entender essa
diferença: dinheiro da empresa x seu lucro.
Pensando em explicar e deixar claro esses pontos aos empreendedores, ele listou
quatro dicas que podem ajudar a trazer esse entendimento. Confira:
1- Tenha salário fixo para a função que você exerce na empresa
“Ou seja, tenha consciência do seu papel dentro do negócio e, mediante isso,
estabeleça uma remuneração justa tanto para o seu trabalho, quanto para o fluxo
de caixa da sua empresa”, exemplificou.
2- Coloque sempre sua empresa como sua sócia
“Na hora de acessar os lucros, dívida sempre metade para você e metade para sua
empresa. Fazendo isso, você consegue ter sempre o que chamamos de “respiro de
caixa”, mencionou.
3- Tenha sempre em vista o fluxo de caixa
“Em muitas empresas (principalmente empresas de serviços) é necessário o
investimento em material e mão de obra antes do recebimento do cliente. Tenha
sempre um fluxo de caixa planejado para conseguir atender as demandas sem
prejudicar a saúde financeira da empresa”, explicou.
4- Planeje o crescimento da sua empresa e, junto com ele, o crescimento dos
seus colaboradores
“Planejar o crescimento de faturamento do seu negócio é parte fundamental no
processo de saúde financeira da sua empresa. Porém, tão importante quanto o
crescimento do faturamento, é também o aumento de salário ou participação nos
lucros dos seus funcionários. Portanto, planeje e trabalhe para aumentar seus
lucros, mas também seus investimentos em quem faz sua empresa ou seu negócio
acontecer”, finalizou.
Victor Assis - o empresário tem experiência no
mercado de trabalho: em sua trajetória profissional, já passou por grandes
empresas como Bradesco e Edelman. Além de ter uma forte relação com o esporte,
já que foi gerente de Marketing do Palmeiras durante seis anos, e esteve
envolvido nos projetos que circundam os principais lançamentos da Copa das
Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. O CEO também investiu na
formação acadêmica. Ele passou pelos moldes da Universidade Anhembi Morumbi,
pelo curso de gestão de equipe da St. Martin University of the Arts de Londres
e do curso de branding da ESPM.Antes de se tornar um empresário de sucesso a
nível nacional, Victor teve seu trabalho em destaque na área do
esporte já que participou de diversos projetos em conjunto com grandes marcas,
como a Adidas, em uma ação da Copa do Mundo, a PUMA, com o lançamento da camisa
do Palmeiras, e a XBOX, em um projeto que viabilizou o primeiro collab de vídeo
games e clubes de futebol da história.
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