Para Alisson
Souza, CEO da abler, padronizar a triagem e contar com banco de talentos são
algumas das ações importantes
Com a chegada das festas de final de ano, as
empresas, especialmente do setor industrial e do comércio abrem muitas vagas,
principalmente temporárias. Mas como recrutar de forma estratégica quando o
volume de vagas é alto e há excesso de informação? De acordo com Alisson Souza,
CEO da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade na gestão
dos processos seletivos, uma ação essencial é contar com um bom banco de talentos. “Na
abler, por exemplo, temos mais de 4 milhões de candidatos, o que facilita a
busca dos perfis pelo departamento de Recursos Humanos”, explica.
Outro ponto importante mencionado pelo empresário é
a filtragem dos currículos logo no início do processo. “É importante definir o
perfil do candidato ideal e já descartar os currículos que não tenham os
requisitos estabelecidos, como certificações ou outras especificidades da
vaga”. Com isso, padronizar a triagem com o uso de
uma ferramenta de seleção é fundamental para evitar a perda de informações. “Um
alto volume de candidaturas muitas vezes gera uma triagem deficitária, manual,
o que deixa o processo pouco eficiente. A ferramenta de seleção da abler, por
exemplo, automatiza desde a requisição da vaga até a coleta dos indicadores de recrutamento,
facilitando a triagem e o ranqueamento com o uso de inteligência artificial”,
diz.
A dificuldade por parte dos candidatos nos
processos de inscrição também costuma ser outro desafio grande na atração de
talentos, especialmente quando as vagas são operacionais. “Recentemente,
lançamos nossa feature de candidatura por e-mail, que
simplifica a dinâmica. O candidato envia o currículo em PDF para o endereço
eletrônico indicado e ele é transformado para candidatura. Muitas vezes, em
processos operacionais, temos candidatos com menos maturidade na digitação.
Essa facilidade vem para atender essa demanda e ajudar as duas pontas”, comenta
o CEO.
Outra sugestão que o executivo dá para empresas que
têm um alto volume de vagas é definir um prazo limite para o fechamento dessas
oportunidades, proporcionando maior organização para o RH e credibilidade ao
processo. “Além disso, é importante salvar os modelos de processo de vagas
abertas com mais frequência, armazenando as descrições, etapas e consultando o
que funcionou”, sugere.
O conselho final para um recrutamento estratégico
quando há alto volume de vagas é unificar a gestão. “Com um ATS é possível
coordenar os processos em apenas um lugar, sem precisar de um milhão de abas e e-mails
abertos. Isso sem dúvida ajuda o RH a gerir os processos de forma muito mais
eficiente”, conclui.
Mais eficiência com processos
centralizados
Um dos cases de sucesso atendidos pela abler é
o da Royal Face, rede de clínicas de estética com mais de 300 unidades
franqueadas em 23 estados brasileiros. Em plena expansão, a marca gera mais de
100 vagas mensais, tanto para a área técnica, como franqueadora, quanto para as
franquias. Antes da automatização faltava uma forma de centralizar os
processos, que contava ainda com uma inserção de dados manual. “Perder
candidatos por conta de cadastro é uma realidade muito difícil de encarar”,
conta Bianca Oliveira, analista de RH Sênior da Royal Face.
A ferramenta usada gerava muitos problemas com
atualizações ou travamentos do sistema. Assim, a Royal precisava recorrer ao
recebimento de currículos pelo e-mail e com mais de 100 vagas mensais
para gerenciar, a empresa não tinha esse tempo hábil.
Após a aquisição do ATS da abler, a Royal Face pode
contar com a ferramenta para trazer rapidez, assertividade e otimização aos
seus processos de recrutamento. Assim, os gaps que a franqueadora tinha até
então, foram resolvidos. “Antes ficávamos na esfera operacional e hoje
conseguimos entrar numa esfera mais estratégica, com uma abordagem mais
consultiva no recrutamento das unidades franqueadoras”, aponta Jean Carlos, Head
de Pessoas e Cultura da rede de estética.
A atuação da abler permite que a matriz da Royal
tenha hoje uma frente mais orientadora, centralizando o recrutamento de mais de
300 unidades franqueadas por todo o Brasil, em apenas um lugar.
A Royal Face entende a necessidade de encontrar as
pessoas certas para as vagas certas, e para isso a análise comportamental é
essencial. E é por meio da abler que oferece a avaliação comportamental como o
DISC e Big Five que a franqueadora consegue fazer contratações mais
assertivas.
Diminuição da taxa de turnover
Alguns fatores como a falta de testes de fit
cultural e de análise comportamental, impactavam na retenção de talentos na
American Pet, uma rede de lojas de produtos para animais domésticos. A rede
conta com mais de 48 unidades no Rio de Janeiro e está em processo de expansão.
Por isso, dispõe de muitas vagas abertas todos os meses.
Antes de contar com o ATS da abler, a organização
recebia, em média, 200 currículos em papel por dia nos balcões das lojas, além
dos enviados por e-mail. O gestor de Recursos Humanos da marca, Gustavo Ribeiro,
conta que a empresa recebia “malotes com currículos” e que esses papéis todos
ficavam centralizados na matriz, onde fica o RH.
Após a aquisição da plataforma da abler, a empresa
conseguiu mais facilidade para realizar seu recrutamento e seleção, centralizando
desde a divulgação das vagas, inclusive as entrevistas. A integração com a startup
permitiu a publicação das oportunidades de emprego em mais de 30 portais,
permitindo uma maior atração oferecendo mais opções de bons talentos para os
gestores.
Ribeiro também comentou que hoje não existe mais
processo manual e todos os candidatos são instruídos a fazer o cadastro na
abler, recebem o link para o processo, inclusive as indicações.
E o processo de triar os currículos, que era
totalmente manual, agora funciona de forma totalmente otimizada, com o
ranqueamento dos candidatos que possuem um perfil com maior aderência à vaga
disponível. “Hoje é muito mais fácil porque você seleciona por match.
Analisamos o número de candidatos para qualificar pela ordem do ranqueamento”,
esclarece o gestor de RH.
Outra mudança com a implementação da plataforma de
recrutamento e seleção da abler foi na comunicação com os candidatos. O gestor
da rede conta que, atualmente, o contato e a qualificação dos candidatos são
bem mais simples, pois podem ser realizadas totalmente pelo WhatsApp, que é
integrado à plataforma da abler.
Antigamente, a taxa de rotatividade de funcionários
na empresa era de 35%. “Em maioria por falta de fit, erro no
processo seletivo, falta de aderência no geral”, esclarece Ribeiro.
Com a abler, o turnover no período de experiência
reduziu para 17%. “Sem dúvidas a assertividade na contratação, a atração de
candidatos e a celeridade do processo trouxeram muita qualidade”, pontuou o
gestor de Recursos Humanos.
Em apenas quatro meses de aquisição da plataforma
da abler, a American Pet conseguiu reduzir em 52% a sua taxa de turnover.
Alisson
Souza - Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo
os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de
Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e
Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM
University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de
2017 cofundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100%
focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de
fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar
80 mil vagas na média, em 15 dias.
abler
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