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terça-feira, 22 de novembro de 2022

Atribuição e análise: como os profissionais de varejo podem notar a diferença?

Os profissionais de marketing de varejo estão constantemente buscando entender o que os clientes fazem, tanto offline quanto online. Afinal, que valor um consumidor tem? Quais são suas motivações para realizar uma compra? Ou então, como os compradores interagem com as marcas? Diante dessas inúmeras questões, entender os dados por trás das ações do consumidor - e que podem responder essas indagações - têm se tornado essencial para alcançar um marketing eficaz. 

Com os aplicativos se tornando cada vez mais relevantes dentro do mix de canais de varejistas, os profissionais de marketing estão se tornando mais dependentes do que nunca de um conjunto de ferramentas robustas para coletar dados, mensurar e otimizar campanhas. Quando se trata de análises desses dados, um um equívoco comum é assumir que as análises e a atribuição são a mesma coisa — quando, na realidade, apesar de ambos serem usados para acessar insights sobre as suas estratégias de marketing, esses termos possuem diferenças sutis que precisam ser compreendidas.

Mas afinal, como diferenciar atribuições e análises? Quais as diferenças das duas ferramentas? De modo geral, a atribuição conecta determinadas ações de clientes ao canal ou fonte de onde elas vieram. Em essência, ela informa aos profissionais de marketing de onde seus clientes vieram, permitindo que eles determinem qual canal foi responsável por um resultado específico, atribuindo-lhe um determinado valor. Particularmente na performance mobile, a atribuição consegue informar a uma empresa de e-commerce, por exemplo, que um usuário instalou um aplicativo depois de visualizar um anúncio em especial. Essa é uma informação crítica, que pode ser usada pelos profissionais para monitorar e melhorar a performance de uma campanha, identificar em que pontos eles devem fazer um reinvestimento e justificar seus orçamentos de marketing. A atribuição também pode ajudar os profissionais a entender melhor o impacto dos eventos in-app em pontos mais avançados do funil de vendas, incluindo informações como produtos visualizados, itens adicionados ao carrinho ou compras feitas.

As análises de dados - ou analytics, por outro lado, permitem que os profissionais de marketing compreendam os comportamentos de consumo de seus clientes  e as interações dos usuários com uma determinada plataforma de vendas ou com sua marca e pode ajudá-los a identificar quais áreas precisam ser otimizadas. A Analise de dados é essencial para melhorar a performance de conversão de vendas, e melhorar a experiência do usuário com seus produtos e serviços e muito mais. Por exemplo, se uma marca de varejo quisesse refinar a experiência do usuário (UX) de seu aplicativo, ela poderia recorrer a análise de dados para desbloquear insights sobre as preferências do consumidor, fazendo mudanças certeiras com base nessas informações.

Embora essas definições forneçam uma visão geral de como as análises de dados e as atribuições são distintas umas das outras, há mais elementos para os profissionais de marketing mobile considerarem. 

Obtendo insights de diferentes níveis do funil de vendas 

Uma diferença fundamental entre a análises de dados e as de atribuição está na capacidade de avaliar dados em diferentes pontos do funil de vendas. Ao identificar padrões e tendências nos diferentes pontos de contato, a atribuição pode ajudar os profissionais de marketing a construir uma narrativa a partir de dados, permitindo que eles tenham uma visão geral que indica de onde o consumidor veio. Como existem diversos modelos de atribuição, é importante saber quais tipos oferecem os dados necessários para contextos específicos.

A atribuição first-touch (primeiro clique, ou primeiro contato), por exemplo, atribui crédito para uma ação do usuário à primeira vez que um consumidor se engaja com um anúncio ou touchpoint. Embora a atribuição do primeiro toque funcione para mensurar as atividades do topo do funil, ela não considera o fato de que múltiplas exposições são necessárias para impulsionar uma conversão.  

Já, a atribuição last-touch (último clique, ou último contato) é quando o último touchpoint recebe o crédito pela ação de um usuário. Em alguns casos, esse método pode desvalorizar outros pontos de contato e não permite que os profissionais de marketing entendam a narrativa completa da jornada do consumidor.

Por fim, a atribuição multi-touch (multi-toque)  mensura o impacto de todos os touchpoints, desde a primeira impressão até a ação final, atribuindo um valor específico para cada um. Esse método permite que os profissionais de marketing entendam quais canais de mídia incentivam a ação dos usuários em determinados pontos do funil, informando suas decisões de distribuição de orçamento e mídias.

Nesse ponto, podemos dizer que ao entender os detalhes sobre como a atribuição funciona, os profissionais de marketing de varejo podem então se concentrar mais nas métricas de performance, que incluem as instalações de aplicativos, taxas de conversão, engajamento, gasto em receita muito mais.  As plataformas de análise de dados gerenciam e relatam sobre elas, permitindo que esses profissionais analisem esses dados disponíveis para descobrir padrões e tendências. Com esses insights práticos, é possível então implantar campanhas altamente otimizadas. 

De modo geral, é tudo sobre o ecossistema, uma vez que para o marketing mobile, a atribuição depende de um ecossistema interligado que consiste dos provedores de tecnologia, proprietários de mídias e ad networks. Para oferecer recursos de mensuração e ciência de atribuição eficientes, é importante que os profissionais de marketing trabalhem com um parceiro de mensuração mobile independente e imparcial. O ecossistema mobile possui inúmeros players, o que o torna ainda mais complexo. Por isso, os profissionais de marketing precisam de uma solução completa que não possui nenhum conflito de interesses, oferecendo insights rápidos em tempo real.

A análise se baseia em dados de atribuição 

As análises de dados costumam ser usadas para explicar os fundamentos da performance com relação aos dados coletados durante uma sessão — ou seja, as interações dos usuários que ocorrem durante determinado período de tempo em um canal específico. Embora esse recurso ofereça insights úteis, ele não conta a narrativa completa, que explica como essas interações se transformaram em conversões graças aos esforços de marketing. Para obter insights detalhados, as plataformas de análises precisam se aprofundar em diversas fontes de dados. E é nesse ponto que entra a atribuição. Uma campanha sustentada por uma solução de atribuição consegue conectar os esforços de marketing com um conjunto de eventos ou touchpoints, oferecendo aos profissionais de marketing insights enriquecidos que geram otimizações melhores. Nesse caso, por exemplo, uma empresa de varejo conseguiria determinar não apenas quais canais os usuários preferem usar, mas também quais canais de mídia geram um impacto maior nesses canais.

Isso também permite que os profissionais de marketing especifiquem métricas granulares que realmente indicam a sua performance, como é o caso da retenção e do Return on Ad Spend (ROAS). As análises de dados podem informar os profissionais de marketing mobile quando os usuários gastam mais tempo em um aplicativo de varejo, enquanto a atribuição aponta quais fatores motivaram esse comportamento e de qual canal eles vieram. Assim, os profissionais podem aplicar esses insights para impulsionar a retenção dos usuários. Da mesma forma, que as análises de dados podem apontar aumentos no total de compras ao mesmo tempo em que a atribuição identifica quais anúncios impulsionaram essa tendência, permitindo que os profissionais de marketing distribuam seus orçamentos de acordo com essas informações. Como resultado, a atribuição desempenha um papel central no aumento da receita e da fidelização do usuário para empresas de varejo.

Com o aumento da complexidade da jornada do consumidor, utilizar somente as análises de dados não é o suficiente para fornecer uma visão completa para os varejistas. Ao complementar as análises de dados com a atribuição, os profissionais de marketing mobile conseguem identificar o valor de canais de mídia específicos e impulsionar instalações, retenção e vendas. Juntos, eles oferecem uma visão completa e precisa sobre a jornada dos consumidores em diferentes canais e dispositivos, permitindo que os profissionais de marketing acessem insights detalhados e implementem campanhas extremamente eficazes.



Marlon Luft - diretor de Marketing da AppsFlyer


AppsFlyer
www.appsflyer.com/pt


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