Pesquisar no Blog

domingo, 10 de abril de 2022

Como os equipamentos de diagnóstico ajudam na detecção das doenças

A tecnologia contribui para emissão mais ágil e qualificada dos laudos médicos


Os equipamentos de diagnóstico por imagem comprovam de maneira substancial as hipóteses das investigações, permeando o fechamento da análise em tempo hábil, para sanar a doença como um todo ou dar provimento ao início terapêutico em outros processos patológicos como o câncer. No diagnóstico por imagem estão inseridos os equipamentos que fazem uso de radiação ionizante e não ionizante. Dessa maneira, com vistas para um melhor controle e cuidado das tecnologias, são necessárias uma formação não somente aprofundada, mas também dedicada. A tecnologia que é utilizada nesta especialidade médica, seguramente é de ponta e última geração.

Segundo Dr. Ibevan Arruda, coordenador do curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade Santa Marcelina, a tecnologia no diagnóstico contribui para emissão mais ágil e qualificada dos laudos envolvendo diferentes tipos de diagnósticos. “Alguns recursos que se observam no meio médico já são uma realidade temporal para a radiologia. O laudo à distância, por exemplo, é um documento no qual consta a análise e interpretação de um exame com a descrição do resultado, conclusão e conduta indicada nos casos mais graves – com necessidade de uma atuação imediata do médico. Homologada pela Anvisa, essa é uma plataforma on-line que permite que os dados dos pacientes e dos exames fiquem arquivados, podendo ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, bastando apenas ter um login e senha de acesso. O laudo e as imagens ficam disponíveis para o cliente no portal por um período de 5 anos, conforme regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, explica.


A seguir, Dr. Ibevan Arruda Nogueira destaca as doenças que podem ser detectadas pela radiologia

Radiografias (Raios-X): Método considerado como preliminar no diagnóstico por imagem - considerando a vasta gama e alcance dos demais métodos, cuja com acurácia persiste como diferencial. As radiografias permeiam e servem de método de rastreamento primário, em virtude do seu baixo custo, fácil acesso e agilidade. Do ponto de vista para o diagnóstico, é capaz de identificar doenças do trato respiratório (pneumonia), do sistema esquelético (fraturas), da coluna vertebral (traumas e deformidades posturais e escoliose). Conforme descrito no início, corresponde a um método que auxilia e especialmente direciona as demais modalidades investigativas no âmbito da radiologia. Sob o mesmo prisma e o constante desenvolvimento tecnológico, temos modalidades com substancial conformidade, como a Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Ambos os métodos seccionais, visam complementação como todas as demais modalidades, é de suma importância esclarecer que os métodos de diagnóstico por imagem se complementam, possuindo alcance e relevância nos processos patológicos sob a tutela da especialidade Médica.


Tomografia Computadorizada: Método de diagnóstico por imagem, realizado inicialmente com cortes “Transversais Volumétricos” e com reconstruções multiplanares posteriormente: Cortes sagitais, coronais e oblíquos. Esse método permite estudo não somente dos “ossos”, mas também das partes “moles”, com uma precisão em diagnosticar Neoplasias benignas e malignas (ossos e de partes moles), bem como identificar um acidente vascular encefálico - AVE - (hemorrágico e isquêmico), e ainda doenças intersticiais pulmonares. Tal método foi e está sendo de vital importância no diagnóstico da covid-19. Estudos dos vasos sanguíneos (Angiotomografia).


Ressonância Magnética: A Ressonância Magnética é um fenômeno físico de grande importância no diagnóstico por imagem, não ionizante, sendo hoje o método padrão ouro no estudo do sistema músculo esquelético, neuroeixo, medicina interna, mamas, vascular e outros estudos avançados. Na oncologia tornou-se uma ferramenta indispensável no diagnóstico e estadiamento dos tumores, pós-tratamento com radioterapia e quimioterapia, no pós-operatório e monitoramento dos pacientes.   


Medicina Nuclear e PET-CT Medicina Nuclear/PET-CT: Método que serve como diagnóstico por imagem cintilografias para investigação de metástases ósseas, linfomas e outros, correlacionando a fisiologia, morfologia e anatomia na imagem, associando os diferentes tipos de radioisótopos com a fisiologia para a realização de cada exame e realiza tratamento terapêutico para o câncer de tireoide, paliativo para alívio de dores ósseas causadas por metástases óssea no paciente oncológico em fase terminal. PET-CT associa riquezas de detalhes anatômicos e fisiologia, sendo uma tecnologia de grande aplicação na cardiologia, neurologia e oncologia para pesquisas das doenças.


Radioterapia: A radioterapia consiste na utilização de radiação ionizante com objetivos terapêuticos no âmbito da oncologia. Sob esse contexto, são utilizados equipamentos de alta tecnologia, destacando os aceleradores lineares. Frente aos desafios impostos por um mercado de trabalho competitivo. A Faculdade Santa Marcelina oferece aos estudantes do Curso de Tecnologia em Radiologia uma formação científica sólida, alinhada às melhores práticas disponíveis sem se distanciar dos fundamentos humanitários que norteiam os profissionais da saúde.


Faculdade Santa Marcelina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados