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quinta-feira, 17 de março de 2022

Passo a passo para uma prospecção eficiente no LinkedIn

Hoje em dia é normal utilizarmos redes sociais para a prospecção de novos clientes, inclusive existe uma prática para esse tipo de prospecção: o Social Selling. Em meio à diversidade de redes e aplicativos, o LinkedIn é um que vem aumentando sua base de usuários e tem um foco mais profissional.

É uma ótima rede social para conquistar novos clientes e aumentar não só suas bases, mas também suas vendas. Isso se for realizado de forma correta!

O LinkedIn é considerado uma das principais ferramentas de negócios, se não a maior em quesito de relacionamentos profissionais.

Dentro dele, é possível criar conexões com potenciais clientes e também obter informações de empresas.  A plataforma possibilita que você encontre referências sobre pessoas, visualize interesses da mesma e inicie uma conexão.

Resumindo, uma ótima rede social para capturar novos leads e ter sucesso em sua prospecção.

É importante buscar um equilíbrio para não ser um vendedor “stalker”. Isso acaba gerando certo desconforto ao cliente.

Separei algumas dicas básicas para iniciar esse processo

  1. Comece tendo um primeiro contato visitando o perfil. Assim, a pessoa saberá que você está interessado em conhecê-la e sairá da zona do desconhecido.
  2. Interaja com o conteúdo. Curtidas e comentários em publicações que são de comum interesse serão bem-vindos.
  3. Por último, envie convite para uma conexão. Comece com o pé direito.
  4. Escreva uma mensagem personalizada para cada prospect contando o motivo de seu interesse em se conectar com essa pessoa. Caso seja aceito, envie um agradecimento.
  5. Inicie uma conversa. Não para vender seu produto e sim para conhecer um pouco sobre o cliente, verificar seus interesses e começar uma relação personalizada.


Qual tipo de conteúdo devo postar?

O LinkedIn possui uma timeline onde aparecem todas as publicações da sua rede. Nesta fase, você já terá grande domínio de seu público e conhecerá seu interesse. Porém, uma boa estratégia é avaliar as publicações compartilhadas em sua timeline para gerar conteúdo relevante. Também aposte em conteúdos educacionais e informativos.

Participe de grupos e comunidades. Dentro da plataforma existem diversas comunidades e grupos sobre diferentes temas, nelas é possível adquirir informações, mas não só isso. Você também pode participar de discussões, postar e interagir com os outros, podendo atingir seus potenciais clientes e aumentar as chances de prospectar no LinkedIn com mais credibilidade.

Essas discussões também te ajudam a entender melhor a necessidade e interesse de seus prospects e, além disso, te ajudam a gerar conteúdos relevantes.

Dentro destes grupos, você pode criar uma lista de possíveis clientes e mais para frente fazer uma abordagem individualizada.


Utilize as ferramentas da rede social

Uma boa ferramenta é o Sales Navigator. Ela permite identificar um contato específico com base no fornecimento de alguns parâmetros, como geolocalização, o setor da empresa para a qual trabalha e o seu cargo. Assim, você tem acesso ao perfil de clientes em potencial.

Relembrando que, para uma boa prospecção é importante ter sua persona bem definida.

Outra ferramenta boa é InMail. Ela permite que você envie mensagens diretamente para outros usuários do LinkedIn que não fazem parte das suas conexões.

Você pode utilizar a lista feita dentro dos grupos e comunidades que comentamos antes, lembra? Como citamos no início, o Social Selling é uma metodologia que foca em estabelecer relações mais personalizadas em diversas redes sociais. E a prospecção no LinkedIn nada mais é do que construir uma relação com seu lead.

Então, não vá com muita sede ao pote. Depois dessas dicas, tenho certeza de que vai conseguir fazer uma boa prospecção!

 

Almir Neves - fundador da hubkn, empreendedor serial e nos últimos sete anos criou e participou do crescimento de cinco startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização em Finanças pela FAE.


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