Hoje em dia é normal utilizarmos redes sociais para a prospecção de novos clientes, inclusive existe uma prática para esse tipo de prospecção: o Social Selling. Em meio à diversidade de redes e aplicativos, o LinkedIn é um que vem aumentando sua base de usuários e tem um foco mais profissional.
É uma ótima rede social para conquistar novos
clientes e aumentar não só suas bases, mas também suas vendas. Isso se for
realizado de forma correta!
O LinkedIn é considerado uma das principais
ferramentas de negócios, se não a maior em quesito de relacionamentos
profissionais.
Dentro dele, é possível criar conexões com
potenciais clientes e também obter informações de empresas. A plataforma
possibilita que você encontre referências sobre pessoas, visualize interesses
da mesma e inicie uma conexão.
Resumindo, uma ótima rede social para capturar novos leads
e ter sucesso em sua prospecção.
É importante buscar um equilíbrio para não ser um
vendedor “stalker”. Isso acaba gerando certo desconforto ao cliente.
Separei algumas dicas básicas para iniciar esse
processo
- Comece
tendo um primeiro contato visitando o perfil. Assim, a pessoa saberá que
você está interessado em conhecê-la e sairá da zona do desconhecido.
- Interaja
com o conteúdo. Curtidas e comentários em publicações que são de comum
interesse serão bem-vindos.
- Por
último, envie convite para uma conexão. Comece com o pé direito.
- Escreva
uma mensagem personalizada para cada prospect contando o motivo de seu
interesse em se conectar com essa pessoa. Caso seja aceito, envie um
agradecimento.
- Inicie
uma conversa. Não para vender seu produto e sim para conhecer um pouco
sobre o cliente, verificar seus interesses e começar uma relação
personalizada.
Qual tipo de conteúdo devo postar?
O LinkedIn possui uma timeline onde
aparecem todas as publicações da sua rede. Nesta fase, você já terá grande
domínio de seu público e conhecerá seu interesse. Porém, uma boa estratégia é
avaliar as publicações compartilhadas em sua timeline para gerar conteúdo relevante.
Também aposte em conteúdos educacionais e informativos.
Participe de grupos e comunidades. Dentro da
plataforma existem diversas comunidades e grupos sobre diferentes temas, nelas
é possível adquirir informações, mas não só isso. Você também pode participar
de discussões, postar e interagir com os outros, podendo atingir seus
potenciais clientes e aumentar as chances de prospectar no LinkedIn com mais
credibilidade.
Essas discussões também te ajudam a entender melhor
a necessidade e interesse de seus prospects e, além disso, te ajudam a
gerar conteúdos relevantes.
Dentro destes grupos, você pode criar uma lista de
possíveis clientes e mais para frente fazer uma abordagem individualizada.
Utilize as ferramentas da rede social
Uma boa ferramenta é o Sales Navigator.
Ela permite identificar um contato específico com base no fornecimento de
alguns parâmetros, como geolocalização, o setor da empresa para a qual trabalha
e o seu cargo. Assim, você tem acesso ao perfil de clientes em potencial.
Relembrando que, para uma boa prospecção é
importante ter sua persona bem definida.
Outra ferramenta boa é InMail. Ela
permite que você envie mensagens diretamente para outros usuários do LinkedIn
que não fazem parte das suas conexões.
Você pode utilizar a lista feita dentro dos grupos
e comunidades que comentamos antes, lembra? Como citamos no início, o Social
Selling é uma metodologia que foca em estabelecer relações mais
personalizadas em diversas redes sociais. E a prospecção no LinkedIn nada mais
é do que construir uma relação com seu lead.
Então, não vá com muita sede ao pote. Depois dessas
dicas, tenho certeza de que vai conseguir fazer uma boa prospecção!
Almir Neves - fundador da hubkn,
empreendedor serial e nos últimos sete anos criou e participou do crescimento
de cinco startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on
Negotiation) da Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de
Empresas pela FGV e especialização em Finanças pela FAE.
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