No dia 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor, data em que a procura por ofertas, melhores condições de pagamento e frete é ainda maior. Justamente neste período, é essencial estar preparado para receber novos consumidores e vencer a concorrência.
Trata-se de uma semana com muitos acessos nos sites
e aplicativos, milhares de vendas por segundo e grande movimentação de
faturamento, fatores os quais precisam estar na cabeça de quem deseja se
preparar para a data. Pensando em ajudar quem quer se destacar no mercado
virtual, vencer a concorrência e conquistar clientes promotores, o Magis5, Hub de Integração e Automação para vender em
marketplaces, lista 5 dicas especiais.
Foque em seus diferenciais
É muito provável que muitas outras
lojas vendam a mesma coisa que você dentro do mesmo marketplace, por isso o seu
foco deve ser aquilo que tem de melhor, desde o atendimento, personalização e
método de entrega até a exclusividade de algum produto ou serviço específico.
Estude e analise, até mesmo conversando com seus clientes mais fiéis, quais são
os seus diferenciais e o que pode fazer para que um consumidor opte por você na
hora da compra.
Trabalhe nos títulos
O título é sempre o primeiro filtro
utilizado pelo consumidor e, por isso, deve ser claro e conter as principais
informações sobre o produto. A ideia é que as palavras apareçam por ordem de importância:
palavra-chave + especificação do produto + marca + cor (se houver). Sempre
exclua informações desnecessárias, sendo o mais conciso possível.
Imagens de qualidade
Não adianta nada o consumidor clicar
no seu anúncio e se deparar com poucas fotos, ou com imagens sem qualidade.
Normalmente, quando isso acontece, o cliente não finaliza a compra. A foto e o
vídeo são as únicas fontes visuais para quem compra online e, por isso, são
extremamente importantes. Sendo assim, invista em imagens de alta qualidade e
diferentes ângulos do mesmo produto. Lembre-se também do fundo branco, além de
dar o foco no que está sendo exposto, é requisito para anúncios nos
marketplaces.
Descrições
Um erro que, infelizmente, é muito
comum nos anúncios de produtos nos marketplaces é a duplicação de informações.
Não há dúvidas de que criar uma boa descrição de cada produto é trabalhoso,
porém, é uma ação essencial para o sucesso da loja virtual. Quando pensamos nos
marketplaces, é ainda mais necessário, já que a descrição não deve apenas
convencer o consumidor de comprar, mas de comprar com você. Por isso, ela deve
ser clara, objetiva e responder todas as dúvidas do potencial cliente sem gerar
ambiguidades. Para auxiliar na criação, anote as perguntas frequentes dos clientes
e leia todas as mensagens e feedbacks para entender o que seu público está
falando e, claro, buscando.
Preços e fretes
Por mais difícil que seja ter valores
extremamente competitivos, é importante ficar de olho na concorrência e
negociar com os fornecedores e transportadoras para oferecer o melhor preço
final ao cliente. Além disso, sempre que possível, seja flexível nas condições
de pagamento, oferecendo descontos à vista e/ou um bom número de parcelas sem
juros.
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