Por muito tempo, a avaliação foi elencada como vilã no cotidiano escolar dos estudantes. Os jargões “vale nota?”, “vai cair na prova?”, entre outros, ilustravam o caráter imediatista de se aprender ou anotar o conteúdo apenas para poder “tirar” nota nas avaliações que se apresentavam e tão somente de forma classificatória.
Há muito tempo a avaliação escolar tem
sido alvo de grandes discussões com o intuito de torná-la uma etapa mais
eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Desprezar os paradigmas
modernos de avaliação educacional é não valorizar o papel significativo que
essa ferramenta apresenta, pois, por meio dela, é possível monitorar o
progresso do aluno, orientando-o sobre pontos de melhoria e desenvolver aulas
alinhadas às lacunas de aprendizado que precisam ser preenchidas.
A avaliação deve ser vista como um
investimento no desenvolvimento de habilidades não consolidadas e, em última
instância, converter em notas os aprendizados apresentados pelos alunos. A
classificação dos alunos por nível de desempenho acontecerá como uma
consequência natural do processo de avaliação. O olhar para os resultados
precisa ser amplo e direcionado para todos e tudo o que o sistema avaliativo
abraça.
Atualmente, a avaliação escolar é
composta por diferentes modalidades e trabalhar na integração com esses modelos
pode garantir excelentes resultados, porque cada um deles contempla habilidades
diversas, atingindo as singularidades dos diversos perfis de alunos. São elas:
- Avaliação Diagnóstica: como o próprio
nome já diz, esse instrumento avaliativo é utilizado para que o professor tenha
subsídios sobre o aprendizado do aluno. Geralmente é feita antes de iniciar um
ciclo, ajudando a identificar uma base para iniciar os trabalhos e as eventuais
defasagens no aprendizado. Esse tipo de avaliação pode ser quantificado, mas o
objetivo é colher evidências pedagógicas que apontem as fragilidades e
potencialidades do aluno frente ao processo de ensino e aprendizagem. No
programa de avaliação diagnóstica temos as avaliações de sondagem em larga
escala aplicadas por empresas especializadas.
- Avaliação Formativa: trata-se de um
conjunto de práticas que utiliza diferentes métodos avaliativos para medir, de
maneira profunda e individual, o processo de ensino e aprendizagem. Nesta
modalidade, temos como critérios para as atividades avaliativas a participação
do aluno em trabalhos em grupo, debates, seminários, autoavaliação etc. Além
disso, é chamada de formativa por indicar como os alunos estão se modificando
em direção aos objetivos pré-estabelecidos e sua função é acompanhar esse
processo para o alcance das metas planejadas.
- Avaliação Somativa: avalia o
desempenho escolar do aluno como um todo e, geralmente, acontece quando se
encerra um ciclo. Por meio desse instrumento é possível delinear e nivelar o
aprendizado escolar de um determinado número de estudantes. É reconhecida pela
sua função classificatória por meio da atribuição de notas.
Trabalhar todos os tipos de avaliação é
importante, pois ao entrelaçar os resultados é possível ter uma visão global do
processo de aprendizado de cada aluno e, assim, com resultados fidedignos, as
intervenções pedagógicas podem ser mais adequadas, garantindo um cotidiano
escolar producente que resultará numa educação de qualidade.
“Quem
é sábio ouça essas coisas, e considere atentamente as benignidades do Senhor”.
-- Salmos 107:43
Andréa
Fanton - assessora pedagógica do Colégio
Presbiteriano Mackenzie Tamboré Internacional
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