Personalização, utilização do veículo, coberturas e assistências são alguns dos aspectos importantes para fechar o melhor negócio
O
ano sempre começa com novas metas e prioridades. É uma época em que muitas
pessoas organizam o orçamento. Por isso, a Youse, plataforma de seguros 100%
digital, listou 7 dicas para o cliente que deseja economizar ao contratar ou
renovar a apólice de seguro auto.
Confira:
1. Tenha um seguro personalizável
A
primeira dica é optar por um seguro personalizável, em que o cliente possui
autonomia para escolher quais coberturas e assistências ele precisa, de acordo
com seu momento de vida, como pode ser feito na Youse.
O
cliente ainda pode pagar o seguro mensalmente com cobrança direto na fatura do
cartão de crédito e sem comprometer o seu limite total, pagar à vista ou em 10
vezes, com contrato válido por 12 meses, e ganhar mais descontos.
Na
Youse, o seguro pode ser contratado de maneira 100% digital, pelo aplicativo ou
site da marca. Quem preferir, também pode cotar via call center ou por meio das
plataformas em que o seguro está disponível, como a OLX.
2. Reflita
sobre a rotina de utilização do veículo
Uma
das principais dicas para contratar ou renovar o seguro auto é avaliar a
finalidade do veículo: se para passeio e deslocamento ao trabalho (uso
particular) ou para uso comercial, caso dos motoristas de aplicativo, por
exemplo. Depois, é importante observar a frequência de uso do carro.
Se
o veículo praticamente não estiver rodando, o cliente pode avaliar se a
cobertura de colisão (perda total e parcial), e a de danos materiais são
necessárias para o momento. Uma adaptação nessas coberturas, pode significar
uma economia de 44% no valor da apólice, segundo estimativas da Youse e
conforme o perfil do cliente.
“Se
o cliente passa grande parte do dia no trânsito, existe maior probabilidade de
colisão ou, dependendo da região, pode haver mais chances de o veículo ser
roubado. Se o cliente sai apenas aos fins de semana e o veículo passa grande
parte da semana estacionado na rua, o risco de colisão reduz, mas a
probabilidade de um furto aumenta”, exemplifica Uribe Teófilo, gerente de
produtos e design da Youse.
Para
essas situações, as coberturas de “Colisão”, “Danos Materiais”, “Roubo” e
“Furto” e as assistências guincho e panes mecânicas atendem a essas
necessidades.
3. Avalie
as coberturas e assistências do Seguro Auto
Coberturas
e assistências são complementares, portanto, dependendo do que o cliente optar,
estará aumentando ou diminuindo a possibilidade de evitar arcar com custos ou
responsabilidades inesperadas.
Dessa
forma, essa dica segue a mesma reflexão sobre a rotina: avaliar quais situações
de risco e necessidades de serviço o cliente está mais exposto e o quanto está
disposto a utilizar em caso de imprevistos. Por fim, é importante entender o
que cada cobertura oferece.
“Por
exemplo, se o cliente roda com seu veículo apenas dentro da sua cidade, por que
pagar por uma assistência de guincho com deslocamento ilimitado? Provavelmente
uma cobertura de 100 km será mais do que suficiente, e seu custo com o seguro
será menor”, orienta Uribe.
Por
outro lado, se o cliente viaja de carro com frequência, a recomendação é que o
plano inclua assistência guincho onde o cliente pode escolher reboque de 100km,
200km, 400km ou km ilimitado, com auxílio em caso de pane mecânica e retorno
para sua residência. Uma adaptação nessas coberturas pode economizar 9% por ano
no valor da apólice, segundo estimativas da Youse e conforme o perfil do
cliente.
4. Considere
suas prioridades
As
coberturas de “Roubo e Furto” e “Colisão” são as mais contratadas e procuradas
pois, combinadas, garantem ampla proteção aos clientes no caso de necessidade
de reparação ou indenização integral.
Se
o cliente prefere apenas ter cobertura para danos que causar a outros bens e se
responsabilizar, por conta própria, pelo conserto do seu veículo, cabe uma
cobertura apenas para danos materiais a terceiros, na qual sugerimos um valor
mínimo de R$50.000,00 de cobertura. Há ainda a de “Danos Corporais”, caso
pessoas venham a se ferir no acidente.
5. Conheça
a classe de bônus
A
classe de bônus é um desconto oferecido como benefício para quem não acionar
nenhuma das coberturas enquanto o seguro estiver ativo. A classe utiliza uma
escala de 1 a 10, na qual o cliente ganha um ponto quando completa um ano sem
acionar as coberturas de roubo e furto, colisão, incêndio, alagamentos, entre
outros. Na Youse, o desconto da classe de bônus pode chegar a até 50% do valor
original do seguro.
“Os
pontos são cumulativos e associados ao segurado, então mesmo que ele mude de
seguradora não vai perder sua pontuação. O uso das assistências do seguro não
influencia na classe de bônus, ou seja, o cliente pode usar quantas vezes
precisar, respeitando os limites de contratação porque os pontos não serão
afetados”, afirma Uribe.
As
assistências são os serviços adicionais da apólice como guincho, troca de pneus
e reparos.
6. Fique
atento aos prazos
“Para
que o cliente possa utilizar a sua classe de bônus, ele precisa realizar a
renovação do seguro no período entre 30 dias antes do final do contrato e 30
dias após o final da vigência. No momento da cotação ou renovação no
aplicativo, o usuário precisa informar que já possui classe de bônus e dizer
qual é o seu CI, sigla para Código de Identificação vinculado ao bônus” explica
o gerente de produtos e design da Youse.
Esse
código composto por 14 dígitos pode ser encontrado no contrato atual ou ser
solicitado ao corretor ou seguradora. É importante garantir que esse dado
esteja correto para que o bônus possa ser confirmado e o desconto aplicado de
forma automática no preço do seu novo seguro.
7. Acumule
pontos
A
pontuação da classe de bônus pode ser acumulada até o limite de 10 pontos e o
cliente só perde pontos se acionar a cobertura dentro do período vigente. A
cada acionamento de cobertura o cliente perde 1 classe de bônus, dessa forma,
dependendo da quantidade de acionamentos, o cliente pode deixar de ganhar o
bônus do ano vigente ou até mesmo perder classes acumuladas anteriormente.
O cliente também
perde pontos se ficar com o seguro inativo por muito tempo. A partir de 30 dias
sem seguro o cliente já deixa de ganhar a classe de bônus que teria direito por
conta da sua última apólice e a partir de 60 dias ele começa a perder classes
acumuladas anteriormente. Caso supere 180 dias sem seguro, ele perde todo seu
bônus, voltando a ser um cliente com classe 0..
Youse
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