Empreender é um dos investimentos de maior risco. Para o público feminino, a ameaça de um negócio não dar certo se torna ainda maior. Mas, felizmente, muitas iniciativas estão sendo formadas para estimular o empreendedorismo feminino – incentivando sua capacidade de tomar a frente do negócio, gerenciar suas finanças sem delegá-las à terceiros e, principalmente, ressaltando a importância do crédito para conquistar a saúde financeira da sua empresa.
Aquelas que comandam um negócio entendem
perfeitamente que a falta de gestão financeira pode ser fatal para a empresa,
principalmente em momentos de crise, como vivemos durante a pandemia. Em um
estudo divulgado pelo IBGE, quatro em cada dez companhias que fecharam suas
portas na pandemia, declararam que a falta de um planejamento financeiro foi o
principal motivo que levou ao encerramento das atividades. Como forma de
auxiliar este controle – principalmente na fase inicial da companhia – recorrer
a um crédito é uma das medidas mais recomendadas.
Tentar construir o negócio com base nas finanças
pessoais é um dos pensamentos mais equivocados que ainda é fortemente visto no
mercado. Misturar as economias pessoais e profissionais é um dos maiores erros
que uma empresária pode cometer, com altos riscos de levá-la à falência, sem
dinheiro para emergência pessoal ou o fluxo de caixa da companhia. Ao buscar dinheiro
de terceiros, por outro lado, todo o processo de empreendimento será mais
facilitado e barato – contribuindo para a criação de uma reserva financeira,
uma boa saúde econômica do negócio e maior segurança para redirecioná-lo às
principais estratégias para o crescimento da empresa no mercado.
Os empréstimos são excelentes recursos para
empreendedores em diversas situações, seja para investir no crescimento da
companhia ou, destinado ao fluxo de caixa – este último, sendo aconselhado
apenas como último recurso. Sua relevância vem se tornando tão evidente que
diversas plataformas estão surgindo no mercado com foco no oferecimento de
microcréditos para as empreendedoras, como estímulo para que consigam
conquistar seu devido espaço no mundo empresarial.
Mais de 30 milhões de empreendedoras já ganharam
espaço no mercado nacional, de acordo com dados do Global Entrepreneurship
Monitor. O protagonismo feminino está crescendo cada vez mais e, para estimular
a crescente participação dessas profissionais, a busca pelo crédito financeiro
pode ser um grande diferencial de destaque. Para aquelas que iniciam essa
procura, o planejamento é parte indispensável do processo.
Ao realizar uma solicitação de crédito, o valor
necessário deverá ser pensado com base na análise das entradas e saídas
previstas da empresa. Ou seja, o montante esperado para arcar com as despesas
da empresa e, também, para quitar o empréstimo. É preciso abranger o olhar para
o futuro – seja por meses ou anos, a depender da companhia – sem se limitar ao cenário
atual.
Para facilitar essa análise, as empreendedoras
devem contar com o apoio de um sistema de gestão moderno e completo, que
ofereça o gerenciamento das contas internas em uma única plataforma, de forma
simplificada e otimizada. A ferramenta deve entregar a inteligência necessária
para o controle das finanças, assim como a identificação do quanto está sendo
gasto, investido, e que pode ser economizado. Ainda, um cuidado especial deve
envolver o pró-labore, que deve ser inserido como despesa do negócio para
integrar o cálculo total.
A gestão financeira é uma ação indispensável para
qualquer empresa – mas, não há como utilizar uma mesma fórmula a ser aplicada
por todas as empreendedoras. Cada empresa é única, e possui suas próprias
demandas e necessidades. Por isso, é preciso estudar seu mercado de atuação,
anseios dos clientes e, como aliá-los às suas metas profissionais. Quando
administradas por um sistema eficiente, a saúde financeira do seu negócio será
a melhor possível, conduzindo seu empreendimento para o sucesso.
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