Prática começou nos Estados Unidos e já foi usada para promover marcas, movimentar a economia e auxiliar a sociedade. Nos dias atuais empresas e pessoas físicas podem colher resultados positivos ao dar atenção a este assunto
Diante de um
cenário econômico sensível, grande parte das famílias está atenta a
oportunidades que possam gerar alguma economia em seu orçamento. Cupons,
vouchers e clubes de vantagens muitas vezes podem trazer esse benefício.
Os cupons de
descontos originalmente surgiram nos Estados Unidos, como uma cédula ao portador
que permitia descontos e/ou troca de produto. Na década de 30, um programa
alimentar chamado Food Stamp tinha um papel social, já que o objetivo era
ajudar na alimentação das famílias carentes e também reativar a economia, sem
deixar os preços dos alimentos agrícolas caírem.
No Brasil,
alguns programas como o ticket do leite, atendeu cerca de 5 milhões de crianças
em todo o território nacional. O modelo se modernizou passando para cartões de
benefícios do Fome Zero.
O Governo
Brasileiro tem um outro programa de segurança alimentar que atende
trabalhadores e permite às empresas oferecerem o benefício do vale alimentação
e refeição. Inicialmente operado por redes conveniadas, o trabalhador recebia
uma quantidade de cupons que dava desconto na compra de alimentos ou refeições.
Com a
disseminação dos cartões magnéticos, essas redes expandiram suas operações, em
parceria com as maquininhas de cartões. Hoje, com a nova legislação (Decreto
10.854 de 10 de novembro de 2021), esse mecanismo de voucher também pode ser
operado em redes abertas com cartões bandeirados, tornando mais ampla e
flexível a utilização.
“Em meio a essa
enxurrada de oportunidades para economizar dinheiro, algumas plataformas
especializadas em benefícios começam a enxergar uma oportunidade de organizar
tudo isso. É o caso da Wiipo, que junta em uma mesma plataforma os benefícios
dos tradicionais Vale Refeição e Vale Alimentação em um cartão bandeirado
(Wiipo flex), além de um clube de vantagens em uma rede conveniada, com cupons
de descontos e cashbacks (Clube Wiipo)”, explica
Anderson Torres, Product Manager da Wiipo.
Essa modalidade
de clube de vantagens, associado ao programa de benefícios flexível, permite
que as empresas ofereçam não só subsídio de um programa de segurança alimentar,
como também mecanismos para o trabalhador obter descontos e economizar
dinheiro.
“As vantagens não param por aí: programas de compra com desconto em folha, como os de farmácias, podem ser conectados a essas plataformas, alargando o leque de opções de compra e ajudando o funcionário a obter maiores descontos nos estabelecimentos conveniados ao Clube”, fala Torres.
Segundo a pesquisa ‘Loyalty Barometer Report e Panorama da Participação em Programas de Fidelidade no Brasil’, 61% das pessoas têm uma sensação positiva sobre programas de fidelidade e clubes de vantagens.
Por isso, além
dos benefícios flexíveis, a Wiipo, fintech que oferece serviços financeiros e
benéficos corporativos, investe em diversas outras vantagens para engajar
usuários e fazer com que as companhias se destaquem e gerem mobilização dos
colaboradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário