A transformação digital está conduzindo o setor de telecomunicações para um futuro cada vez mais moderno em termos de conectividade. Com enormes tendências e expectativas para este ano – especialmente com a chegada do 5G – a necessidade de uma gestão eficaz se tornou ainda mais fundamental. Apenas com um sistema completo, as empresas poderão fornecer serviços de qualidade para a população, contribuindo até mesmo para uma melhor operação interna e tomada de decisões assertivas.
O setor é considerado como um dos mais prósperos
para o crescimento do país. Apenas entre janeiro e setembro de 2021, foram
investidos cerca de R$ 25,5 bilhões no aprimoramento das operadoras nacionais,
segundo dados divulgados pela Conexis Brasil Digital – com foco na expansão de
cabos de fibra ótica, reforço de rede móvel e melhoria da qualidade das
conexões. O compromisso em expandir a conectividade no território é notável,
mas os desafios que impedem seu desenvolvimento ainda são grandes – embora
simples de se resolver.
De maneira geral, falta simplicidade nos processos
de gestão. A aquisição de fibras e outros equipamentos mais completos
tecnologicamente para suportar a vinda de redes mais velozes, faz com que
gestores de diversas operadoras incorporem essa complexidade no dia a dia do
setor, ao invés de otimizá-la. Junto a isso, a gestão da mão de obra também
acaba sendo outro empecilho que trava o crescimento veloz do setor.
Com tantos técnicos em serviço, acompanhar suas
agendas e escalas se torna uma tarefa complexa sem um sistema adequado, fato
que prejudica as entregas e assistência aos clientes. Desencontros no volume de
materiais no estoque se tornam frequentes diante dessa falta de controle, o que
acarreta, consequentemente, em problemas logísticos, retrabalhos, ineficiência
operacional e custos excessivos.
Ainda, a falta de indicadores que tragam uma visão
clara do andamento dos processos é extremamente prejudicial às empresas – uma
vez que ter dados em mãos se tornou primordial para a decisão das estratégias a
serem colocadas em prática. Todos esses pontos, se não forem bem administrados,
prejudicam a saúde financeira das operadoras, gerando um alto custo e baixa
qualidade aos serviços oferecidos.
Gerir tantas informações e processos pode parecer
desafiante em um setor tão grande como o de telecomunicações. Mas, com grandes
novidades a caminho, é imprescindível que as companhias adotem um sistema
moderno e completo que traga uma visão clara sobre os dados da organização –
tudo isso, de forma simplificada em uma única plataforma. Isso, sem contar que
um bom planejamento estratégico, com base em dados reais, é capaz de contribuir
significativamente para o desenvolvimento de serviços mais assertivos e de
qualidade, que tragam um diferencial competitivo ao mercado.
Muito além de prover soluções que ajudem a
controlar e reduzir os custos no setor, um sistema de gestão eficaz permite o
desenvolvimento de um relacionamento mais próximo entre seus representantes e
os clientes, a um bom custo-benefício. Assim, com mais eficiência, a satisfação
do cliente do cliente é maior, bem como sua fidelização à marca. No final, sai
ganhando a empresa, os clientes e o mercado como um todo.
Juliana Najara - gerente de produtos da G2 Tecnologia, consultoria especializada
em SAP Business One.
G2
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