Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Conheça 5 recursos de segurança úteis inclusos no Zoom Desktop Client

O aplicativo está disponível para download em computadores e facilita o uso na área de trabalho

 

 

O Zoom Desktop Client recebeu atualizações e possui cinco recursos de segurança de destaque. Foi pensado para ajudar os usuários com proteção reforçada em relação ao acesso do canal de comunicação de sua escolha. O aplicativo possibilita o uso de mensagens instantâneas no Zoom Chat, o agendamento rápido do Zoom Meetings e até mesmo fazer chamadas de forma simples com o Zoom Phone. 

 

Os usuários podem baixar e acessar o app para definir e utilizar determinadas configurações/recursos, como o background virtual, configurações de áudio/vídeo, entre outras opções. 

 

O aplicativo possui criptografia AES-GCM de 256 bits padrão e permite uma colaboração otimizada e segura. Recentemente o Zoom se tornou o primeiro desktop client (aplicativo para desktops e laptops) de comunicações em vídeo a obter a certificação Common Criteria, vinculada ao Zoom Meeting Client versão 5.6.6.

 

Conheça os 5 principais recursos de segurança:

 

1. Login autenticado

 

Disponível para os usuários do Zoom no momento que fazem login no app, o recurso inclui o logon único (SSO), que é uma propriedade de autenticação de segurança. Para quem não puder usar o logon único, o Zoom recomenda optar pela autenticação de dois fatores (2FA) para adicionar uma camada extra de segurança ao processo.

 

Esse login é mais rápido e também pode ser feito por meio de um processo OAuth, que permite aprovar um aplicativo - Google ou Facebook - para interagir com o Zoom em seu nome, dessa forma não precisa inserir uma senha manualmente. Para qualquer usuário que faça login manualmente sem usar nenhum desses protocolos, é recomendado implantar uma senha forte e complexa. 

 

2. Agendamento seguro de reuniões

 

Ao agendar uma reunião do Zoom, é possível alternar rapidamente para algumas configurações diretamente no app para ajudar a proteger sua próxima sessão.

 

A partir do "Início" na navegação superior do Zoom é só clicar em "Agendar", em seguida surgirá um pop-up que permite adaptar as configurações da reunião às necessidades individuais. Há uma seção inteira de "Segurança" incluída neste pop-up, onde é possível selecionar opções como "Somente usuários autenticados podem participar" e "Sala de espera", que adiciona camadas úteis de proteção.

 

Também é possível selecionar a criptografia preferida para a reunião, escolhendo entre criptografia avançada ou nossa opção de criptografia de ponta a ponta (E2EE). Ambas as opções usam a criptografia AES-GCM padrão de 256 bits, com a diferença de onde as chaves de criptografia são armazenadas. 

 

Com o E2EE ativado, as chaves criptográficas são conhecidas apenas pelos dispositivos dos participantes da reunião. A ativação do E2EE para reuniões desativa determinados recursos e exige que todos os participantes entrem na reunião através do Zoom Desktop Client, do aplicativo móvel ou por meio do Zoom Rooms.

 

3. Atualizações automáticas

 

O Zoom lançou recentemente o recurso de atualização automática projetado para ajudar a simplificar o processo de atualização do software e correção de bugs. É possível ativá-lo diretamente no app seguindo estas etapas rápidas:

 

Ao selecionar o botão "Configurações", o usuário clica em "Geral", marca a caixa de seleção "Manter meu Zoom atualizado automaticamente" para tornar permanente as atualizações e, se mudar de ideia, é só voltar ao menu e desmarcar a opção.

 

Quando uma nova versão do Zoom estiver disponível e o usuário não estiver em uma reunião do Zoom, ele recebe a solicitação para atualizar. Se estiver em uma reunião, será solicitado a atualização imediatamente após o término.

 

É possível também indicar uma preferência pela frequência de recebimento de atualizações. A opção “Lento”, selecionada por padrão, fornece atualizações menos frequentes e se concentra em maximizar a estabilidade. A opção “Rápido” permite a adoção dos recursos e atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis. Quando atualizações críticas de segurança estão envolvidas, as atualizações irão para todos.

 

Os usuários que habilitarem esse recurso receberão automaticamente atualizações do software do Zoom no futuro. Esse recurso pode já estar ativado para alguns dispositivos em contas corporativas, onde o administrador tem as configurações de atualização automática existentes ativadas.

 

4. Criptografia avançada de bate-papo

 

A criptografia avançada de bate-papo permite uma comunicação segura, na qual apenas o destinatário pretendido pode ler a mensagem protegida. Embora esse recurso precise ser ativado pelos administradores da conta, os usuários podem implantá-lo ao comunicar informações particularmente confidenciais em um bate-papo individual ou em grupo.

 

Quando a criptografia avançada de bate-papo está habilitada, os dados são criptografados por chaves de criptografia geradas e operadas nos dispositivos dos participantes do bate-papo. Os dados de bate-papo em trânsito, no entanto, são criptografados por meio da criptografia TLS (Transport Layer Security).

 

5. Gerenciamento de usuários bloqueados

 

Se o usuário aceitar uma solicitação de contato externo desconhecido ou enfrentar um comportamento perturbador de um outro usuário, é possível bloqueá-lo. Basta ir ao nome do usuário que deseja bloquear, que fica no lado esquerdo da janela do Zoom Chat, e clicar na seta “Opções” no lado direito da barra. No menu suspenso há a opção de bloquear, todos os usuários bloqueados aparecerão nas “Configurações” em “Chat”, onde você pode gerenciar a lista e desbloquear um usuário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados