Para
mais de 6 milhões de brasileiros, as comemorações do fim de ano virão
acompanhadas dos últimos preparativos para o Enem 2020, que teve seu calendário
de provas postergado para os dias 17 e 24 de janeiro em decorrência da pandemia
de Covid-19. Além de ficarem focados no conteúdo da prova, já no primeiro fim
de semana os alunos devem estar preparados para escrever uma boa redação
dissertativa-argumentativa.
Buscando
auxiliar no processo de revisão e treino da escrita, o professor de redação e
autor do Sistema de Ensino pH Thiago Braga orienta como direcionar a revisão
para a redação e produzir um texto com todas as competências exigida pelos
avaliadores do Inep.
Revise com o auxílio de um professor
Na
reta final, é importante que o candidato continue a trabalhar a escrita, mas
sempre com algum tipo de acompanhamento. “O aluno precisa buscar na escola
alguém que conheça os critérios de correção da banca porque ele precisa
escrever e ser corrigido dentro desses critérios para que visualize os erros e
progrida nas produções”, comenta Braga. Para quem já concluiu o Ensino Médio,
“hoje em dia existem também diversos sites e plataformas que auxiliam nesse
processo.”
Esteja atento aos formatos valorizados pela banca
Além
de saber escrever um texto dissertativo-argumentativo, é preciso que os
candidatos busquem bons exemplos de redações e se atentem à estrutura. “O Enem
nunca deu nota mil para uma redação com cinco parágrafos. Então, é importante
manter os quatro parágrafos separados em introdução, desenvolvimento e
conclusão e se preocupar com as funções de cada um deles”, afirma o professor.
Ao
escrever o texto, a introdução precisa apresentar o tema e uma tese do aluno.
Os dois parágrafos de desenvolvimento devem ter argumentos fundamentados,
sustentando a tese apresentada no início na produção. “É o momento de
apresentar as causas e consequências do problema de modo a mostrar para o
leitor sua relevância na sociedade”, completa.
Por
fim, a conclusão precisa apresentar uma proposta de solução. Thiago ainda
reforça que o estudante pode treinar esse modelo de uma forma mais ousada. “Já
na introdução, fazer menção a um fato histórico, a uma música ou a um livro,
por exemplo, e retomar essa mesma referência na conclusão de modo a criar um
texto circular, criando aí um elo coesivo, que é muito valorizado pela banca”.
Treine a boa utilização de repertórios
Entre
as competências avaliadas na redação, demonstrar conhecimento por meio de
referências e domínio de conceitos é muito bem visto. Os alunos devem praticar
a melhor forma de fazê-lo fugindo das armadilhas, como a utilização de um
repertório clichê. “Frases como ‘violência gera violência’ são muito
comuns e não trazem efetivamente riqueza para o texto. Um repertório bem
utilizado é um repertório original e adequado ao tema em discussão.”
Utilize a tecnologia a seu favor
Com
a experiência das aulas não presenciais, o contato com a tecnologia se
intensificou entre os jovens, o que teve consequências positivas e negativas no
decorrer do ano. Para as últimas semanas de preparação, o professor afirma que
esse processo pode ser benéfico para ter um contato ainda maior com informações
no geral e, desta forma, reunir um repertório ainda mais diverso para a redação.
“Se o aluno viu uma série, um documentário ou ouviu uma música, isso faz parte
da bagagem cultural e ele consegue associar isso de forma produtiva na prova.”
Esteja atento à pandemia e ao tema da redação
Não
é característica do Enem trabalhar assuntos muito recentes, sendo assim, é
pouco provável que o tema da redação esteja relacionado à pandemia do novo
coronavírus. No entanto, os estudantes devem se preparar para utilizar a
conjuntura atual como repertório. “Se cair um tema como violência doméstica ou
violência contra crianças e adolescentes, dois tipos de violência que
aumentaram durante a pandemia, é obrigatório que o aluno traga essa percepção
do ano que ele viveu mesmo que o tema não fale diretamente do coronavírus”,
conclui.
O
professor também comentou sobre as previsões de temas de redação para o Enem
2020. Confira
aqui.
Thiago
Braga - autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como
coordenador pedagógico de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação no
Curso e Colégio pH e está disponível para falar sobre dicas de estudos mais
focadas em Linguagens e Redação.
Cláudio Falcão - diretor e autor do Sistema de Ensino pH e pode falar sobre preparação
para Fuvest, Enem, dicas
gerais de estudo e orientações sobre as provas. Formado em
Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ele também é professor
no Colégio pH, no Rio de Janeiro.
Sistema de Ensino pH
Nenhum comentário:
Postar um comentário