Levantamento considera
vendas feitas de quinta-feira (26) a segunda-feira (30). Cifra reflete aumento
de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado
O varejo on-line tem motivos de sobra para
comemorar os bons resultados da Black Friday e da Cyber Monday. Um levantamento
realizado pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado
focada em e-commerce, mostra que ambas as datas movimentaram R$ 7,72 bilhões de
quinta-feira (26/11) a segunda-feira (30/11). O valor representa aumento de
27,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O aumento está relacionado principalmente ao maior
volume de compras realizadas este ano. De acordo com a
Neotrust/Compre&Confie, 13,01 milhões de pedidos foram feitos na Black
Friday e Cyber Monday, número que representa um aumento de 21,9% em relação ao
mesmo período de 2019.
Já o tíquete médio teve leve aumento em relação ao
ano passado. Em média, consumidores gastaram R$ 592,85 nas compras, valor 4,7%
maior do que o registrado no ano anterior.
As categorias que geraram maior volume de compras
no período foram: Moda e Acessórios, Beleza, Perfumaria e Saúde, Artigos para
Casa, Entretenimento e Eletrodomésticos e Ventilação.
Analisando por faturamento, as classes de produtos
que mais geraram receita foram: Eletrodomésticos e Ventilação, Telefonia,
Informática e Câmeras, Entretenimento e Móveis, Construção e Decoração.
Perfil do consumidor
Dos 13,01 milhões de pedidos realizados
nacionalmente, a maior parte esteve concentrada no Sudeste, com 61,6% do total.
Em seguida, estão: Nordeste (15,8%), Sul (14,7%), Centro-Oeste (6%). Por
último, o Norte (2%), manteve o valor registrado no último ano.
No Sudeste, responsável por concentrar a maior
parte do consumo, os Estados que mais consumiram foram: São Paulo (4,47 milhões
de compras feitas no período), Minas Gerais (1,42 milhões) e Rio de Janeiro
(1,4 milhões).
Em relação à faixa etária, a idade média do
consumidor na Black Friday e Cyber Monday 2020 é de 37 anos. A maior parte das
compras online foi feita por brasileiros entre 36 e 50 anos (34,1% do total de
pedidos realizados). Os que têm entre 26 e 35 anos vêm em seguida (33,9%) e
aqueles com até 25 anos ocupam o terceiro lugar (18,6%). Por último, estão os
consumidores acima de 51 anos (13,4%).
Segmentando por gênero, as mulheres fizeram mais
compras do que os homens: elas foram responsáveis por 56,7% dos pedidos
realizados, enquanto eles somaram 43,3%.
Fraudes
Com o aumento significativo em compras on-line, o
prejuízo evitado com fraudes aumentou consideravelmente de um ano para outro.
De acordo com a ClearSale, líder em antifraude no Brasil, o valor na Black
Friday e Cyber Monday deste ano foi de R$ 70.313.959,00, alta de 77% em relação
ao mesmo período do ano anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário