Conheça 3 simples passos simples que podem ajudar praticamente qualquer segmento de empresa a aumentar a conversão em vendas
Poucos fatores são tão decisivos no mundo dos
negócios quanto a competência de vendas, muitos afirmam, inclusive, ser o fator
número 1 ou pré-requisito de empresas de sucesso.
Quando se fala do universo de pequenas e médias
empresas, isso se torna ainda mais crítico. A falta de foco na área comercial
se torna uma receita, quase que certeira, para a falência. A tendência é que
esse cenário se torne cada vez mais crítico e competitivo, fato que será bom
para alguns e catastrófico para outros.
Saber vender de forma tática, profissional e ética
não pode mais ser considerado algo secundário, ou um luxo, mas nesse sentido
fica a pergunta: você realmente sabe vender?
Quando faço essa pergunta, me refiro ao seguinte:
sob demanda e de forma inusitada, você saberia utilizar uma metodologia e
passos simples com o qual se basear para elevar suas chances de ter sucesso em
uma venda ou negociação?
Embora alguns tenham aptidão nessa competência, a
grande maioria dos empreendedores responderia não, e existe uma razão muito
específica para isso: embora promover vendas seja uma das maiores causas de
sucesso na empresa, não é um assunto treinado e estudado como realmente
necessário.
Nesse sentido, preparei um raciocínio simples para
encarar reuniões de vendas de maneira tática e eficaz, mas antes permita-me
fazer uma analogia deste mesmo raciocínio com uma situação em que todos já
passamos na vida.
Imagina que ao chegar com dores a um consultório
médico você espera mais de duas horas. Com uma dor quase insuportável você é
chamado à sala. Ao entrar, o médico mal olha para você e não te convida a
sentar. Quando você está prestes a relatar suas dores e o que sente, ele
simplesmente te corta e fala que você tem uma doença terminal e que por isso
precisará fazer uma cirurgia caríssima.
O que você faria em uma situação dessas? Com
certeza, eu iria procurar outro especialista!
Agora, voltando à nossa temática sobre vendas.
Acontece que a grande maioria das pessoas vende exatamente da mesma forma que o
médico da analogia. Não criam relacionamento e não promovem a confiança de seus
clientes, não escutam suas dores e não diagnosticam corretamente suas
necessidades por estarem focados somente em faturar.
Nesse sentido, leia com muita atenção o processo de
3 simples passos que podem ajudar praticamente qualquer segmento de empresa a
aumentar a conversão em vendas.
- Diagnóstico
Diagnóstico significa entender e levantar as reais
necessidades do seu potencial cliente. Quais são seus problemas, dores e
implicações futuras, para ele e seu negócio, de permanecer na mesma situação.
- Receita
Apresentar de maneira profissional a melhor solução
que irá resolver o problema do potencial cliente. Qual o caminho mais adequado
em termos de superioridade técnica, custo benefício, entre outros atributos. É
somente aqui, após levantar as reais necessidades do cliente, que apresentamos
qualquer solução, serviço ou produto, nunca antes de diagnosticá-lo.
- Tratamento
Tratamento significa fechar a venda, acordar os
detalhes, finalizar a transação e iniciar a implementação da solução ou serviço
ou simplesmente entregar o produto. Lembrando sempre dos devidos cuidados com o
pós-venda.
Convido você agora a refletir: em qual desses
passos você ou sua equipe pode colocar mais atenção e energia?
Ao melhorar continuamente em termos de competência,
é simplesmente natural colher melhores resultados! Afinal, se colhe aquele que
se planta.
Ao ler até aqui, você entendeu a criticidade de
profissionalizar as vendas de sua empresa e também três simples passos que
podem alavancar seus resultados comerciais. Convido agora a colocar esse
conhecimento em prática e, assim, se tornar um empresário, ou profissional, mais
competente e com maiores resultados.
Valdez Monterazo - master coach, especializado em negócios,
psicologia positiva e carreira. Ajuda empresários e executivos a maximizar
resultados empresariais, ter mais tempo e qualidade de vida.
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