O marketing digital hoje pode ser usado para qualquer coisa que você queira vender ou destacar na internet. Funciona para música, negócios locais, empresas, produtos, autônomos e profissionais de áreas variadas. Basicamente, para tudo, principalmente se você souber embalar um produto e colocar as pessoas certas para verem.
A técnica consiste em deixar a coisa toda ainda
mais apetitosa, para quem receber essa informação, sentir uma enorme vontade de
consumi-la. Então, se você tem vários concorrentes, o que vai ganhar é o que
tem mais apelo.
Por exemplo, tem um milhão de pessoas em determinada
cidade, só que dessas, quantas estão interessadas naquele produto, serviço etc?
Quantas estão procurando por dia? Então, estamos falando sobre a arte de
encontrar quem quer algo e entregar para elas, e a melhor forma possível de
visualizar tal produto ou oferta.
O marketing digital conecta o consumidor a uma
oferta irresistível. E dá pra vender tudo, para todos. Já atuamos na divulgação
e venda de diversos e-commerces, mas o emocionante mesmo neste processo é
embalar um curso online, uma ideia com profissionais que tenham algo
diferenciado transformando em infoproduto. Seguindo essa linha, acertamos em
produtos que viraram best sellers. Inclusive, mesmo depois
de quatro anos, está sempre entre o segundo ou terceiro lugar no Hotmart, todos
os dias.
Temos que ser mestres sobre o cliente e por isso,
quanto mais informação, mais eficaz se dará essa comunicação, ou seja, a venda.
Mas até isso virar realidade, muito terá que ser percorrido afinal o marketing
não acontece por sorte e sim estratégia e apenas quando a gente estuda, e
prepara respostas para confrontar argumentos até relevantes, é que ocorre esse
encantamento.
Tem uma regra no marketing que é muito eficaz e
quero compartilhar. Se você conseguir explicar um determinado problema que o
cliente traz, melhor que ele mesmo, essa empresa prestadora de serviço vira
autoridade na hora. Ele simplesmente para e ouve. Só que, infelizmente,
em todos os segmentos e serviços, as pessoas falam as coisas de forma vaga,
copiam e colam clichê que há aos montes pela internet. Até olham o concorrente,
buscam profissionais para fazer um site, e aí esse contratante apenas “vê” o
concorrente, mostra de exemplo, e simplesmente copiam o mesmo tipo porque acham
que está funcionando. No lugar disso, é preciso estudar, ver o que está dando
certo para ser autêntico e fazer uma comunicação mais limpa, leve, e mais
sincera e assim destacar os diferenciais baseados em pesquisa, e não copi e
cola.
Muitos tem preguiça, o que é o caminho certo para
falir um negócio. É preciso saber todos os dados possíveis e reunir todas as
informações, quem busca por um serviço específico, e quem está querendo comprar
um produto, vai passar por um padrão. Por exemplo, uma empresa de telemarketing
preparou um script para que durante o atendimento os atendentes possam obter
respostas para formular algo melhor e, consequentemente, concretizar a venda. E
isso é chamado de informação sobre o cliente. Uma vez que essa dor é
identificada, o empreendedor pode criar uma resposta nova, colocar uma frase de
efeito no site ou produzir um vídeo.
Adaptei a linguagem de um brinquedo para que
possamos também ter uma comunicação efetiva com os pais, porque as mães
apresentavam dúvida se iriam adquirir ou não o produto. Coloquei um chat na
página, o que ajudou a ter ainda mais informação sobre o cliente. Levantando
todas as objeções, é possível obter as melhores respostas. Claro que o
resultado foi positivo, e também conseguimos mais vendas.
A primeira coisa a fazer é listar as objeções do
cliente (motivos pelos quais o consumidor usa para não comprar o produto). Com
certeza, dentro destas opções, estarão itens como “é muito caro”, “não e pra
mim”, “já tentei e não deu certo”, “não tive resultado”, “já perdi dinheiro com
isso”. Pontue também os benefícios, divulgue foto de pessoas realizadas,
satisfeitas e tenha uma promoção acontecendo. Mostre há quanto tempo está no
mercado, seus diferenciais e histórico.
Além de uma série de cuidados para concretizar a
venda, é indicado realizar anúncios em sites de busca, porque é lá que as
pessoas vão procurar informações sobre o que elas querem. É diferente das redes
sociais, que você manda um anúncio para quem não estava procurando aquilo. Mas
no Google é automático e estar bem posicionado lá é fundamental.
Certa vez, orientei um proprietário de salão de
estética a fazer o anúncio porque ele não estava lá, diferente dos
concorrentes. Então, ele me disse que tinha contratado uma pessoa para
desenvolver um site e me disse ‘Ah, eu tentei fazer com um cara’, mas não tinha
dado muito certo. Perguntei quais eram as métricas, quantas pessoas ‘clicaram’
e ele não sabia me falar, estava totalmente perdido. Essa é a falta de
informação que tanto afeta o pequeno e microempresário. Como contrata uma
pessoa para fazer anúncio e ele não tem o retorno de quantas pessoas acessaram
a página dele, quantas mulheres procuraram o espaço, a partir dos anúncios?
Estava tudo bagunçado. Apontei algumas saídas e soluções, e se aplicar vai
quadriplicar o ganho, e acredite, são mudanças bestas.
Muitas vezes o empresário é um bom gestor,
mas não é um bom ‘marketeiro’. O marketing envolve tudo isso, e o maior
erro das pessoas é não se conectar, não ter informações sobre esses
detalhes.
Davi
Sabetta - trabalha com marketing e é especialista em
marketing digital. Para mais informações, acesse http://7dmarketing.com.br/
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