Publicitário cria projeto com publicações maciças de boas notícias: "Foi uma forma que encontrei de poder espalhar positivismo"
Como fazer para parar de receber tantas notícias
ruins? Foi pensando nisso que o publicitário, consultor e palestrante Dil Mota
resolveu criar um projeto para caminhar na contramão dos noticiários
catastróficos e alarmantes pós-pandemia. Chamada de #goodnews, a proposta se
tornou um compartilhamento maciço de notícias boas por meio das redes sociais.
Desde 19 de março, foram mais de 4.600 #goodnews, que receberam diversos
comentários positivos de pessoas agradecendo pela iniciativa.
“Quando chegou a pandemia, notei que muitos fugiam
dos noticiários e do bombardeio de toda a sorte de informações que contribuíam
ainda mais para um clima de medo, preocupação e insegurança. E quando chegavam
nas redes sociais, encontravam a mesma coisa. Foi aí que tive a ideia de criar
o projeto, como um antídoto para tantas informações negativas. Desde 19 de
março foram 30 #goodnews diárias, 210 por semana, 900 por mês e hoje,
aproximadamente 4.650 #goodnews depois, eu tenho uma sensação de leveza e de
muita consciência, pois sei que o que faço é muito simples em relação a tudo o
que está acontecendo”, afirma Mota.
Espetaculares imagens, lugares paradisíacos,
poesia, mensagens, dança, personagens inspiradores, música, shows, lives,
cursos, ofertas de emprego, projetos sociais, campanhas, doações, pedidos de
ajuda, exemplos de superação, números de curas (não de mortes), arte, balé,
comerciais, produtos, design, arquitetura, viagens, livros, grandes causas,
causos e exemplos de coisas boas são a tônica das #goodnews.
Ironicamente, de um dos grandes propagadores de
notícias negativas e suas devidas derivações, como comentários, reposts,
discussões e posicionamentos pessoais, Dil Mota pesquisa, diariamente, aquelas
que podem semear positividade.
“Poder fazer algo fácil, acessível e que todo mundo
pode fazer, foi uma forma que encontrei de poder espalhar positivismo, buscando
trazer para as pessoas um conteúdo que lhe dessem alento, esperança, diversão
ou pelo menos algo diferente para ver. E já recebemos muitas mensagens
carinhosas que dizem o quanto importante é receber #goodnews, pessoas que no
hospital a espera de notícias de um ente querido internado com o vírus e se
entretendo com as #goodnews, pessoas que incentivam à continuar, mensagens
comuns, de gente comum e que entenderam que também faz sentido difundir
notícias boas. Qualquer uma, desde que seja boa e positiva”, revela.
De tão simples, o projeto também se tornou
orgânico. “Mais do que um ato solitário, eu gostaria muito que fosse
colaborativo, que as pessoas aproveitassem a hashtag, entrassem na onda e
compartilhassem apenas coisas positivas. Com critério, sem entrar em discussões
desnecessárias, sem trazer um tom político ou polêmico, checando fonte e datas,
evitando assuntos polarizantes e se mantendo neutro, inclusive quando alguns
comentários parecem não entender o que significa #goodnews”, afirma o
publicitário.
Dil Mota acredita que um simples ato pessoal pode
ter o poder de inspirar e engajar as pessoas. “Elas podem também contribuir com
mais #goodnews, semeando outras boas notícias e buscando mudar o mindsets e
criando um ambiente mais positivo para encarar os desafios do mundo atual e do
futuro”, finaliza.
Para desfrutar das #goodnews é só acessar: https://www.facebook.com/dil.mota.54
DIL MOTA - designer e publicitário, atua há 25 anos
como Diretor de Criação e Planejamento em algumas das maiores agências de
comunicação do Brasil. Especializado em Live Marketing e onde se destacam ações
de brand and customer experience, brand activation, promoção e eventos, tem uma
grande expertise em trabalhos focados na relação marca x trade x consumidor.
Com passagens pela McCann Erickson, Rocha Azevedo, CF Promo, Super Produções,
Rock Comunicação, Fan Club, Banco de Eventos, Samba Pro e Opening Comunicação,
atua como creative consultant de agências no sistema de Associated Partnership,
é Diretor de Criação e planejamento da Eleve Design de Experiências e tem um
projeto chamado: Dil Mota & TheThingThinkers, por meio do qual, a partir de
técnicas terapêuticas e sistêmicas, desenvolve em equipes de qualquer tipo de
empresa, negócio ou área, novos skills e mudança de mindset corporativo e
pessoal. Foi professor da Universidade Mackenzie e é professor convidado da
FIAP. Ministra workshops e palestras, foi curador do Projeto Os Criativos, um
conteúdo focado na divulgação e reconhecimento dos profissionais de criação e
planejamento do mercado. Premiado como Profissional de Criação do Ano pelo
AMPRO Globes Awards, eleito um dos 10 Criativos mais importantes de década pelo
site Pomoview e com premiações no Wave, Colunistas, Popai, Prêmio Caio e FIP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário