No cenário que vivemos ser flexível não basta, é importante desenvolver a resiliência evolutiva, que não só nos permite lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas “voltando ao estado original” mas voltar melhor do que se era, atendendo assim ao propósito essencial de todo ser humano: ser hoje, melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje.
E para desenvolver esta competência temos que dar a
cara a tapa. Isso mesmo: experimentar e falhar!
Experimentar é a chave para gerir o tão falado
cenário incerto e ambíguo que vivemos, afinal por meio dela podemos entender
melhor no que somos bons, e onde não somos, e com isso compreender melhor os
dias atuais.
Experimentar é testar, capturar feedbacks e
melhorar constantemente.
E como vamos fazer isso?
1 – Teste
Questione, provoque, investigue e implemente a sua
ideia. Seja ela qual for, se servirá para atender alguma necessidade, não
atendida de alguém, coloque em prática.
2 - Falhe
Falhar significará que a sua ideia neste momento e
neste contexto não atende a necessidade. Em outro momento ou em outro contexto
poderá ser válida.
3 – Aprenda com a falha
Encare a falha não como algo negativo, mas como uma
possibilidade de aprendizado.
E aqui está o pulo do gato. Falhar treina nossa
resiliência, a nossa capacidade de cair e se levantar novamente, quantas vezes
forem necessárias e entender o que deu errado e o que deu certo.
Existiu um experimento, com duas companhias de
soldados das Forças de Defesa de Israel, em exercícios de navegação. E o
resultado comprovou que os soldados que discutiram sucessos e fracassos
aprenderam de forma mais rápida porque desenvolveram modelos mentais mais ricos
do que os soldados que só haviam discutido suas falhas.
Aplique as três dicas e verá o quanto conseguirá
ampliar a sua resiliência evolutiva, a competência que fará que você, após
cair, levante melhor do que antes.
Bia
Nóbrega - coach, mentora, palestrante, conselheira e
executiva há mais de 22 anos na Área de Recursos Humanos em empresas líderes em
seus setores. Atualmente acumula em sua posição executiva a Experiência do
Cliente. Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Administração de
Empresas pela FGV-SP, pós-MBA em Conselho pela Saint Paul Escola de Negócios e
ESMT – European School of Management and Technology, possui diversos cursos de
formação, certificação e atualização. É afiliada à International Coach
Federation (ICF), Associação Brasileira de Coaches (ABRACOACHES), Instituto
Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Women Corporate Directors (WCD),
Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e Associação Brasileira de
Treinamento e Desenvolvimento (ABTD). É autora do livro “Autocoaching: 29 dias
para dar um upgrade na sua vida” – DVS Editora e é coautora do livro “Mapa da
Vida” - Editora Ser Mais. Possui mais de 800 horas de atendimento em coaching
executivo, carreira e vida e desde 2015 propaga o Autocoaching como A Melhor
Ferramenta de Autodesenvolvimento e um Estilo de Vida.
https://www.youtube.com/autocoaching
Facebook: Bia Nóbrega
Instagram: @bia.coaching
Twitter: @bianobrega3
Linkedin: Beatriz Cara Nóbrega
Nenhum comentário:
Postar um comentário