Uma das ocasiões mais esperadas
pelos varejistas em geral, mas especialmente por aqueles que trabalham com
e-commerce, se aproxima. Em 29 de Novembro acontece a Black Friday 2019,
portanto, já é hora de as empresas planejarem estratégias de vendas para a
ocasião e prepararem suas equipes para o movimento mais alto nos dias em que
serão feitas as ações promocionais, ofertas e queimas de estoque.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Google em parceria com a consultoria Provokers, 38% dos consumidores manifestaram intenção de realizar compras no período apenas pela internet. O estudo identificou, também, que 25% dos consumidores pretendem comprar tanto pela internet quanto em lojas físicas. No ano passado, apenas 7% das pessoas manifestaram esse comportamento. Isso significa que aumentou o número de consumidores multicanal. A pesquisa mostra, ainda, que 76% dos entrevistados entendem que o período de promoções não dura somente entre a noite de quinta-feira e a sexta-feira da última semana de novembro.
Tomando os dados do estudo como base, é possível definir alguns caminhos interessantes para quem realmente quer aproveitar a Black Friday para ampliar vendas. Somando as informações do estudo do Google ao histórico de vendas em anos anteriores, é possível fazer um bom planejamento para a Black Friday 2019. Inclusive, esse é o momento para analisar se a sua loja está preparada para participar desse “evento mundial” com ações apenas na noite de quinta para sexta-feira, se é viável fazer uma Black Week, com diferentes tipos de promoções ou até uma Black Month.
Claro, para preparar a empresa para qualquer uma dessas opções, é preciso estudar tudo com antecedência. Um planejamento bem feito vai refletir diretamente no resultado que a loja online terá.
Para definir se o ideal é fazer a ação somente em um dia, durante a semana inteira ou por todo o mês de novembro, é importante levar uma série de itens em conta. O primeiro deles é o seu estoque. Vale se certificar quanto à disponibilidade de produtos e fazer uma “queima” no caso daqueles que não tiveram “saída” anteriormente.
Outros dois aspectos vitais
para o sucesso da participação da sua loja online na Black Friday têm relação
com a parte de tecnologia e com a logística. Certifique-se de que sua loja não
vai sair do ar com o excesso de tráfego e que as pessoas realmente terão
experiências positivas e marcantes ao navegar pelas suas páginas. Essa costuma
ser uma época interessante para atrair e conquistar novos clientes. Não perca
essa chance! Adicionalmente, converse com o time
de logística, tanto interno quando externo. Esse é um momento em que erros
precisam ser zerados e as entregas devem ser realizadas dentro dos prazos
informados aos clientes.
Resolvidos
esses pontos acima, passamos a outras questões, tão importantes quanto. Prepare
seu time de atendimento! É interessante que você tenha à disposição do cliente
um time – o tamanho dele vai depender da sua operação e do fluxo de clientes
que recebe em ocasiões como essas – que possa ajudar com dúvidas e auxiliar no
momento de efetuar as compras inclusive durante a madrugada, quando o número de
pessoas acessando as lojas tende a crescer. Outra dica de ouro relacionada à
satisfação do cliente: faça benchmarking! Analise e entenda em que aspectos é
possível melhorar a atuação da sua loja a fim de oferecer atendimento de qualidade
a quem escolher comprar com você.
Ainda pensando
na satisfação do cliente, busque formas de oferecer vantagens. Que tal oferecer
cashback, por exemplo? Caso a loja já trabalhe com esse tipo de “ferramenta”,
avalie a possibilidade de ampliar o percentual de cashback durante a Black
Friday. Não se esqueça, a pesquisa do Google mostra que uma parcela importante
dos consumidores pensa em fazer suas compras em lojas físicas. Assim, oferecer
diferenciais interessantes pode ser decisivo na hora de escolher entre a sua
loja e o concorrente.
Trabalhe com o seu time para fazer com que a Black Friday seja positiva para todos e para que sua loja não se enquadre entre as lojas que fazem “Black Fraude”. Uma reputação manchada dificilmente é recuperada. Por isso, atenção ao preço dos produtos. O consumidor está atento e pesquisando os produtos que quer adquirir desde já. Garanta que o desconto oferecido será real. Tome cuidado, também, com o valor do frete. Não adianta oferecer desconto no produto e embuti-lo na taxa de entrega. Não tente enganar o consumidor. Ao contrário, seja transparente!
Por fim, garanta que os clientes saibam dos itens em promoção com antecedência. Comece a anunciar a participação da sua loja na Black Friday semanas antes. Para isso, seja criativo. Ofereça pequenas “pílulas” do que será possível adquirir com descontos. Faça comunicações inteligentes. Uma ideia é avaliar o histórico de compras de quem já é cliente da sua loja e, se possível, oferecer produtos relacionados na Black Friday com descontos especiais para esse consumidor específico. Ele se sentirá prestigiado e lembrado pela loja. Essa é uma boa forma de firmar relacionamento e fidelizar esse consumidor, não é verdade?
Planeje sua Black Friday, pense em cada um dos detalhes, faça boas vendas e, acima de tudo, conquiste muitos clientes novos com experiências positivas!
Felipe
Rodrigues - especialista em e-commerce, sócio-fundador do Enviou e do Meu
DimDim, respectivamente, suíte de ferramentas que ajudam as lojas online a
vender mais e plataforma especializada em cashback.
Nenhum comentário:
Postar um comentário