Pesquisar no Blog

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

“Ninguém não quer se reconhecer”, dermatologista fala sobre a febre da Harmonização Facial


Dra. Renata Sitonio levanta questão sobre o sonho do rosto perfeito com o excesso de procedimentos estéticos


A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando a cada ano. Em 2019, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a média é de 80 anos para mulheres e 73 anos para os homens. Esse aumento da longevidade de vida fez com que crescesse o interesse pelos procedimentos estéticos, o mais popular atualmente é a harmonização facial, no qual é realizada aplicação de gel de ácido hialurônico em diversos locais da face para dar formas e suavizar rugas. A Dra. Renata Sitonio, membro efetivo da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e regional de São Paulo e membro da Academia Americana de Dermatologia, é favor do tratamento, mas levanta uma importante questão sobre o sucesso deste procedimento: “Estamos mudando nossa face?”

A doutora considera o procedimento uma poderosa arma no embelezamento das mulheres e dos homens, seja na manutenção de traços joviais e na correção de pequenos defeitos, mas o paciente precisa saber que dependendo da quantidade do produto utilizado e dos locais de aplicação, pode ocorrer uma mudança total do rosto da pessoa. “O efeito da harmonização é percebido rapidamente e por isso a mudança é radical, e isso pode causar um choque psicológico, o paciente pode não se reconhecer no espelho.”, diz a Dra. Renata.

Para evitar esse choque, o qual pode trazer graves consequências emocionais ao paciente, a doutora Renata é a favor de um tratamento mais cuidadoso e feitos em etapas, realizado no decorrer de alguns meses. O aconselhamento é que o médico converse com o paciente e busque entender as suas expectativas e proponha um plano de tratamento que atenda no curto e no longo prazo os desejos da pessoa. “Ninguém quer não se reconhecer. O envelhecimento é contínuo, mas pode ser bonito e natural. Acredito que o preenchimento belo é aquele que não é percebido pelos outros. É aquele que realça ou mantém a beleza natural do indivíduo.”, ressalta a Dra. Renata.





Renata Sitonio - Médica dermatologista chefe da Clínica Sitonio, em São Paulo. Coautora do livro IPCA sobre técnicas cirúrgicas com agulhas. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD – e regional de São Paulo. Membro da Academia Americana de Dermatologia. Médica Assistente voluntária da Residência de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal. Graduada pela Universidade Federal da Paraíba, Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Especialista em Dermatologia no Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados