Em busca do primeiro emprego e de
independência financeira, perfil é o destaque dos dados apresentados pela
Associação que representa as empresas de vendas diretas - ABEVD - no Dia do
Empreendedor; entidade estará presente na Feira do Empreendedor do Sebrae-SP.
Jovens
entre 18 e 25 anos, já representam 48,3% da força de venda no País e são
maioria entre os empreendedores do segmento de vendas diretas no Brasil. Os
dados são da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD). A
novidade chega às vésperas da comemoração do Dia Nacional da Micro e Pequena
Empresa, também conhecido como Dia do Empreendedor, que acontece neste sábado
(05.10), dia em que começa a Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, que terá a
participação especial da ABEVD e da Amway, empresa do segmento de vendas
diretas.
Os
números revelam um fenômeno particular na atual conjuntura econômica do País,
que vive um cenário de estagnação e de pouco avanço na criação de novas vagas
formais de trabalho: a busca pelo primeiro emprego e independência financeira
por meio da revenda de produtos de marcas consolidadas no mercado.
De
acordo com a presidente executiva da Associação, Adriana Colloca, essa
realidade é recente, uma vez que até poucos anos atrás, a idade do empreendedor
de vendas diretas estava alinhada à média nacional. “Os jovens são atraídos
para esse segmento pela oportunidade de serem os próprio chefes, ter
flexibilidade de horário para conciliar com os estudos, já que a maioria dos
empreendedores independentes tem ensino médio ou superior, e, principalmente,
por ser um negócio em que não é necessário ter muito dinheiro para começar”,
explica.
Dados
da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que realizou pesquisa em 49 países e
que, no Brasil, contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas (Sebrae), confirmam a tendência do empreendedorismo entre o
público jovem, mostrando um crescimento de pessoas de 18 a 24 anos entre os
novos empreendedores.
De
2017 para 2018, a participação dessa faixa etária no mercado empreendedor subiu
de 18,9% para 22,2% do total de empreendedores que iniciavam uma atividade
empresarial, com negócios (formais ou informais) de até 35 anos.
Na
atualidade, uma das principais ferramentas de divulgação de produtos e
prospecção de novos vendedores são as redes sociais. “Nesse quesito, os
empreendedores jovens se destacam, já que eles dominam facilmente essas novas
tecnologias”, afirma a executiva da ABEVD.
Novo perfil da Venda Direta
A
presidente da ABEVD, Adriana Colloca, estará presente na Feira do Empreendedor,
no próximo domingo (06/10), para apresentar esse novo perfil, jovem e
escolarizado, dos empreendedores independentes, assim como as novas
oportunidades de negócio em vendas diretas trazidas pelo mundo digital. A
apresentação acontecerá em parceria com Rossana Sadir, presidente da Amway do
Brasil, empresa do segmento de vendas diretas.
Associação
Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário