Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Dia Nacional de Combate a Doenças Reumáticas: Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) Alerta para os Sintomas das Doenças Reumáticas, que Acometem Cerca de 15 Milhões de Brasileiros



São mais de 120 doenças reumáticas, que podem acometer crianças, jovens, adultos, homens e mulheres. A maioria pode ter um inicio semelhante - dor, inchaço e rigidez das articulações. Sem diagnóstico precoce e tratamento adequado, as doenças reumáticas - popularmente chamadas de reumatismos - podem levar à incapacidade física.

As doenças reumáticas estão entre as principais causas de afastamento do trabalho ou aposentadoria precoce por doença.


PRNewswire/ -- Dores nas articulações frequentes (por mais de dois a três meses), que podem melhorar com o movimento e piorar com o repouso, podem ser um sinal de uma das mais de 120 doenças reumáticas que têm início semelhante, mas podem ter curso distintos e levar à incapacidade física.  Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia, as doenças reumáticas podem acometer cerca de 15 milhões de brasileiros e são uma das principais causas de auxílio doença e afastamento do trabalho.  "É fundamental que a população seja informada que as doenças reumáticas não afetam pessoas idosas – na verdade, boa parte das chamadas doenças reumáticas podem surgir por volta dos 35-40 anos , mas a dificuldade do diagnóstico pod e levar à sua progressão e incapacidade física", alerta Dr. José Roberto Provenza, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

As doenças reumáticas têm caráter sistêmico (afetam todo o organismo – além das juntas ) e não têm cura, mas têm tratamento.  "O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ser a chave para uma vida produtiva e com qualidade", acrescenta. As doenças reumáticas mais frequentes em adultos são oesteoartrite (artrose), artrites, espondiloartrites (como espondilite anquilosante, que pode ser manifestar por uma simples dor nas costas); em crianças, é artrite idiopática juvenil.  

Na presença dos sintomas persistentes, a SBR recomenda que a pessoa procure por um especialista – para mais informação, acesse  www.reumatologia.org.br, que apresenta informações sobre as principais doenças reumáticas, serviços de apoio ao paciente reumático e localizador de especialistas, em serviços privados e públicos de saúde (Procure um Reumatologista, logo na home).





FONTE Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados