Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

ENEM: técnicas aumentam a capacidade de foco para os estudantes


Especialista explica como técnicas podem ampliar o foco e melhorar a concentração durante estudos pré-exame

Novembro é o mês mais intenso para os estudantes que desejam ingressar em universidades, já que os principais vestibulares do país têm início neste mês, como é o caso da primeira fase de Unicamp, Usp e Unesp. Além disso, o ENEM, que é a maior prova para acesso ao ensino superior do país, será realizado nos próximos dias 3 e 10 de novembro, abrindo o calendário de exames.
Às vésperas da prova, os estudos se intensificam e a pressão aumenta, o que pode atrapalhar a concentração. Para driblar as distrações e a procrastinação, a master coach, Lilian Carmo, apresenta três técnicas eficazes para melhorar o foco e que podem ser aplicadas no dia a dia dos estudantes. 

Técnica pomodoro - facilita a gestão do tempo e propõe ciclos de trabalho que se dividem em 25 minutos de trabalho ininterruptos, seguidos de 5 minutos de descanso. “Com essa técnica é possível manter o foco por mais tempo, já que não há um período longo de dedicação e a consequente exaustão cognitiva. Também permite um melhor planejamento dos temas para estudo”, diz Lilian. 

Técnica da respiração quadrada: exercícios para respiração ajudam no foco pois, além de acalmar o praticante, melhoram a oxigenação no sangue. “Entre os muitos exercícios para respiração, recomendo aos estudantes o 3:3:3:3. Inspira por 3 segundos, segura o ar por 3 segundos, expira por 3 segundos e deixa o pulmão vazio por 3 segundos. Além de acalmar, método ajuda a regular os batimentos cardíacos, o fluxo sanguíneo e a pressão arterial”.

Mindfulness: é uma espécie de filosofia, exercitada através de meditação, que visa trazer o foco para o momento presente, eliminando distrações da mente e permitindo um alto nível de concentração para desempenhar determinada atividade. “A prática de mindfulness permite atingir um estado de atenção plena, que prepara o intelecto para receber novas informações. É uma atividade cientificamente comprovada e adotada na grade de cursos de grandes universidades, como Harvard e MIT”, explica. Lilian também afirma que a meditação auxilia a produção e liberação de hormônios ligados à felicidade, como serotonina, endorfina e dopamina.
Vale lembrar que não há fórmula mágica para potencializar o foco e que é preciso praticar. “Assim como qualquer outra atividade, é necessário manter uma rotina para colher os resultados diariamente, entretanto, além de melhorar o foco e a concentração, essas técnicas auxiliam no estresse gerado pelo fator de véspera ou mesmo nos dias de prova”, completa a coach.



Febracis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados