Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Bronquite ou DPOC? Entenda cada uma das doenças


Apesar de terem os mesmos sintomas, doenças têm caraterísticas e tratamentos diferentes


Muitas doenças apresentam sintomas semelhantes e acabam confundindo os pacientes. Dois exemplos que geram algumas dúvidas são a bronquite e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Ambas atingem os brônquios, têm origem pulmonar e seus principais sintomas são falta de ar, tosse e produção de mucoi,ii. Por mais que no início se manifestem de maneira parecida, tanto o diagnóstico como o tratamento são diferentes. Para melhor compreensão das diferenças entre essas doenças, o Dr. José Roberto Megda Filho, pneumologista da residência de Clínica Médica do Hospital Universitário de Taubaté, explica que “basicamente, bronquite é a inflamação dos brônquios e a DPOC, a junção entre bronquite crônica e a enfisema pulmonar”. Confira as principais informações e diferenciações das doenças:

Causada principalmente pelo tabagismoiii, a DPOC diminui o fluxo de ar dos pulmões, podendo dificultar as atividades mais básicas no dia a dia do paciente, como tomar banho, comer, subir escadas ou caminhar curtas distâncias. Essa doença atinge cerca de 14,9% da população brasileira com idade superior a 40 anos e tem relação com cigarro em quase 90% dos casosi. E mesmo sendo a quarta principal causa de morte no mundoii, 50% dos pacientes são diagnosticados quando a doença já está em estágio moderadoiv.

Ainda não existe cura para a DPOC, portanto o Dr. Megda ressalta, “embora a doença atinja mais homens e pessoas com mais de 40 anos, jovens e mulheres também devem estar atentos aos sintomas. A prevenção como, parar de fumar, é a melhor opção para evitar a doença e o diagnóstico precoce, a principal medida para evitar complicações”. Além do acompanhamento médico e do tratamento convencional com medicamentos, existem outras medidas importantes para evitar restrições no dia a dia do paciente como não fumar, manter uma prática regular de atividade física leve de acordo com orientação médica, além da vacinação contra gripe e pneumonia.

Já a bronquite é uma doença que pode se manifestar de duas formas: como bronquite aguda, um tipo de infecção na maioria das vezes causada por vírus e acompanhada de uma gripe ou resfriado que dura algumas semanas;  ou bronquite crônica, que assim como a DPOC, é resultado também do tabagismo, ou muita exposição à poeira, poluição ambiental, fatores genéticos e infecções, e acompanha o paciente para o resto da vidaii,iv. “No caso da bronquite aguda, o incomodo do paciente é temporário e, quando a infecção é viral, não há necessidade de medicação. Nos casos de infecção por bactérias, é indicado o uso de antibióticos e repouso”, explica o Dr. Megda.

As opções mais modernas para o tratamento de DPOC fazem parte das classes de antagonistas muscarínicos de longa duração (LAMA) e beta-agonistas de longa duração (LABA). Para trazer mais conforto aos pacientes, foi desenvolvido um dispositivo que une os princípios ativos (brometo de tiotrópio + olodaterol) em uma única apresentação capaz de promover dupla broncodilatação, facilitando o tratamento diário dos pacientes sintomáticos, com dispneia, segundo as recomendações para o tratamento da DPOC pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.


Um comentário:

  1. COMO FUI CURADO DA DOENÇA DE ALZIEMEIR

    Fui diagnosticado com (Doença de Alziemeir) nos últimos 2 anos, o que me fez perder meu emprego e meu relacionamento com meu noivo depois que ele descobriu que eu estava tendo a doença de Alziemeir, ela me deixou e eu tentei de tudo para que ela ficasse, mas ela Me negligenciou até que um amigo meu do Reino Unido me disse: Grande curador, que restaurará minha vida com seu poderoso remédio fitoterápico. Em seguida, ele me enviou seu endereço de e-mail para contatá-lo- drimolaherbalmademedicine@gmail.com. E eu rapidamente entrei em contato com ele, e ele disse que meu problema será resolvido em semanas, que ele tratará a doença imediatamente apenas se eu puder confiar nele e aceitar seus termos e condições. Concordei porque eu precisava muito de ajuda por todos os meios, então eu fiz tudo o que ele me instruiu a fazer. E surpreendentemente depois de duas semanas, Ele me mandou uma mensagem, dizendo que eu deveria me apressar para fazer um check-up no hospital, o que eu realmente fiz, confirmo pelo meu médico que estou agora (Alziemeir Negativo) com o coração cheio de alegria, porque verdadeiramente a doença me privou de muitas coisas da minha vida, Este é um milagre, o dr imoloa também usa seu poderoso fitoterápico para curar as seguintes doenças: lúpus, úlcera bucal, câncer de boca, dores no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia , HIV / AIDS, Doença de Huntington, acne nas costas, Insuficiência renal crônica, doença de addison, Dor crônica, Doença de Crohn, Fibrose cística, Fibromialgia, Doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, doença de Celia, Linfoma, Depressão grave, Melanoma maligno , Mania, Melorreostose, Doença de Menière, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Distúrbios de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, Torção nas costas ain, Transtorno Bipolar, Tumor cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, transtorno mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, asma, Artrite Inflamatória Autoimune Mediada. Doença renal crônica, doença inflamatória das articulações, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão. contacte-o através do e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. E também no whatssap- +2347081986098. / Site- http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com

    ResponderExcluir

Posts mais acessados