O Dia das Crianças é uma das datas comemorativas
que gera um grande movimento no comércio do país e mesmo lojas não
especializadas em artigos infantis podem aproveitar a oportunidade para lucrar.
Mas para que isso aconteça, algumas ações devem ser planejadas
estrategicamente, afinal, toda ação de venda requer técnica e novas ideias por
parte dos vendedores e comerciantes.
Conseguir trazer o cliente para
dentro da loja é o primeiro desafio que todo empresário precisa superar. Em um
mundo ideal, o correto é oferecer treinamentos para as equipes com uma certa
antecedência. Sabemos, porém, que isso nem sempre é possível, contudo, outras
estratégias podem ser aplicadas para alcançar sucesso nas vendas.
Confira algumas estratégias para vender bastante
nesse período do Dia das Crianças.
Panfletos ou promoções
Às vezes é preciso ir até o cliente em uma visita,
com panfletos ou promoções que possam atraí-lo para perto do seu ponto de
venda. Promoções são muito bem-vindas, porque não só você, mas todos os seus
concorrentes estão buscando um espaço na mente do cliente. Se diferenciar da
concorrência é muito importante, pois te ajuda a gerar uma vantagem competitiva
sustentável.
Atendimento personalizado
Uma equipe pronta para o atendimento é fundamental
para prospecção e chamar atenção do cliente, pois, se a equipe não estiver
preparada provavelmente muitos desistirão da compra. Para altas demandas como
datas comemorativas, capacitar os profissionais ou contratar temporários é
indispensável para o consumidor ter uma experiência de compra positiva. Crie
identificação com o comprador e transmita boa impressão.
Facilite a efetivação da compra
No Dia das Crianças, geralmente as pessoas costumam
presentear mais de uma criança, por esse motivo, é preciso avaliar e entender
as necessidades dos consumidores e facilitar o processo de compra (ou seja,
conhecer o comportamento do cliente para melhor entender o que ele precisa) e
os processos de negociação. Uma ótima estratégia é oferecer diversas
possibilidades para pagamentos em boleto bancário, parcelamento, pagamentos
para 30 ou 60 dias, sempre avaliando o que sua empresa lhe permitir.
Estude sempre e busque profissionalização.
Mantenha-se informado sobre os produtos de alta demanda e os mercados nos quais
estão inseridos, participe de palestras e cursos preparatórios, leia obras
importantes na área e fique antenado às tendências e acontecimentos. Assim,
você estará preparado para turbinar suas vendas não apenas no Dia das Crianças,
mas em todas datas comemorativas.
Mário Rodrigues - diretor do Instituto Brasileiro
de Vendas (IBVendas)
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