Ticket médio
de compra pode variar entre R$ 50,00 e R$ 100,00; parcelamento com cartão de
crédito pode ser a opção mais utilizada
O Dia das Crianças deve ter um crescimento de até
4% nas vendas, segundo pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras
dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo). Cerca de 37,5% dos lojistas
acreditam em um aumento significativo, quando comparado a outras épocas do ano,
como Dia dos Namorados com 2% e Dia das Mães com 3%, segundo outras pesquisas
da entidade.
Para os lojistas, a data ocupa o segundo lugar no
ranking entre as datas mais importantes do segundo semestre para o varejo e o
ticket médio pode variar entre R$ 50,00 a R$ 100,00.
“No ano passado, o Dia das Crianças teve um
crescimento de 3% e o ticket médio seguiu o mesmo valor esperado para 2019.
Produtos como bonecas, carrinhos e jogos de tabuleiro devem ser os brinquedos
que mais terão destaque em vendas, por serem tradicionais e terem um valor que
cabe no bolso do consumidor. Porém, há chances dos pais optarem por esperar a
Black Friday ou Natal para presentear seus filhos com algo mais significativo,
devido às promoções e descontos”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício
Stainoff.
A pesquisa foi realizada com a participação das
principais CDLs do Estado de São Paulo, que enviaram dados locais, como
expectativa do crescimento nas vendas, ticket médio, formas de pagamento,
produtos de maior venda, estratégias de marketing utilizadas e a classificação
da importância da data para o segundo semestre.
Região Metropolitana de São
Paulo
Para a região do ABC Paulista, o crescimento pode
ser de 4%, porém o ticket médio pode variar entre R$ 50,00 e R$ 100,00. “Os
brinquedos tradicionais podem ser os favoritos dos clientes, por conta dos
preços e pelo favoritismo das crianças abaixo de 10 anos”, comenta o
vice-presidente, Roberto Foguel.
Comparado a outras Regiões Metropolitanas de São
Paulo, Taboão da Serra presume um aumento ameno nas vendas, com
expectativa de 2%. A CDL local comenta que o ticket médio pode ser entre R$
50,00 e R$ 100,00, mas que as promoções, bem como kits de brinquedos, podem
auxiliar na escolha rápida dos clientes.
A CDL de Mogi das Cruzes, que espera um crescimento
de 4% e cita que a experiência de compra pode influenciar na decisão de
consumo, já que os lojistas podem aproveitar dessa data para entrar de cabeça
quando se trata das características do Dia das Crianças. “Carrinho de pipoca,
máquina de algodão doce, vitrine de balas e pirulitos podem ser ótimas
estratégias para chamar atenção do público, e trazê-los para dentro da loja,
por exemplo”, comenta o presidente, Valterli Martinez.
Interior
A CDL de Jaboticabal, próxima a região de Ribeirão
Preto, espera que o consumidor gaste entre R$ 50,00 e R$ 100,00, gerando um
crescimento nas vendas médio de 4%. “Os lojistas podem apostar em estratégias
que têm relação com a data, bem como a distribuição de doces, como algodão
doce, pipoca e demais ações que atraem a atenção dos clientes, viabilizando o
aumento das compras”, explica o presidente, Júlio César.
Na região de Araçatuba, o crescimento pode ser de
5%, com ticket médio entre R$ 50,00 e R$ 100,00. “Acreditamos que serão três
setores que mais terão destaque de vendas como, vestuário, brinquedos e
eletrônicos, pois o gosto do consumidor na região é muito variado”, comenta o
presidente, Gener Silva.
Já a CDL de Franca espera um crescimento médio de
4%, com ticket médio entre R$ 100,00 e R$ 200,00, com preferência de pagamento
por meio de cartão. “Não somente os filhos serão beneficiados, mas também
netos, sobrinhos e primos, pois os consumidores sempre estão de olho naquela
lembrancinha para os pequenos”, comenta o presidente, Maurício Pereira.
Litoral
Nas regiões norte e sul do litoral de São Paulo, as
expectativas não são muito atraentes. As CDLs de Bertioga e Guarujá preveem um
aumento de 2% nas vendas. O ticket médio pode variar entre R$ 100,00 e R$
200,00, com parcelamento que pode chegar entre três e cinco vezes.
Para o presidente da CDL da Praia Grande, Antônio
Luiz, o aumento pode ser de até 5% por ser considerada a segunda data favorita
para a compra de presentes. Eletrônicos, como celulares, tablets e notebook,
podem estar no foco de atenção dos consumidores.
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