O
tempo na análise de dados e o monitoramento operacional das obrigações
tributárias a serem entregues mensalmente pelas empresas são os maiores
desafios dos profissionais que atuam na área fiscal. Como garantir uma entrega
segura e em conformidade com a Receita Federal Brasileira, diante de tantas mudanças
e atualizações?
A
precisão das informações durante as entregas é requisito básico, uma vez que
qualquer erro pode resultar em multas. Contudo, o alto volume de dados,
obrigações e prazos mensais podem resultar em equívocos que, posteriormente,
serão identificados pelo Fisco durante o cruzamento das informações.
Diante
disso, as empresas vêm buscando sistemas que auxiliam na automatização das
entregas. Softwares robustos garantem a velocidade e a segurança na apuração
dos dados, aliadas a um planejamento tributário detalhado e atualizado, em
conformidade com os prazos de entrega e em compliance com a legislação.
Existem
dois modelos de suporte que podem ser adotados pelas organizações que procuram
estar em dia com as questões tributárias. O primeiro é o suporte reativo,
indicado para situações de caráter emergencial. Normalmente, essa é uma opção
pós-implementação que auxilia na correção de falhas ou em incidentes que
necessitam de ações imediatas. Nesse caso, há o apoio de uma equipe
multidisciplinar e de uma central de gerenciamento.
Já
a segunda opção, e também a mais indicada, é o suporte proativo, capaz de
antecipar problemas, detectando possíveis complicações em entregas futuras.
Conhecido como Customer Care, esse suporte trabalha na identificação
antecipada, do que, quando e como os problemas podem ser solucionados. Essa
antecipação traz benefícios tanto para a equipe que atua no departamento fiscal
quanto para a empresa, pois é feito um planejamento proativo, utilizando um
mapeamento de custos necessários para solucionar situações críticas nos
sistemas.
Ao
prever a necessidade de atualizações ou parametrizações alinhadas com as
configurações dos produtos e sistemas, avisos são emitidos com antecedência,
possibilitando um tempo hábil para o cumprimento das entregas. Além disso, a
adequação a esses prazos e controle do escopo do projeto garante a manutenção
preventiva e diminui o risco de erros inesperados, que impactariam diretamente
as entregas futuras, além de implicações financeiras, que vão do retrabalho da
equipe às multas.
Fernando
Mafra - Delivery Manager na FH, empresa de tecnologia especializada em
processos de negócios e software. Para mais informações entre em contato
com a equipe de Customer Care da FH: customercare@fh.com.br
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