Basta uma fração de segundo
— e não é maneira de falar — para se formar a primeira impressão sobre algo ou
alguém. Em um espaço de tempo mais curto que uma piscada de olhos, o cérebro
humano constrói imagens difíceis de serem descontruídas posteriormente.
Pesquisas apresentadas pela Sociedade de Psicologia Social e Personalidade dos
Estados Unidos mostram que o poder das ideias criadas no momento em que se bate
o olho sobre uma pessoa é tão forte que nem mesmo os fatos são capazes de
mudá-las facilmente.
Principalmente
no âmbito profissional, a imagem diz muito sobre cada um e é uma ferramenta
essencial para a criação de um posicionamento e o desenvolvimento de um forte
instrumento de credibilidade. Em uma empresa, a maneira como seus profissionais
se apresentam é um dos elementos de comunicação de sua identidade e cultura. A
aparência do funcionário deve ser coerente com a identidade corporativa da
empresa, seu ambiente de trabalho, os códigos de vestuário existentes em seu
meio profissional, além de refletir seus talentos e habilidades. Inclusive, o
tema "Imagem Pessoal" começou a ser incluído nos treinamentos de
muitas corporações, não é mesmo?
Há
uns 10 anos, havia uma ideia de que um consultor de imagem era um luxo ao algo
apenas para celebridades ou políticos. Mas com o tempo, as pessoas começaram a
perceber os benefícios de desenvolver sua imagem pessoal como uma ferramenta de
comunicação. Engana-se quem pensa que o trabalho de uma consultora de imagem se
resume a jogar fora as peças que você não usa mais ou tentar te enquadrar em um
estilo específico. Uma consultoria desse tipo está intimamente relacionada
com a autoconfiança e a autoestima porque transforma a maneira como as pessoas
te percebem e, principalmente, a maneira como você se vê.
Cuidar
da própria imagem nada mais é que uma forma de projetar no visual suas melhores
qualidades, sentir-se bem com o que veste, aprender a valorizar seus pontos
positivos. É inegável o quanto a procura por este serviço aumentou
consideravelmente e como muitos já percebem como podem se beneficiar com isso,
tanto na sua vida pessoal quanto – e principalmente – na profissional.
Há
alguns anos, eram as regras de etiqueta que ditavam o modo certo de ser e se
vestir. Já hoje, entendemos que é preciso muito mais do que ser apenas
“adequado”: é também preciso ser único, criar diferenciais. Desenvolver a
própria imagem não significa encher a vida de regras e padrões. Com a
orientação e as ferramentas apropriadas, é possível desenvolver a própria
imagem com segurança, identificando quais roupas e acessórios o valorizam e o
ajudam a se mostrar do modo como gostaria de se ver e, claro, de ser visto.
Na
consultoria de imagem, o estilo está relacionado ao desenvolvimento de uma
identidade visual. Sua identidade visual é o que expressa sua individualidade e
personalidade no ato de se vestir e o faz se destacar das outras pessoas. Ter
estilo nada mais é do que saber fazer escolhas conscientes e consistentes de
acordo com a imagem que desejamos projetar. Para isto, a valorização estética
precisa ser trabalhada por meio das cores, modelagens, texturas, estampas e
acessórios que melhor harmonizam com a pessoa. E isso não significa sair
gastando muito para comprar looks novos. A ideia é justamente saber aproveitar
tudo o que a pessoa tem em seu guarda-roupa e fazer investimentos acertados, em
compras personalizadas com um bom custo-benefício.
Suely
Chapiro - trabalhou no mercado corporativo por 30 anos. Consultora de Imagem
Pessoal, Profissional, Corporativa e Visagista Comportamental (Método Philip
Hallawell). Mais informações: @suchapiro
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