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quinta-feira, 11 de abril de 2019

Dicas para impulsionar as vendas no e-commerce no Dia das Mães


Para o comércio online, o Dia das Mães é uma data estratégica para investir em campanhas e reforçar os estoques. Segunda data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, em 2018, resultou em um faturamento de R$2,11 bilhões no e-commerce. Alta nominal de 12% na comparação ante ao mesmo período do ano anterior, segundo a Ebit. 

De acordo com especialistas, direcionar a estratégia em datas sazonais que estejam ligadas diretamente ao setor de atuação, como o Dia Das Mães, contribui significativamente para impulsionar as vendas, além de atrair clientes e fortalecer a marca, considerando os hábitos do consumidor. Gostaria de sugerir Fabricio Macias, CEO e fundador da Macfor, consultoria de marketing digital de alta performance, como fonte para falar do assunto, mostrando como o Marketing Sazonal é uma ferramenta de grande valia para o sucesso dos negócios.

Abaixo, listo algumas dicas do executivo para realizar campanhas de alta performance em datas sazonais. Acha que vale uma conversa com ele


1. Pensar com antecedência

Assim como o presente, campanhas focadas em data comemorativas não podem ficar para a última hora. A maioria das empresas planeja ações para determinadas datas-chave, com meses de antecedência, negociando preços e planejando a comunicação. Desta forma, fica mais fácil para que a empresa esteja preparada para atender com eficiência a demanda no período, por meio de campanhas estruturadas, reforçando a lembrança da marca e atraindo mais consumidores.


2. Campanha Omnichannel e Mobile

As campanhas que integram vendas online com as lojas física são ótimas estratégias. A maioria dos consumidores prefere aproveitar os descontos no e-commerce, mas muitos deles optam por adquirir o produto na loja, influenciados pelas buscas na internet. Direcionar as ações para o mobile é essencial, pois os smartphones são hoje o principal canal de comunicação com o cliente e a compra por meio dos dispositivos móveis tem se tornado cada vez mais frequente.


3. Preço

Um fator decisivo para o consumidor durante as grandes promoções é o preço, mas outros critérios também influenciam a compra, como o valor do frete (considerando o tempo e o custo da entrega) e a confiabilidade da loja. Por isso, o bom planejamento e a negociação prévia do valor dos produtos são tão importantes.


4. Segmentação

Datas comemorativas são grandes geradoras de intenção de consumo, pois já estão estabelecidas como datas comerciais no calendário dos consumidores. Porém, o planejamento de marketing sazonal pode focar também em eventos específicos, de acordo com o segmento de trabalho da empresa. Farmácias, por exemplo, têm um calendário direcionado à saúde; Livrarias pensam campanhas para o Dia do Livro/Leitor. São oportunidades de nicho. Para trabalhá-las é preciso segmentar a base de clientes conforme as características da campanha para que o impacto seja efetivo, pois estimulam comportamentos de consumo específicos.


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