Transporte Acesso é destinado a pessoas com
deficiência ou mobilidade reduzida que não conseguem utilizar o transporte
convencional créditos: Valdecir Galor |
Em Curitiba, população conta com serviço exclusivo
para pessoas com deficiência
A legislação é forte e assegura que todas as
empresas de ônibus do Brasil devem ser totalmente acessíveis aos deficientes
físicos, mas na prática não é o que acontece. Apesar de a fabricação de ônibus
sem acessibilidade ser proibida no País desde 2008, uma pesquisa realizada pelo
IBGE mostra que, dos mais de 5.500 municípios brasileiros, apenas 11,7% cumprem
a lei n.º 10.098 de acessibilidade.
Em Curitiba, além de quase 100% da frota operante
contar com elevadores nas linhas de ônibus, nos locais de embarque e nas
estações-tubos, os moradores e usuários do transporte coletivo contam também
com o programa Transporte Acesso. A responsável pelo serviço na Assessoria dos
Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, Fernanda de
Castro Moletta, explica como a iniciativa funciona: “O ônibus é destinado a
pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que não conseguem utilizar o
transporte convencional e que possuem renda familiar per capita de até um
salário mínimo.” O micro-ônibus é equipado com elevador e conta com espaço para
cadeiras de rodas, cão-guia, além de acessórios importantes para mobilidade.
O usuário deve residir em Curitiba e solicitar seu
credenciamento num CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para poder
utilizar o Transporte Acesso. É preciso agendar o transporte com no mínimo uma
semana de antecedência, informando o nome completo, número da carteirinha,
destino, tipo de atendimento, dia e horário pretendidos. O usuário é buscado em
casa, levado até o destino e, quando o atendimento tiver terminado, deixado
novamente na porta de casa. “O uso do transporte é destinado à condução para consultas,
exames, habilitação e reabilitação, além de atendimentos socioassistenciais não
continuados”, informa Fernanda.
No portal, desenvolvido pelo Instituto das Cidades
Inteligentes (ICI), o usuário pode solicitar o agendamento do uso do
transporte, acompanhar suas solicitações de viagens, além de manter atualizados
seus dados de contato. “Para ir ao encontro da ideia de acessibilidade,
agregamos funcionalidades que facilitam o atendimento das demandas dos usuários
e garantem mais agilidade, controle e, principalmente, maior número de pessoas
atendidas pelo programa”, comenta Felipe Massardo, coordenador do projeto no
ICI.
A solução Transporte Acesso engloba também uma
ferramenta administrativa, que otimiza a gestão e o planejamento do programa da
prefeitura por meio da automação de processos. Segundo Massardo, os gestores
podem acompanhar e configurar a roteirização dos ônibus, que agora é
automática, os agendamentos e o fluxo dos usuários, além de emitirem relatórios
gerenciais. “Quantidade de solicitações, tempo aproximado das viagens,
cadastramento de usuários e rotas dos ônibus ficaram bem mais fáceis de
gerenciar”, completa o coordenador.
ICI – Instituto
das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo
o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e
implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais
informações: www.ici.curitiba.org.br
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