Uma
das épocas de maior movimentação no comércio está chegando, o final do ano. Os
clientes se preparam para realizar compras para datas especiais como a Black
Friday, o Natal e os famosos amigos secretos, o que gera uma alta demanda do
mercado. Por conta disso, empresários e donos de lojas acabam contratando
empregados temporários e já começam a arrumar os estabelecimentos para os
negócios. E como preparar uma equipe de vendedores em tão pouco tempo para
prestar o melhor atendimento ao cliente sem o deixar na mão?
Em
um mundo ideal, o correto é que equipes recebam treinamento com uma certa
antecedência. Sabemos, porém, que isso nem sempre é possível, uma vez que a
procura por profissionais sem experiência aumenta nesses períodos. Com pouco
tempo disponível, quatro pilares são essenciais para treinar esses vendedores:
·
Aplicar os indicadores de resultados já utilizados
no estabelecimento, a fim de mensurar o desempenho e melhorar a performance;
·
Respeitar os processos de vendas, para que
todos conheçam as estratégias adotadas para influenciar o processo de compra;
·
Exigir competências do vendedor, como
disciplina, comunicação, criatividade, adaptabilidade e empatia;
·
Saber motivar, pois de nada adianta todo o
conhecimento sobre as técnicas se não houver motivação para aplicá-las.
Fatores
como um bom mix de produtos, estoques sempre abastecidos, a padronização no processo
de atendimento, boas condições no pagamento, o cumprimento dos prazos de
entrega e a existência de um suporte pós-venda são fundamentais para que a loja
dê conta da demanda e atraia clientes o ano inteiro, não apenas em datas
festivas. Afinal, um bom atendimento é a pré-venda da próxima venda.
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