Levantamento revelou que 79% pretendem aproveitar as ofertas
do período; Maioria das compras (51%) serão feitas pela internet
Os
smartphones serão o item mais cobiçado para compra na Black Friday, indica
pesquisa do Mercado Livre encomendada ao IBOPE Conecta. O produto foi
mencionado por 31% dos participantes. Eletrodomésticos (11%) e TVs (6%)
contemplam o ranking dos três mais citados. O levantamento revelou, ainda, que
79% pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday em 2018. A internet segue
como tendência de canal para compra durante o período: 51% dos
participantes aproveitará a data – que neste ano cairá em 23 de novembro - para
realizar suas compras online. O resultado oscilou positivamente em relação ao
ano passado, em que 48% declararam utilizar o canal digital.
Vantagens
do canal online
Além
da internet, 13% dos consumidores utilizarão as lojas físicas e 37% farão as
compras tanto em canais físicos quanto digitais para aproveitar a data.
Na
comparação com lojas físicas, o fator determinante para que as lojas online
sejam as eleitas para as compras é um melhor preço ou maior desconto,
mencionada por 54% dos entrevistados. Além disso, frete grátis (30%),
possibilidade de parcelamento (8%) e variedade de produtos (7%) foram os demais
fatores citados.
O
levantamento foi feito com mil pessoas entre os dias 19 a 25 de setembro, e
ouviu participantes de ambos os sexos, maiores de 16 anos e pertencentes às
classes A, B e C, de todas as regiões do país.
Adesão
à data
O
alto índice de adesão à Black Friday (70%) está relacionado a um histórico
favorável na data: 95% dos que compraram na edição passada declararam ter tido
uma experiência positiva, ao encontrarem bons descontos. Já em relação às
razões para não aderir à campanha, a restrição financeira é a principal. Entre
os 21% que não tem intenção de consumir na data, mais da metade (51%) mencionou
a falta de dinheiro como motivo. Desinteresse foi mencionado por 42% e 7%
declararam que não gostam de comprar na data.
Antecipação
do Natal, categorias e produtos de desejo
Assim
como na edição anterior da pesquisa, metade (50%) dos respondentes usarão a
Black Friday para adiantar as compras de Natal. Os demais se dividem entre os
que não pensaram a respeito (35%) e os que não pretendem comprar os presentes
de Natal nesta data (14%).
As
categorias que despertam maior interesse no consumidor são Moda e Acessórios
(30%), Celulares (21%), Eletrodomésticos e Linha branca (20%), Saúde e Beleza
(19%) e Livros (18%). Em relação à quantidade, 44% pretendem comprar até três
produtos na promoção este ano, índice que era de 39% no ano passado; 17%
comprarão quatro ou mais produtos e os 39% restantes ainda não se decidiram
sobre a quantidade de itens.
Previsão
de gastos e formas de pagamento
Em
relação à previsão de compras para a Black Friday, 47% pretendem gastar acima
de R$ 500. Gastar de R$ 50 a R$100 é a expectativa de 5% e a faixa de preço
seguinte, nos valores entre R$ 100 e R$ 250, foi mencionada por 9%. Parcela
similar (10%) declarou que seus custos ficarão entre R$ 250 e R$ 350. Os
valores de R$350 a R$ 500, foram mencionados por 13%.
Dentre
os 42% dos participantes que declararam que vão utilizar o décimo terceiro
salário para comprar na Black Friday, 7% utilizarão o valor integral na data, e
o restante (35%) informou que utilizará o valor parcial. Enquanto 25%
declararam não receber o benefício, os 33% restantes usarão o 13º para outros
fins.
Sobre
a forma de pagamento, o comportamento do consumidor é praticamente o mesmo que
no ano anterior: a opção de pagar alguns itens à vista e outros de forma
parcelada no cartão liderou nos dois anos com 35%. Na sequência, 28%
declararam nas duas edições da pesquisa que irão parcelar as compras no cartão
de crédito. A opção à vista no boleto recuou de 23% para 21% neste ano e o
pagamento à vista no cartão de crédito cresceu 14% para 16% na edição de 2018.
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