A
música é arte de combinar os sons de modo a produzir sensações agradáveis com o
objetivo fundamental no desenvolvimento da criança seja no âmbito moral e/ou
social, contribuindo para aquisição de hábitos e valores importantes de
cidadania.
No
cenário contemporâneo, concebemos o mundo como um todo integrado e não em
partes fragmentadas, demonstrando o conhecimento contínuo com o meio em que
vivemos.
A
educação deve ser vista como algo transformador da consciência para todos com
poder de libertação, criação de conhecimento e auto estima, permitindo ao
estudante explorar e projetar totalmente seus pensamentos.
O
educador musical deve estar aberto na busca de novas metodologias que
viabilizem as vivências na linguagem da música. Esse olhar de reflexão do
professor sobre a sua experiência musical diária é ainda o melhor método para
que suas aulas não se tornem cansativas e sem significado para a criança.
A
criança deve fazer música brincando, sendo essa a sua maneira de relação e
descobrimento do mundo a sua volta. Nesse período, a criança percebe os sons,
aprende o gestual de uma canção, toca um instrumento, traduz movimentos
rítmicos por meio do corpo, pesquisa, constrói e descobre novos sons e
instrumentos. É na ludicidade do ateliê de música que a criança se relaciona
com os sons manifestando e expressando sua afetividade.
A
roda de cantos, o contar de histórias, danças gestuais, manipulação e execução
dos instrumentos de percussão e apreciação de canções musicais são formas de
atividade no ateliê musical. Não se pode esquecer também da importância de
trabalharmos com músicas de diferentes culturas e nações indo do popular ao
erudito.
Nas
aulas de música são necessários vários materiais lúdicos e criativos que as
tornem muito mais interessantes. Não basta apenas tocar a canção e cantar, mas
atrelar estas situações com recursos visuais como bichos de pelúcia, fantoches,
tecidos, brinquedos de madeira, bolas, bexigas, e materiais recicláveis, com a
finalidade de facilitar a sensibilidade, criatividade pela aprendizagem.
É
na experimentação e na descoberta de novos sons que construímos uma abordagem
musical mais eficaz e com isso criamos novos métodos e formas de fazer música.
A criança percebe que seu professor com estas novas formas de aprendizado tem a
concepção de direcionar todo seu conhecimento na construção de uma pessoa
cidadã, criativa, reflexiva na forma de atuar perante a sociedade, com a função
de ajudar na possibilidade de novas oportunidades futuras.
Dessa
forma, a educação musical é uma proposta importante que justifica ser aplicada
durante a fase da infância em que ocorre maior desenvolvimento psicológico,
emocional e cognitivo. A música tem papel transformador no desenvolvimento
infantil, integrada com as outras áreas do conhecimento.
Gustavo Andrade
Carluccio - Professor de Música no Colégio Marista Champagnat (Ribeirão
Preto-SP)
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