Com apoio de Instituto Humanitas360, iniciativa possibilita
que detentas da penitenciária em Tremembé (SP) administrem seu próprio negócio
e tenham perspectivas após saída da prisão
Capacitar
e reinserir detentas na sociedade por meio do empreendedorismo. Este é o propósito
de um projeto que promoveu a criação de uma cooperativa de artesanato dentro da
Penitenciária Feminina II de Tremembé, no interior de São Paulo. A partir da
capacitação e do apoio a detentas para desenvolverem seus produtos e
administrarem o negócio, inclusive após a saída da prisão, a cooperativa
começou a vender artigos como colchas, bolsas e almofadas em outubro, após o
lançamento da marca Tereza, por meio da qual a produção das internas será
comercializada.
A
cooperativa é integrada por um grupo de 30 presidiárias, que participaram de
uma série de oficinas com o designer e tecelão Renato Imbroisi, especializado
em criar produtos de artesanato com comunidades no Brasil e na África. A
proposta foi ajudá-las a desenvolver suas habilidades e agregar valor aos
produtos, todos confeccionados com matéria-prima e acabamento de alta
qualidade.
A
iniciativa foi idealizada pelo Instituto Humanitas360 (H360), que investiu R$ 1
milhão na compra de equipamentos e capacitação, e teve como instituições parceiras
a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, o Tribunal
de Justiça do Estado de São Paulo, o Conselho da Comunidade da Vara da Execução
Criminal de Taubaté e a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do
Estado de São Paulo. Atuando como uma incubadora de startups
formadas dentro de prisões, o H360 fornece às cooperativas capital semente,
capacitação técnica e apoio ao desenvolvimento do modelo de negócio, garantindo
que 100% da renda gerada seja transferida para os detentos e ex-detentos
cooperados.
Em
paralelo ao apoio na criação dos artigos, a maioria itens
de cama e mesa, o Instituto também trabalhou na
criação da marca Tereza. Na gíria dos presídios, Tereza é uma
corda improvisada, feita com lençóis amarrados, usada em tentativas de fuga.
Com o lançamento da marca, realizado em um leilão beneficente com a presença de
nomes como Luciana Gimenez, Gloria Kalil e Bob Wolfenson, entre outros,
transformou-se em sinônimo de produtos exclusivos, com a missão de garantir que
os presos nunca voltem ao cárcere. Com branding desenvolvido por André
Poppovic, da OZ Design, Tereza já conta com site para venda dos produtos
no endereço www.tereza.org.br e está nas principais redes sociais.
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