Pesquisar no Blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Engie previne motorista de ficar parado no meio da estrada em pleno feriado


“Mecânico virtual” instalado no carro analisa mais de 10 mil itens em tempo real e avisa pelo celular se alguma parte precisa de manutenção preventiva antes de o motorista viajar; veja itens que precisam ser checados


O dono de um carro desprovido de computador de bordo não precisa comprometer o feriado prolongado se estiver com a manutenção preventiva do veículo em dia. Hoje, a tecnologia permite até que o motorista se antecipe aos problemas elétricos e mecânicos bem antes deles surgirem.

Desenvolvido pela startup israelense de mesmo nome, que tem Uri Levine (criador do Waze e Moovit) entre seus cofundadores, o Engie utiliza a tecnologia para checar mais de 10 mil itens de um carro em tempo real e a distância, avisando pelo celular o motorista se tudo está em ordem ou se precisa levar o carro ao mecânico.

Para se ter uma ideia, dos 1.763 atendimentos realizados durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 a 14 de outubro), na CCR Nova Dutra, que liga São Paulo ao Rio, 51% corresponderam a atendimentos mecânicos. Outro dado da Polícia Rodoviária Federal mostra que as falhas mecânicas responderam por 4.645 ocorrências em todo o país, em 2017.

O Engie é uma espécie de “mecânico virtual” e pessoal que ajuda o motorista na manutenção do veículo, de forma que ele dirija com tranquilidade e dentro da sua total capacidade de eficiência.  Além de detectar o mau funcionamento de alguma parte do carro -- isso é feito por um dispositivo instalado à saída OBD2, que geralmente fica no painel abaixo do volante --, o Engie também fornece informações “real time” das condições do motor e da bateria, por exemplo.

No caso de alguma ocorrência irregular, o motorista pode checar pelo aplicativo do celular quais são as oficinas mecânicas credenciadas que atendem a região em que o veículo está e mesmo que o condutor não conheça o local ele pode pedir orçamento de serviços e peças, entre outras facilidades. Provido de informações fornecidas pelo Engie, o motorista pode chegar à oficina sentindo-se mais seguro para conversar com o mecânico.

“O mais importante é procurar uma oficina ou um mecânico de confiança para fazer manutenção adequada e substituir somente os itens corretos e necessários”, alerta Patrik Ricardo,  proprietário da oficina GFix Centro Automotivo, no bairro Brooklin Paulista, em São Paulo. Por isso, é recomendado escanear o carro com o Engie alguns dias antes da viagem -- o Engie está disponível para o sistema Android ou iOS (acesse o site aqui).

Patrick também indica aqui uma lista de itens do carro que o motorista precisa estar atento antes de pegar estrada. Veja a seguir:
               
1.    
                        Pneus: verifique a calibragem de acordo com o manual do carro, pois cada modelo possui uma calibragem diferente. Checar a profundidade dos sulcos para escoamento da água e desgaste irregular da banda de rodagem.

2.    
                        Rodas: procure por amassados, quebras ou trincas.
       
3.    
                        Suspensão: peça ao mecânico para verificar o alinhamento, o balanceamento e folgas no conjunto, que possam indicar desgaste das peças móveis. Fique atento a barulhos estranhos.    
       
4.    
                        Fluidos: checagem dos níveis dos fluidos e validade dos mesmos. Fique de olho em possíveis vazamentos.
       
5.    
                        Óleos: devem ser checados do motor, líquido de arrefecimento, óleo de transmissão, fluido de freio, óleo da direção hidráulica, nível do combustível no reservatório de partida a frio (caso tenha) e fluido embreagem.  
       
6.    
                        Sistema elétrico: checagem em lanternas, faróis, luz de indicação e painel.
       
7.    
                        Sistema de limpeza do vidro: verificar funcionamento das hastes do limpador, estado das palhetas, desembaçador traseiro (quando houver) e funcionamento do ar e do ar-condicionado.

       

8.    
                        Mecânica e motor: funcionamento do motor e possíveis falhas, vazamento de óleo, acionamento da embreagem quando mecânica, barulhos de rolamentos na rodagem do veículo e conjunto de freio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados