Um dos fluxos de
recursos na economia refere-se à prestação de serviços e os serviços jurídicos.
De um lado existem pessoas ou grupo de pessoas (formando escritórios de
advocacia ou departamentos) detentoras desse conhecimento jurídico/legal; e do
outro, pessoas, empresas e negócios carentes de orientação jurídica para elaboração
de suas necessidades.
O patrimônio de
um prestador de serviço jurídico é representado pelas pessoas que o compõe e
seus respectivos conhecimentos e experiencias acumuladas, de modo que esse
“ativo” desce o elevador (ou escadas) e vai para casa todos os dias no final do
expediente, tornando zero o seu valor caso esse “ativo” não retorne na manhã
seguinte!
Desta forma
considero que os quatro pilares de um prestador de serviços são: seus talentos,
representados por sua equipe de advogados (incluindo os sócios); as informações
e dados coletados, armazenados, indexados e utilizáveis, gerando o conhecimento
explícito e tácito; a tecnologia embarcada nesse ambiente possibilitando a
conexão entre os pilares anteriores e, por fim, a coordenação geral de tudo
isso criando foco e direcionando os esforços em direção ao resultado.
Os consumidores
de serviços jurídicos estão inseridos no mercado como um todo e seguem suas
tendências esperando dos prestadores alta qualidade, excelente prestação de
serviços e preços competitivos, gerando nestes últimos a necessidade de se
adaptarem ou reinventarem adotando o mantra de “fazer mais com/por menos”.
A metáfora, por
mim adotada, é a de um tabuleiro de xadrez na gestão de um escritório de
advocacia, onde a simples movimentação de um peão pode desencadear uma
alteração estratégica que resultará num xeque mate de um ou de outro lado.
Para
exemplificar as componentes principais de cada pilar e a interação entre elas,
temos:
·
A principal interação entre o pilar da
Informação (governança) e o pilar da Coordenação (representado
pelos sócios e gestores) origina a gestão estratégica.
·
A principal interação entre o pilar da
Tecnologia (representado por todos os sistemas instalados) e o da
Informação origina a eficiência, com a utilização correta e rápida
dessas informações.
·
A principal interação entre o pilar dos Talentos
(representado pela equipe e sua formação técnica) e o pilar da Tecnologia e
da Informação (representados pelo acesso às informações e ao
conhecimento acumulado) origina a qualidade do trabalho executado.
·
E a principal interação entre o pilar da
Coordenação (representado pelos sócios e/ou gestores) e o pilar de
Talentos origina a elaboração correta e tempestiva dos trabalhos.
O
resultado final produz o que o mercado deseja: um trabalho de qualidade
associado a uma excelente prestação de serviços executado tempestivamente e com
o uso correto de recursos, agregando valor ao cliente com preços competitivos.
José Paulo
Graciotti - autor do livro “Governança Estratégica para escritórios de Advocacia”,
sócio
da Graciotti Assessoria Empresarial, membro da ILTA– International Legal
Technology Association e da ALA – Association of Legal Administrators.
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