Pesquisar no Blog

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Importância da Vigilância Ativa para detecção do câncer

De acordo com matéria publicada pela revista Veja, nesta segunda-feira (06), o senador José Serra (PSDB) foi diagnosticado com câncer de próstata, por meio da Vigilância Ativa, ou seja, exames frequentes que permitem o diagnóstico precoce – desta forma, evitam-se ou postergam-se intervenções cirúrgicas e radioterápicas.

O procedimento também é usado para prevenção, diagnóstico e tratamento de outras neoplasias, como é o caso do câncer colorretal: de acordo com as diretrizes atualizadas para rastreamento da doença, a colonoscopia deve ser realizada anualmente a partir dos 45 anos de idade. Com o exame, é possível identificar tumores e lesões pré-oncológicas e eliminá-las, já tratando o câncer.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para mais de 36 mil novos diagnósticos de câncer colorretal no Brasil, em 2018. Os tumores agridem o cólon e o reto, segmentos do intestino grosso, e têm sintomas como sangramento anal, eliminação de sangue ou muco nas fezes e alteração do hábito intestinal.

A colonoscopia permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal por meio de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo. Ela é considerada padrão ouro dos métodos que se dispõem atualmente, representando a melhor ferramenta para diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer colorretal.

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) promove mutirões de prevenção do câncer colorretal, ação social que já realizou mais de 1.100 colonoscopias em pacientes do grupo de risco para a doença. Os especialistas da SOBED já estão à disposição para comentar a importância da vigilância ativa para assistência em saúde e controle de doenças importantes, como o câncer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados