Pense
num peixe. Eu também vou pensar em um. E então, vamos dizer um ao outro o que
pensamos. Você me descreve o seu: numa travessa assado com batatas. E eu conto
os detalhes do meu, que está nadando num aquário.
Mas, nós dois não pensamos na mesma
coisa?!
Agora pare um pouco e reflita sobre as
mensagens que a sua empresa está levando para dezenas, centenas ou milhares de
pessoas. Será que todos os seus públicos de interesse estão imaginando o mesmo
peixe? Quanto você está ganhando com isso? Quanto está perdendo? Quais as
consequências para a imagem da empresa? E para sua reputação?
O fato é que em qualquer organização,
o sucesso e a superação de metas dependem muito mais da qualidade da
comunicação com empregados, fornecedores, parceiros de negócios e o consumidor
final do que se pode imaginar.
No entanto, frente às atribulações do
dia a dia, é comum os gestores subestimarem o real valor da comunicação
empresarial, que muitas vezes sequer aparece na lista de prioridades e
investimentos. Isso é um grande erro estratégico.
O peixe que você vende pode ser muito
diferente do percebido por quem o compra ou, pior, por quem o deixa de comprar.
Os diferenciais dos produtos ou serviços que você vende, os valores
institucionais que o acompanham e a experiência de compra proporcionada não são
informações óbvias.
A falta de comunicação empresarial se
reflete diariamente em todos os âmbitos: no clima organizacional, no
desperdício de oportunidades para atrair parceiros estratégicos, na perda de
negócios e, principalmente, na abertura de espaço para o concorrente que se
comunicar melhor.
Independentemente do tamanho da
organização, seja uma startup ou um dinossauro, só um projeto de comunicação
bem estruturado, desenvolvido por profissionais qualificados e alinhado a
objetivos de negócio, pode garantir que a mensagem certa alcance cada público
de interesse e seus universos de atuação, com abertura de oportunidades diretas
ou indiretas de crescimento.
Desenvolver e por em prática projetos
de comunicação traz a ótima oportunidade de se olhar a partir do outro. Mais
ainda, de descobrir novas possibilidades dos produtos e serviços ofertados,
muitas vezes despercebidas. E então utilizar as ferramentas mais apropriadas,
sejam posts em redes sociais ou ações de relacionamento com a mídia, cujos
resultados não acontecem num piscar de olhos, mas quando chegam são sólidos e
bem duradouros.
Alguns
ícones como Jeff Bezos, Bill Gates e Steve Jobs entenderam bem a importância
disso. O resultado ficou no mundo. E para todo mundo ver.
Maria
Emília Farto - jornalista, assessora de imprensa, especializada em gestão de
comunicação empresarial e de marketing (branding), fundadora da Polo de
Comunicação.
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