Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de abril de 2017

Teste: O que realmente atrapalha seu emagrecimento?



 Responda a estas 4 perguntas e descubra o que te impede de conquistar a boa forma desejada


O mundo de hoje possui tantos vilões da vida saudável, que fica até difícil contar todos eles. Sedentarismo, alimentos industrializados e extremamente processados, rotina atribulada e relações interpessoais costumam atrapalhar a busca por um corpo mais magro. Para isso, é preciso manter uma alimentação saudável que vai muito além das dietas, conforme explica Rodrigo Polesso, que é criador do Código Emagrecer de Vez e certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, EUA.

Para descobrir os “sabotadores” do processo de emagrecimento, Polesso preparou um teste com perguntas fáceis de responder:


Qual destas frases mais combina com o que você pensa?

a) Preciso emagrecer muito rápido, “para ontem”!
b) Não tem jeito, pra emagrecer precisa passar fome.
c) Preciso ter controle diário do meu peso para não perder o rumo.
d) O segredo é escolher os melhores restaurantes e evitar fast food.
e) Só consigo emagrecer se a família toda “entrar na dança” e me apoiar.


Qual destas atitudes NÃO combina com você ?

a) Sou o tipo de pessoa calma, que não se desespera.
b) Tenho ansiedade e sempre como muito, até ficar com a barriga cheia!
c) Tanto faz o peso na balança... o que vale é sentir que está emagrecendo.
d) Gosto de cozinhar, fazer novas receitas e usar novos ingredientes.
e) O apoio dos amigos não faz diferença nas minhas decisões.


Se você tivesse poderes mágicos, qual destas decisões tomaria primeiro?

a) Faria o meu metabolismo agir de forma mais acelerada.
b) Reduziria um pouco o tamanho do meu estômago – e da minha fome.
c) Veria o meu peso a todo momento na tela do meu celular.
d) Teria comida saudável todos os dias no trabalho, com um simples gesto.
e) Mudaria a cabeça dos amigos e todos aqueles que me levam para o “mau caminho”.


Qual destes compromissos você teria mais dificuldade de cumprir?

a) Fazer mudanças gradativas e lentas na alimentação para emagrecer lentamente.
b) Comer bacon, ovos e outras fontes de proteína, e mesmo assim emagrecer.
c) Ficar semanas sem checar o peso na balança.
d) Cozinhar o próprio almoço todos os dias, montando a própria “marmita” para o trabalho.
e) Conhecer novos amigos e evitar conversar com quem impede de emagrecer.


Como somar os pontos:

Cada resposta tem um valor. A = 5 pontos; B= 4 pontos; C= 3 pontos; D= 2 pontos; E= 1 ponto.

Basta calcular quantos pontos você somou.



Resultados:

4 a 7 – Pressa
O que mais atrapalha o seu emagrecimento é a pressa por resultados rápidos. Segundo Rodrigo Polesso, o processo de emagrecimento saudável deve ser constante e ter longo prazo. “É possível ter ótimos resultados em algumas semanas ao se seguir os hábitos corretos, mas isso não deve ser o suficiente para se sentir satisfeito”, explica o especialista, que destaca a importância de mudar o estilo de vida alimentar, e não “fazer uma dieta”. “Quem quer resultados verdadeiros deve ir com calma e transformar os hábitos em vez de apenas fazer dieta por pouco tempo e depois voltar ao que era consumido antes”, conta. Afinal, o que se quer é se viver saudável e em forma para sempre e não só por um período limitado de tempo.



8 a 11 – Restrição alimentar
O mito da restrição alimentar é o seu grande inimigo! Polesso explica que a grande maioria das pessoas acredita que é preciso reduzir a quantidade de alimentos para emagrecer. “Não existe quantidade certa, e sim qualidade”, destaca, explicando que o que mais faz o corpo acumular gordura é uma alimentação baseada no consumo de carboidratos e alimentos industrializados e extremamente processados, os quais, promovem diretamente a ação descontrolada do hormônio insulina, o qual promove o armazenamento de gordura e ao mesmo tempo bloqueia sua queima. “A melhor ciência nutricional disponível hoje no mundo sugere que se alimente de mais fontes de gorduras boas, reduzindo o consumo de carboidratos processados e refinados, valorizando o que é natural, de forma ainda que não seja preciso passar fome durante ou entre as refeições. Isso é o que eu chamo de Alimentação Forte, um estilo alimentar flexível baseado em evidências que vai te ajudar a emagrecer e manter o novo estilo de vida pra sempre”, completa.



12 a 15 – Balança
O que atrapalha o seu emagrecimento é a balança! Por mais estranho que possa parecer, o fato é que ficar se pesando o tempo todo não é a melhor opção. “É um grande problema considerar o peso como única medida para progresso de um programa de alimentação, porque ele pode até mesmo flutuar bastante durante o dia e depois porque a balança mede o peso bruto, mas não mostra o que está realmente acontecendo dentro do corpo”, explica. Polesso sugere que as pessoas prestem atenção no que sentem e nas medidas do corpo. “Por diversos motivos, você pode "ganhar peso" em alguns momentos do processo ainda que está perdendo gordura e indo na direção certa, e ver isso na balança pode enganar sua  percepção de evolução”.



16 a 20 - Pessoas
Sabe o que te atrapalha para emagrecer? As pessoas! Segundo Rodrigo Polesso, amigos, familiares e colegas podem ser grandes sabotadores de uma alimentação. “É claro que somos fortes para seguirmos nossas decisões, mas é claro que tudo fica muito difícil sem o apoio de quem está perto de nós”, explica o especialista, que sugere que pessoas em processo de emagrecimento busquem se cercar de outros que tenham o mesmo objetivo. “Tente conviver com quem tem o mesmo pensamento que você, nem que isso ocorra online, como é na Tribo Forte, e evite conversar sobre o assunto com aqueles que não te apoiam”, completa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados