Vem aí a
maior promoção do ano
Em 2015, a Black Friday - o maior evento de promoções da internet
- superou as expectativas e atingiu mais de R$ 1,5 bilhão de reais – 76% maior
do que foi registrado em 2014, de acordo com os dados da ClearSale. Em plena
crise econômica e aumento do desemprego, estes dados são animadores para o
mercado. Isto se deve principalmente ao fato de que o consumidor está
aprendendo a lidar com a situação e aproveitando as ofertas sem medo de cair em
um golpe. Neste ano a data da grande promoção será no dia 25 de novembro.
O brasileiro está mais atento as suas compras e depois de tantos
anos seguidos desconfiado da “Black Friday”, conseguiu compreender de fato
aonde é seguro comprar. Não só isto. “O consumidor está pesquisando com
antecedência, e portanto, está atento aos valores que são cobrados antes da
Black Friday. Isso não só permite que ele não caia em golpes, como também o
prepara para ter realmente a melhor oferta”, conta Leonídio de Oliveira Filho,
empresário e criador do site Dica de Preço.
Outro fator que chama a atenção é o fato da ação promocional ter
se estendido e ido além, não somente da internet, mas também das grandes redes
varejistas. O consumidor agora está de olho nas promoções nas lojas ao lado da
sua casa e pode encontrar preços mais atrativos. Ainda assim, valem as dicas
tradicionais sobre ficar de olho na credibilidade da loja e sempre estar atento
ao “Vendido por” e “Entregue por”, que aparecem em letras menores na hora de
comprar.
Outra dica interessante é já ter em mente a lista de coisas que se
quer adquirir, pois isto ajuda a não fazer compras por impulso e não correr o
risco de se gastar mais do que deve. “O consumidor também precisa avaliar o
quanto está disposto a pagar por aquele produto e verificar sempre as variações
de preços que podem ocorrer a qualquer minuto do dia”, analisa.
Os buscadores e comparadores de
preço da internet, como o próprio Dica de Preço, são uma boa ferramenta de uso
em busca das promoções, principalmente na Black Friday. O Dica de Preço ainda
possui um “Histórico de Preços”, onde o consumidor pode fazer a comparação dos
valores com dias, semanas e meses anteriores. Ao que tudo indica, o ano de 2016
não será diferente do de 2015 em termos de venda, porém é preciso fazer
economia, e com cuidado.
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