O
cérebro aprende a se controlar e respeitar regras desde cedo. Confira dicas de
um especialista no assunto para ajudar seu filho a treinar esta habilidade
Você já ouviu falar em cérebro executivo? Cérebro
executivo é um cérebro capaz de ter controle, ser flexível e ter boa memória de
trabalho, funções essenciais para o aprendizado e para a vida.
Todos nós nascemos com potencial para desenvolver
capacidades que nos permitem controlar impulsos, fazer planos, manter o foco e
organizar as informações que nosso cérebro retém na memória.
Ao contrário do que muita gente pensa, não se
trata apenas de aprender a linguagem, números ou cores. As crianças precisam
estar aptas a trabalhar efetivamente com outras pessoas, ignorar distrações e
lidar com múltiplas demandas.
Segundo Solange Jacob, especialista em funções
executivas do cérebro e Diretora Pedagógica Nacional do Método SUPERA, as
funções executivas consistem em um conjunto de processos cognitivos que se dão
no córtex pré-frontal do cérebro.
“Funções executivas são um grupo de habilidades
que nos ajudam a focar em múltiplos fluxos de informação ao mesmo tempo,
monitorar erros, tomar decisões com base em informações disponíveis, rever
planos e, se necessário, resistir à tentação de deixar a frustração nos
conduzir a ações precipitadas”, explica a especialista.
Pesquisadores acreditam que neste processo estão
envolvidas três categorias de competências: controle inibitório, memória de
trabalho e flexibilidade cognitiva.
Para compreender, considere este exemplo: uma
criança precisa se revezar com outras em alguma atividade. Então, em primeiro
lugar, ela precisa ter controle inibitório, porque terá que parar tudo o que
estiver fazendo e deixar a outra criança ter a vez. Mas, quando for a sua vez
novamente, vai precisar lembrar o que estava fazendo na rodada anterior. Isso
está na memória de trabalho.
Em uma brincadeira em que várias crianças
precisam repetir uma sequência de gestos, como por exemplo no “Passa-Anel”, se
uma delas errar, a criança que for realizar a sequência depois, não pode se
perder. Para isso, ela precisa ter o que chamamos de flexibilidade cognitiva.
Para desenvolver as funções cognitivas do seu
filho, fique atento ao seu relacionamento com ele.
Em casa, os pais podem ajudar – e muito! – os
filhos a desenvolverem suas habilidades. Veja as dicas de Solange Jacob:
Mantenha uma relação positiva com seu filho para
ajudá-lo a se preparar melhor para lidar com situações estressantes, o que, por
sua vez, o ajudará a desenvolver suas funções executivas.
Seja afetuoso e sensível às necessidades do seu
filho.
Use métodos brandos de disciplina tais como o
diálogo e sugestões, principalmente quando você quiser que ele faça ou deixe de
fazer alguma coisa.
Incentive seu filho a ser independente,
ajudando-o em suas atividades somente quando ele precisar.
Tente manter as atividades domésticas e rotinas
consistentes e organizadas.
Incentive-o a se envolver em brincadeiras sociais
de faz-de-conta com outras crianças (especialmente brincadeiras onde ele
precise assumir um papel e se adaptar à “história” conforme ela vai mudando).
Escolha jogos para o cérebro no computador que
ajudem a desenvolver as funções executivas.
Incentive seu filho a fazer meditação, música,
artes marciais, dança, ginástica cerebral ou atividades aeróbicas. Escolha
atividades que sejam suficientemente desafiadoras para mantê-lo motivado.
Pergunte ao
professor da pré-escola ou da educação infantil como ele está se ajustando ao participar
das atividades diárias (por exemplo, seguir instruções, controlar seus
impulsos).
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