O intuito de toda empresa é sempre crescer e expandir seus negócios. Entretanto, para obter tal ganho, é fundamental estar atento às formas de conduta na hora das negociações. E, para isso, fazer o uso da empatia é um diferencial para fortalecer o relacionamento entre empresas e clientes.
Segundo dados da SuperOffice, para 86% dos
compradores, ter uma boa experiência é mais importante que o valor a ser pago
pelo que está sendo oferecido. Isso se dá pelo fato de que, em muitas vezes, o
consumidor sente falta de uma melhor compreensão e aproximação humanizada por
parte da empresa.
Para evitar transmitir essa sensação, a empatia
ajuda as empresas na melhor percepção acerca do atual momento. Pois, através
desse reconhecimento, é possível identificar se aquela é ou não a melhor hora
de abordar o cliente para fazer sua oferta, levando em conta qual é a dor do
consumidor a ser solucionada.
Neste aspecto, priorizar o bem-estar do cliente
permite a construção de um relacionamento mais efetivo entre ambos. A empresa
consegue fortalecer com o consumidor o sentimento de que ele está ali não
somente pelo interesse da venda, mas também pelo cuidado em pensar no que será
melhor a longo prazo para a parte interessada.
Cabe ressaltar ainda que a empatia não deve ser
aplicada somente pela empresa. O cliente também precisa ser empático, dando
retorno se deseja continuar um processo de compra ou não, por exemplo. É
preciso respeitar o tempo de ambos, buscando gentilezas mútuas.
Muitas vezes, o consumidor se sente envergonhado em
dar um retorno negativo por não estar em um momento propício para aceitar a
oferta. Essa atitude demonstra a falta de empatia, pois deixa de levar em conta
o tempo ali dedicado por parte da empresa para prestar o atendimento
solicitado.
A empatia por parte do consumidor é aplicada quando
ele se coloca no lugar da empresa, que sempre busca agilidade no atendimento.
Desta forma, é demonstrada uma maior transparência, dando assim um reconhecimento
no trabalho e dedicação de ambas as partes.
É importante destacar que devemos fazer uso de
atitudes empáticas em todos os aspectos no nosso dia a dia – e o mundo dos
negócios não fica de fora. Os benefícios conquistados ao desenvolver a prática
de se colocar no lugar no outro, gera um relacionamento de comprometimento e
fidelização.
A empresa, quando consegue transmitir de forma
efetiva sua preocupação e respeito pelo momento do cliente, desperta nele a
expectativa positiva na hora de escolher o produto que está sendo ofertado. Da
parte do consumidor, quando ele se atenta em dar o retorno brevemente, reflete
na valorização e reconhecimento do tempo que foi dedicado para si.
A empatia é a peça-chave procurada por muitas
empresas para impulsionarem seus negócios. Investir em ações que levam em conta
se colocar no lugar do próximo, partindo do pressuposto de que já esteve
naquela posição, auxilia no desenvolvimento de relações efetivas a longo prazo.
No fim, todos saem ganhando quando são mais empáticos.
Bruna Sullivan - gerente comercial na G2
Tecnologia, consultoria especializada em SAP Business One.
G2 Tecnologia
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