Pesquisar no Blog

sábado, 24 de junho de 2017

CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NA DOENÇA ALZHEIMER



No Brasil, cerca de 1,2 milhão vivem com a doença.

Segundo o Fundo da População das Nações Unidas – UNFPA, a população acima dos 60 anos vem aumentando em relação a novos nascimentos. Por conta desse contexto demográfico se faz necessária a avaliação neuropsicológica. A neuropsicologia trata com atenção as necessidades cognitivas, emocionais e sociais que surgem com a idade.

A Neuropsicóloga, Pós Graduanda em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Marcella Bianca, dedica-se ao processo de envelhecimento humano. “A avaliação neuropsicológica é um processo que avalia as funções cognitivas, funcionais e emocionais dos idosos, com o objetivo de detalhar o processo degenerativo. A utilização da avaliação neuropsicológica tem se mostrado eficiente na hipótese de diagnóstico.” relata Marcella Bianca.

Os idosos são propícios a desenvolverem doenças neurológicas, pois as conexões das células cerebrais e as próprias células se degeneram e morrem, eventualmente destruindo a memória e outras funções mentais importantes. Alguns sintomas analisados são a perda de memória e confusão em ações do dia a dia. A avaliação neuropsicológica é imprecídivel para auxílio no tratamento, como a melhora de funções, a mudança de hábitos, alterações de omportamentos para que ajudem a retardar o estado critíco das doenças neurológicas e propicie maior autonomia e funcionalidade.

Idosos com a doença de Alzheimer que contam com acompanhamento das reabilitação neuropsicológica possuem grandes relatos de melhorias do modo interdisciplinar, trazendo um conjunto de mudanças ao indivíduo, que são neuropsicológicas, morfológicas, fisiológicas, bioquímicas, psicológicas/psiquiátricas, sociais e culturais.





Marcella Bianca – Neuropscóloga. Graduada em psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, é Especialista em Neuropsicologia pelo centro de estudos do instituto neurológico de São Paulo - INESP e Mestranda em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Atende em conceituado consultório em região nobre de São Paulo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados