Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Férias escolares: antes de pegar a estrada, revise seu veículo



Checar o sistema de rodagem, balanceamento, itens elétricos e relacionados à visibilidade são importantes para a segurança de todos durante a viagem


As férias escolares de julho serão sinônimo de mais carros nas estradas brasileiras. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vagas, cerca de 30% das duas mil famílias entrevistadas deverão viajar com seus automóveis – um aumento de 47% em relação ao ano passado.

Antes de colocar o veículo na estrada, é importante ter em mente que a revisão de segurança é necessária e deve ser prioridade. Seu principal objetivo é verificar o funcionamento das partes vitais do carro: condições do sistema de rodagem, incluindo o estepe, assim como o balanceamento e a geometria. O mesmo vale para os sistemas de freio, arrefecimento e os itens de segurança relacionados à visibilidade.

“A revisão de segurança tem como objetivo verificar o funcionamento das partes vitais do carro”, explica Eliel Bartels, gerente de Engenharia e Tecnologia da DPaschoal, rede varejista de serviços automotivos. “As condições do sistema de rodagem precisam ser checadas, incluindo o estepe, assim como o balanceamento e a geometria. O mesmo vale para os sistemas de freio, arrefecimento e os itens de segurança relacionados à visibilidade.”


O que checar?

O primeiro ponto a ser observado é a bateria. Sua vida útil, bem como todo o sistema elétrico do carro, deve estar em ordem. Os freios são outros componentes que precisam de uma atenção redobrada do condutor. “Durante uma revisão de segurança, se pode obter um diagnóstico do estado real das pastilhas e do disco de freio. Já na estrada, o motorista deve sempre observar o painel eletrônico do veículo”, detalha Bartels.

No caso dos pneus, é importante verificar as condições e a calibragem antes de viajar, inclusive do estepe, aumentando a pressão em mais 2 a 3 libras. As palhetas do para-brisas também devem ser testadas. “Também é imprescindível verificar se as lâmpadas do veículo estão todas funcionando e reguladas, de forma a não comprometer o campo de visão do motorista, sem atrapalhar os condutores quem vem no sentido contrário.”

Outro ponto importante a se checar é o alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas, conforme explica o engenheiro. “O funcionamento adequado desses sistemas são mais que necessários, por isso, observe com atenção se existem vibrações ao volante. Nesse caso, pode ser que uma roda esteja desbalanceada ou com a direção desalinhada.” Atente-se também ao pneu cantando, que pode indicar desalinhamento. Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo também podem indicar problemas.

Problemas de superaquecimento são os que mais deixam motoristas na estrada. 

Portanto, outro sistema fundamental nas revisões é o de arrefecimento.

Devem ser conferidas as mangueiras, a situação da água do radiador, os interruptores, as válvulas e a bomba d’água. Não se esqueça, ainda, de conferir se o triângulo, a chave de roda e o macaco estão dentro do carro funcionando corretamente. Quanto ao extintor de incêndio, ele deve estar na parte da frente do carro e dentro do prazo de validade. Não possuir algum desses equipamentos obrigatórios, mantê-los mal conservados ou em desacordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é infração grave e pode resultar em multas.


Revisão agendada e gratuita

A DPaschoal, maior rede varejista de serviços automotivos do Brasil, conta com mais de 160 lojas espalhadas pelo país e oferece, gratuitamente, um diagnóstico dos principais itens de segurança do carro. A revisão de segurança é feita por uma equipe capacitada, com equipamentos de última geração que medem, testam e avaliam o desgaste dos pneus e peças do veículo e fornecem um resultado do que precisa ou não ser trocado.

É rápida, confiável e precisa. Outro diferencial importante, que pode ajudar na organização dos viajantes, é o serviço de Hora Marcada, no qual os motoristas podem agendar o melhor horário para fazer a revisão do seu veículo, sem a necessidade de pegar fila ou ficar aguardando na loja.

Para o período de férias escolares – mês de julho – a rede preparou combos de serviços, por preços especiais, tanto para clientes com sgeuro quanto para aqueles que não têm. Saiba mais em http://www.dpaschoal.com.br/revisao-seguranca ou agende um horário em uma DPaschoal perto de você, no link https://www.dpaschoal.com.br/horamarcada/home.
 




DPaschoal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados