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quinta-feira, 26 de maio de 2022

Há muito de belo para se ver: cuidado com o glaucoma

Dia 26 de maio é Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, uma doença oftalmológica que gera perda do campo visual e pode levar à cegueira. A condição, que provoca uma lesão no nervo óptico, atinge cerca de 64 milhões de pessoas entre 40 e 80 anos em todo o mundo – quase um milhão somente no Brasil. Atualmente é uma das principais causas de cegueira, ficando atrás somente da catarata. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número global pode passar dos 110 milhões até 2040.  

É importante lembrar que, como muitas outras especialidades na saúde, a oftalmologia deve estar na lista de consultas periódicas para qualquer idade. O glaucoma é uma doença que ainda não tem cura, sendo o diagnóstico e o tratamento precoce essenciais para o paciente.    

Apesar de qualquer pessoa poder ser diagnosticada com glaucoma, estudos mostram que esta condição é mais comum em alguns recortes populacionais: em geral, pessoas pretas ou que sejam parentes de portadores de glaucoma, idosos, portadores de alta miopia, diabéticos e usuários crônicos de colírios com corticoides têm mais propensão à doença.    

Os sinais mais frequentes de glaucoma ocular são as manchas escuras no campo visual periférico: inicialmente, a visão da pessoa fica restrita ao centro do olhar e prejudicada nas laterais, como se ela estivesse olhando por um túnel – essas manchas são chamadas escotomas. Progressivas, à medida que a doença vai aumentando, essas manchas também crescem de tamanho, deteriorando ainda mais a visão. Outros sintomas frequentes e adjacentes à condição são olhos avermelhados e lacrimejantes, maior sensibilidade à luz, dor nos olhos e na cabeça.    

O grande risco do glaucoma são seus sintomas iniciais, silenciosos e imperceptíveis. Normalmente, quando o paciente desenvolve os sintomas, o glaucoma já está avançado, com cerca de 50% das células ganglionares já atrofiadas. O diagnóstico final é feito por meio de exames e os mais comuns são a campimetria e a tomografia de coerência óptica. O tratamento, definido caso a caso, tem como objetivo reduzir ou estabilizar a pressão intraocular. Na maioria das vezes, ele é bem simples e envolve a aplicação de colírios, melhorando expressivamente a qualidade de vida do paciente. Em casos mais avançados, o especialista responsável pode recomendar a aplicação de laser ou cirurgia.   

 O segredo é manter os cuidados de prevenção dos olhos: além de visitar periodicamente seu oftalmologista, não usar colírios sem prescrição médica. Depende de cada um cuidar da própria saúde e não deixar de lado o cuidado com os olhos. Há muitas belezas na vida para perdermos a chance de vê-las.   

 

Pedro Duraes - médico oftalmologista e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro – Unisa.  


Temperaturas baixas podem agravar quadros de dores articulares e musculares

Atitudes simples como usar gorros, cachecol, luvas e meias de lã podem prevenir ou melhorar os quadros dolorosos

Movimentar-se também é essencial

 


Apesar de as temperaturas terem subido um pouco, a onda de frio que atingiu alguns estados do Brasil assustou a população. O que poucas pessoas sabem é que as baixas temperaturas podem causar uma série de doenças ou ainda agravar algumas condições musculoesqueléticas

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Pilates e RPG, nos dias frios as pessoas tendem a ficar mais tensas, mais contraídas. “Dessa maneira, a musculatura fica mais rígida e menos flexível. A partir disso, quando a pessoa faz algum movimento que demanda mais flexibilidade, ela pode sentir um desconforto maior”.  

“Outra causa das dores articulares mais intensas nos dias frios é que, em geral, a tendência é ficar em casa, embaixo das cobertas, com redução das atividades físicas. Ou seja, essa inatividade também prejudica o sistema musculoesquelético”, reforça a fisioterapeuta.

Tensão aumenta dor

Walkíria explica que pessoas com desgaste na cervical ou com algum problema prévio na cervical, com uma hérnia de disco, por exemplo, podem sentir um agravamento da dor devido à contração da musculatura da região do pescoço e dos ombros.

“A mesma situação pode acontecer nas outras articulações que já possuem um processo degenerativo ou uma doença musculoesquelética. Entre elas podemos citar osteoartrose, artrite reumatoide, espondiloses, bursites e tendinites”, aponta a especialista.

Nesse sentido, o desconforto quase sempre vai se concentrar nas articulações e regiões em que já existe algum problema. Por fim, quem apresenta problemas na fáscia, tecido que reveste todo o sistema musculoesquelético, também pode apresentar um agravamento da dor.



Tudo quentinho

A boa notícia é que é perfeitamente possível evitar uma piora das dores quando as temperaturas estiverem baixas. Aproveite que o frio deu uma trégua e se prepare para as próximas ondas geladas.

O primeiro passo é identificar a região corporal em que mais sente frio. A partir disso, você precisa proteger essa área, da seguinte maneira:

  • Frio no pescoço ou região peitoral: A recomendação é usar cachecol, lenços, blusas mais quentes, camisetas de gola rolê. A ideia é deixar a região bem aquecida para evitar levar muita tensão para os músculos da cervical.
     
  • Frio nos braços e mãos: A ideia é a mesma. Nas mãos, o ideal é usar luvas quando for possível e blusas quentinhas para aquecer a região dos braços.
     
  • Frio nas pernas ou região do quadril: Para essas áreas, a dica é usar meia-calça, calças tipo segundo pele ou até mesmo calças de lã. Quem trabalha em escritórios, por exemplo, pode até providenciar uma coberta para colocar nas pernas enquanto trabalha.
     
  • Frio nos pés: Além de meias mais quentes, como as de lã, hoje em dia há botas forradas com tecidos que promovem um efeito térmico mais intenso.


Frio na hora de dormir?

A hora de dormir também tem bastante impacto na piora das dores, pois a pessoa tende a ficar mais encolhida na cama por causa do frio.
Veja algumas dicas

  • Procure lençóis de flanela, soft ou tecido similar
  • Caso não ache um lençol mais quentinho, vale colocar um cobertor mais leve em cima do lençol, que dá a mesma sensação
  • Para quem pode, existem os cobertores térmicos que são ligados na tomada e esquentam a cama
  • Outra dica é colocar uma bolsa térmica embaixo das cobertas antes de se deitar
Walkíria ressalta que a bolsa térmica é um ótimo recurso para os momentos dolorosos. “A ideia é aplicar a bolsa nas articulações ou regiões doloridas. O calor leva ao relaxamento muscular e, portanto, melhora a dor”.

“Por fim, é muito importante manter a rotina de atividades físicas. Mesmo em casa, o ideal é se movimentar, se alongar, fazer uma caminhada. Quanto mais parada a pessoa ficar, maior serão os danos para os músculos e articulações”, finaliza Walkíria.

Novo estudo revela como rejuvenescer o sistema imunológico de idosos e reduzir o risco de doenças infecciosas


Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine, identifica uma razão pela qual os idosos são significativamente mais suscetíveis a doenças infecciosas do que os mais jovens, uma questão crítica da sociedade mais recentemente exemplificada pela pandemia de Covid-19. 

Os resultados do estudo também abrem caminho para novos alvos terapêuticos em potencial para rejuvenescer o sistema imunológico em idosos e, assim, reduzir o risco de doenças infecciosas.  

"Por meio deste estudo, ganhamos uma nova compreensão do por que os idosos são mais suscetíveis a doenças infecciosas, o que nos permitirá identificar potenciais novos tratamentos", disse o autor sênior Michael Demetriou, MD, Ph.D., professor de neurologia na Faculdade de Medicina da UCI e chefe da Divisão de Esclerose Múltipla e Neuroimunologia da UCI. O primeiro autor e professor assistente do Departamento de Patologia da UCI, Haik Mkhikian, MD, Ph.D., acrescentou: "Identificamos uma potencial fonte de juventude para o sistema imunológico".  

O estudo, intitulado A deficiência associada à idade da imunidade das células T está ligada à elevação sexual-dimórfica da ramificação do N-glicano, foi publicado na Nature Aging. 

A imunidade das células T diminui com o envelhecimento, aumentando assim a gravidade e a mortalidade por doenças infecciosas. As células T são o “quarterback” do sistema imunológico e coordenam as respostas imunes para combater infecções. A adição de cadeias de carboidratos complexas e ramificadas ('glicanos') às proteínas suprime a função das células T. 

Neste estudo, os pesquisadores mostram que os glicanos ramificados aumentam com a idade nas células T de mulheres mais do que em homens devido a aumentos associados à idade em um importante metabólito de açúcar (N-acetilglucosamina) e sinalização pela citocina de células T interleucina-7.  

"Nossa pesquisa revela que reverter a elevação nos glicanos ramificados rejuvenesce a função das células T humanas e de camundongos e reduz a gravidade da infecção por Salmonella em camundongos fêmeas velhas", comentou Demetriou.  

Mkhikian afirmou que "isso sugere vários novos alvos terapêuticos potenciais para revitalizar as células T antigas, como a alteração de glicanos ramificados ou a elevação desencadeada pela idade na sinalização sérica de N-acetilglucosamina e IL-7".  

A disfunção imune associada ao envelhecimento, conhecida como imunossenescência, contribui para o aumento da morbidade e mortalidade por doenças infecciosas e neoplásicas em adultos com 65 anos ou mais. Nos EUA, por exemplo, cerca de 89% das mortes anuais por influenza ocorrem em pessoas com pelo menos 65 anos de idade, apesar dessa faixa etária representar apenas cerca de 15% da população do país. Mais recentemente, a vulnerabilidade de idosos a infecções virais foi tragicamente destacada pelo recente surgimento do coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2). O aumento da morbidade e mortalidade em idosos também ocorre com infecções bacterianas comuns, como as causadas pelo patógeno entérico Salmonella. Além disso, a eficácia das imunizações diminui com a idade, aumentando ainda mais o risco de infecção em adultos mais velhos. O rápido envelhecimento da população no mundo desenvolvido agrava esse problema e aumenta a necessidade de intervenções que efetivamente visem a imunossenescência.

  

Rubens de Fraga Júnior - professor de Gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e é médico especialista em Geriatria e Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

 

 Fonte: Haik Mkhikian et al, Age-associated impairment of T cell immunity is linked to sex-dimorphic elevation of N-glycan branching, Nature Aging (2022). DOI: 10.1038/s43587-022-00187-y


Alfabetização e concentração nas aulas são as maiores dificuldades de alunos, mostra pesquisa

  Mind Lab entrevistou cerca de mil professores das redes pública e privada sobre o primeiro trimestre de aulas presenciais 

 

Longe da escola por tanto tempo por conta da pandemia, as crianças enfrentaram inúmeras adversidades desde a adaptação ao ensino remoto, incluindo a distância de amigos e professores. Passado esse obstáculo e com aulas presenciais retomadas, à medida que a doença foi controlada, reflexos da pandemia ainda são sentidos em meio a professores, pais e responsáveis por crianças, sobretudo das fases iniciais de ensino.   

Uma pesquisa realizada pela Mind Lab, especializada em tecnologias e soluções educacionais, mostrou que os principais problemas relatados por professores estão relacionados à alfabetização e letramento, além da concentração e foco dos alunos. 985 professores da rede pública e privada, em nove estados e DF, em 412 escolas, responderam às perguntas, que investigam o cenário atual da educação brasileira.  

Para 42%, a maior dificuldade encontrada no dia a dia com alunos foi de ordem emocional, como insegurança, medo e ansiedade em retornar à sala de aula. Já os problemas estruturais, desde falta de conexão à internet até computadores e dispositivos, foram sentidos por 22% dos profissionais. Também com problemas emocionais, 18% dos professores é que relataram episódios de ansiedade e crises de estres.   

No que diz respeito aos processos de aprendizagens de alunos, quase metade dos professores (44%) notou mais dificuldade dos alunos em manter a concentração e o foco nas aulas e conteúdos transmitidos. E para 39% a maior dificuldade foi na alfabetização e letramento de estudantes.  

Para Thiago Zola, gerente de projetos estratégicos da Mind Lab, é fundamental mapear essas dificuldades e acompanhar de perto os novos desdobramentos que a pandemia trará para a Educação. "Ainda vamos lidar com diversos efeitos colaterais do isolamento social, sobretudo de crianças mais novas, das séries iniciais de ensino. É preciso estar atento e traçar estratégias eficientes em busca da recomposição das aprendizagens", comenta o especialista.  

 

Mind Lab


Dia dos Namorados: 4 dicas para impulsionar vendas online e oferecer uma boa experiência de compra

 80% dos consumidores esperam um aumento das vendas no período e especialista aponta como alavancar resultados e se diferenciar da concorrência


As vendas online tiveram um crescimento de 12,59% no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o índice MCC-ENET. De acordo com uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) que 80% dos comerciantes esperam que um aumento nas vendas para o Dia dos Namorados.

 

As datas sazonais são de extrema importância para o comércio e na medida em que cresce o volume de e-commerces, aumenta a competitividade no setor e a importância de proporcionar a melhor experiência para o cliente. “Se o seu e-commerce proporciona uma boa experiência de compra, o consumidor vai, com certeza, recomendar a sua loja e, provavelmente, comprar mais vezes. São as experiências positivas, de ponta a ponta, que aumentam as chances de conversão e de fidelização”, comenta Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint, o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, empresa pertencente ao grupo Magazine Luiza.

 

Rodrigo traz quatro dicas que podem ajudar lojistas a aumentarem as vendas no Dia dos Namorados e a criarem uma boa experiência para o público:


 

1.   Invista em soluções de logística

 

O consumidor de hoje, cada vez mais, tem pressa para comprar e também para receber seus produtos em casa. Da mesma forma, espera agilidade e praticidade no atendimento se necessitar de informações para acompanhar o pedido ou fazer alguma troca ou devolução. Há ferramentas disponíveis no mercado que aperfeiçoam essa logística, aprimoram o atendimento e encurtam prazos. De chatbots a plataformas de logística reversa, vale a pena conferir as soluções disponíveis e investir naquelas que podem trazer melhorias e bons resultados.


 

2.  Aproveite as datas comemorativas

Impulsionar as vendas online não é algo complicado de se fazer e uma boa tática é aproveitar os feriados e datas comemorativas para divulgar cupons de descontos e promoções válidas por tempo limitado. Com isso, além de acelerar as vendas, o lojista ainda cria uma aproximação com o consumidor, que costuma encarar de forma positiva a oportunidade de comprar itens já desejados em condições mais atrativas. Essa facilidade e atenção também influencia na experiência de compra e pode favorecer a fidelização.


 

3.         Explore as redes sociais

As redes sociais são vitrines de vendas e também importantes canais de relacionamento. É importante investir em mídia espontânea e definir estratégias conforme o comportamento do seu público. O Instagram e o Facebook são as plataformas que mais atraem clientes, devido à ferramenta de catálogo que possuem. Mas dependendo do público-alvo do seu negócio, outras plataformas também podem ser interessantes – muitos lojistas estão vendendo pelo TikTok, por exemplo. Além de usar as redes sociais como canal de venda, esses ambientes são ótimos para interagir, gerar identificação, fortalecer a reputação da marca e fidelizar.


 

4.        Otimize os mecanismos de pesquisa

Assim como a plataforma da loja precisa ser intuitiva e agradável de navegar, os mecanismos de busca disponíveis também precisam facilitar a jornada de compra e direcionar o consumidor naquilo que ele deseja e necessita. O sistema de busca inteligente e recomendação da SmartHint, por exemplo, tem busca por voz e faz recomendação proativa de forma personalizada e automatizada, ou seja, recomenda ao cliente produtos com maior chance de compra e mais relevantes conforme seu histórico de navegação e seus interesses. Essas e outras facilidades tornam a busca mais ágil e assertiva e, com isso, a experiência de compra fica mais prática, fluida e agradável.

 

SmartHint


Pesquisa da iStock revela que uma em cada três latinoamericanas já sofreu preconceito por sua imagem corporal


 istock.com

       Dados do estudo VisualGPS mostram que a proporção registrada na América Latina é a mais alta em todo o mundo 

 

Nos últimos cinco anos, movimentos feministas como “Ni Una Menos” vêm mudando lentamente as atitudes públicas e transformando nossa compreensão da igualdade de gênero na América Latina. Esses movimentos também apontaram como os padrões de beleza hegemônicos afetam a imagem corporal que temos de nós mesmos. E apesar das grandes conquistas alcançadas em termos de direitos adquiridos, ainda há muitos equívocos a serem desconstruídos nesse campo.

De acordo com a plataforma de pesquisa criativa de iStock, o VisualGPS, uma fonte de informação que oferece dados e perspectivas sobre o consumo de conteúdo visual, experimentando as opiniões de outras pessoas sobre seu tipo de corpo, continua prevalecendo nos países da América Latina. Aliás, é atualmente o maior preconceito sofrido pelos consumidores da região, principalmente as mulheres jovens.

Além disso, afirma que 1 em cada 3 consumidores latino-americanos sofreu preconceito com a imagem corporal no último ano, uma proporção maior do que em qualquer outra região do mundo. Esse número aumenta para quase 1 em 2 quando consideramos apenas a geração Z. E isso pode sugerir que os mais jovens, que estão mais expostos aos julgamentos que vêm com as redes sociais, são os mais afetados por esses preconceitos.

Identificou-se também que os preconceitos em torno do corpo impactam as pessoas de forma diferente conforme o gênero: 67% das mulheres latino-americanas os vivenciam porque, aos olhos das outras, têm muito peso ou muitas curvas, em comparação com 44% dos homens da mesma região, o que indica uma diferença de 23% entre os sexos. Consequentemente, a pesquisa reflete que os corpos das mulheres são julgados em maior proporção pelo excesso de peso.

Especialistas em pesquisa criativa da iStock, a principal plataforma de comércio eletrônico que fornece imagens, vídeos e ilustrações premium a preços acessíveis para PMEs, criativos e estudantes de todo o mundo, dizem que, independentemente dos movimentos sociais emergentes na web, como o #BodyPositivity, os consumidores exigem imagens e políticas que quebram estereótipos nas indústrias onde a discriminação corporal é mais prevalente: publicidade e moda. Os corpos exibidos nas propagandas e os tamanhos oferecidos nas lojas de roupas não levam suficientemente em conta a diversidade corporal.

De acordo com a ONG argentina AnyBody, 4 em cada 5 consumidores argentinos afirmaram ter problemas para encontrar roupas em seus tamanhos, e 47% daqueles que não conseguiram encontrar seu tamanho acabaram questionando seu corpo por causa disso. Embora existam algumas iniciativas que tentam mitigar esse efeito (como a Lei do Tamanho recentemente aprovada na Argentina), essa lacuna entre o mandato hegemônico e a diversidade corporal autêntica gera opressão, desconforto e baixa autoestima entre aqueles que não se enquadram na norma, e isso geralmente afeta mais profundamente as mulheres. Segundo pesquisa da Advertising Organization, quase 9 em cada 10 mulheres pensam que a imagem física afeta a satisfação com a vida, e 86% abandonaram alguma atividade porque não se sentiam à vontade com o corpo.

"Parece que para os especialistas em marketing há uma intenção (consciente ou inconsciente) de fazer corpos invisíveis que não cumprem o padrão hegemônico da magreza.", comentou Federico Roales, Pesquisador Criativo de iStock. “Nossa pesquisa indicou que apenas 1% das imagens mais usadas na América Latina representam pessoas plus size. Além disso, 41% dessas imagens mostram pessoas seguindo dietas ou praticando hábitos saudáveis (exercício ou corrida). Dessa forma, pessoas com corpos grandes parecem obrigadas a existir apenas para adaptar seus corpos aos padrões hegemônicos.

De acordo com a mesma pesquisa, quase metade dos consumidores latino-americanos sabe que uma empresa está realmente comprometida com a diversidade e a inclusão se mostrar consistentemente uma ampla variedade de personas em seus anúncios e comunicações. Por isso, os especialistas em conteúdo visual de iStock aconselham empreendedores, criativos e criadores de conteúdo a considerar que campanhas com representações reais de diversos corpos sejam recebidas positivamente pelo público latino-americano, reflexo de que os latino-americanos são os mais dispostos, globalmente, a combater ativamente a discriminação e o preconceito onde quer que sejam notados.

Para promover uma representação significativa, autêntica e inclusiva na comunicação visual na América Latina, Federico Roales enfatiza: “Se você está criando conteúdo, campanhas ou produtos, você deve se perguntar: ‘o que você pode fazer como marca?’. Desafie seus estereótipos inconscientes e verifique o seguinte: você está incluindo corpos não hegemônicos como marca? Você os está representando fora do padrão? Essas pessoas são mostradas vivendo vidas felizes e gratificantes? Ocupam cargos de poder? Elas estão orgulhosas e felizes com seus corpos?



Vendas do e-commerce devem dobrar até 2025


Até 2025, as vendas do e-commerce no Brasil devem crescer em 95%. A projeção é do relatório Global Payments Report, divulgado em março deste ano pela Worldpay from FIS. A pesquisa ainda aponta que o comércio online mundial, neste mesmo período, crescerá em 55,3%. As varejistas devem se preparar para suprir a demanda e não perder consumidores em um mercado competitivo.

 

Os números do e-commerce estão em expansão. Exemplo disso foi que em 2020, com os períodos de distanciamento social e quarentena, as vendas virtuais aumentaram. Mas em 2021, quando houve o relaxamento de medidas de isolamento, continuaram altas. Em relação a 2020, o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), apontou que as vendas cresceram 48%.

 

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) já havia apontado esta tendência em 2020, quando uma pesquisa revelou que 70% da população pretendia comprar mais em sites e aplicativos, quando comparado ao quanto gastavam antes da pandemia. As facilidades de pagamentos, com carteiras digitais e a chave de pagamento pix, estimulam este mercado.

 

Ainda podemos citar outros pontos que impactam na decisão de compra no ambiente digital, como as possibilidades de consulta do mesmo produto em outras plataformas e lojas através de ferramentas de comparação de preços. Um ponto forte, por exemplo, é a loja digital manter um atendimento online de qualidade todos os dias, por 24 horas. 


 

O e-commerce como experiência para o cliente 

 

Nesse cenário e com esses novos hábitos de pesquisa, análise e consumo, os varejistas tendem a construir estratégias para atrair a atenção do cliente e convencê-lo de que a experiência de compra em sua loja é melhor que a concorrência. A experiência de compra, por exemplo, é uma ampla jornada, que vai desde a descoberta da loja até o recebimento dos produtos. 

 

E para construir essa jornada com o mínimo possível de fricção, é preciso que os e-commerces busquem a padronização de processos, implementação de ferramentas de automação e construção, acompanhamento e monitoramento constante e regular de todos os indicadores, sendo os principais os custos logísticos e de fretes, de reclamações e demandas de SAC, de satisfação do cliente e logística reversa.

 

Atualmente o mercado conta com diversas opções de softwares e empresas que fornecem tecnologias para o e-commerce, com soluções específicas para cada etapa ou processo. E isso beneficia a todos, mas também gera outros pontos de atenção e gargalos. Quanto mais sistemas precisam ser integrados a uma loja virtual, maior o risco de falhas ou perdas, afinal, são mais fornecedores a serem gerenciados ao mesmo tempo. 

 

Outro ponto para destacar é que a digitalização das empresas já foi uma tendência. Hoje é uma necessidade, e isso fez com que os softwares evoluíssem ainda mais, pois agora se torna necessário gerir diversos canais de vendas de uma mesma empresa, sistema que chamamos de omnichannel ou multicanal.

 

Neste sentido, poder gerenciar por meio de um único sistema todos seus canais, como sua loja em marketplaces, o e-commerce próprio, lojas físicas entre outros, é de uma praticidade e relevância imensurável. Isso além de proporcionar um ganho de produtividade e economia, faz com que todos os processos e automações sejam feitos em um único ambiente, integrando tudo. 


 

A importância do frete para a experiência do cliente 

 

Existem inúmeros impactos para a decisão de compra do cliente, e o frete é um critério que deve receber a devida importância dos gestores, pois a adoção de um frete mais competitivo, com preços e prazos menores de entrega, além de um sistema de rastreio eficiente, é, hoje, um diferencial para muitos consumidores. 

 

Exemplo de software que apresenta isso e um pouco mais é o DATAFRETE, uma solução que opera toda a logística em um sistema que se sustenta em quatro pilares: cotação de frete, tracking (rastreio, disparo de mensagem por whatsapp ou email informando o status do pedido), auditoria e gestão de e-commerce.

 

Importante lembrar que quando o processo de Tracking, ou seja, rastreamento de compras, está automatizado, as demandas de SAC caem consideravelmente, em conjunto com custos de reentrega e devolução, afinal, através dos softwares de gestão de frete o cliente é informado a cada passo da sua encomenda. 


Por fim, crescer de forma saudável e sustentável no segmento, necessitará de investimento em ferramentas de automação e gestão. Busque soluções de mercado que deem autonomia para seu time e possibilite um ganho de performance operacional.

 

Luis Carlos Pivesso - CEO e Founder da DATAFRETE


Instagram lidera engajamento nas plataformas digitais

Relatório da Comscore aponta que rede social se destaca como a plataforma com maior número de ações e comentários. Acesso às redes sociais cresceu 31% em 2021 e brasileiros contabilizaram mais 13,4 bilhões de ações nestes canais 


As mudanças no comportamento e nos hábitos de consumo da sociedade vividas nos últimos dois anos continuam gerando efeitos na população digital, que segue ascendente no Brasil e em todo o mundo. O recente relatório da Comscore intitulado “Tendências e Comportamentos Digitais 2022” indica que o número de pessoas acima de 18 anos conectadas no País chegou a 131,8 milhões no primeiro trimestre de 2021, uma alta de mais de 4% em relação ao mesmo período no ano passado, quando eram 126,5 milhões.

O paper aponta também que, entre as tendências de consumo, o Metaverso deve trazer importantes transformações para os negócios: desde outubro de 2021, o termo já registrou 228 mil menções nas redes. Já as movimentações dos usuários de maneira geral nas redes sociais registraram um aumento de 31% durante o ano de 2021, chegando à marca de 13,4 bilhões de ações. Também foram contabilizados mais de 9,8 milhões de conteúdos produzidos, 19% acima da média de 2020.

Neste sentido, o Instagram se destaca como a plataforma com maior share de ações e de comentários. Entre as 9 bilhões de interações, a rede foi responsável por 68% do share de ações e respondeu por 50% dos 219 milhões de comentários registrados nas plataformas - crescimento de 52% em relação ao último ano. Dentro deste volume, os Influencers já respondem por quase 64% do total de engajamento registrado em 2021, porém representam apenas 10% do total de conteúdos publicados.

Em relação às categorias em alta, embora responda por apenas 26% do share nas redes sociais, o Facebook ainda se destaca no número total de ações voltadas às áreas de Publishing e Media/Entertainment. Já no Instagram, conteúdos relacionados a Esportes e Mídia Online possuem maior engajamento entre os conectados. E, sem surpresas, o fenômeno Anitta aparece como a principal influencer na categoria Música, seguida por Gusttavo Lima, Luisa Sonza, Larissa Manoela e Zé Felipe no top 5.


Conexão mobile

Ainda segundo a Comscore, o acesso via dispositivos móveis cresceu em ritmo ainda mais acelerado no último ano, atingindo uma audiência de 120,5 milhões de usuários em março de 2022 - uma alta de 7,5% em relação ao início de 2021 (112 milhões). Quanto ao total de pessoas conectadas no País, aquelas que acessam a internet exclusivamente por mobile chegam à marca 84,6 milhões, as que usam apenas dispositivos desktop são 11,6 milhões, e as que utilizam ambas as plataformas são 35,9 milhões.

Além disso, a análise mostra que o brasileiro passa, em média, 3 horas e 38 minutos por dia conectado à rede. Dentro deste tempo, a quantidade de minutos consumida por meio de dispositivos móveis teve uma alta de 12% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, enquanto o acesso via desktop diminuiu 26% - a maior queda no comparativo com os últimos três anos. Como resultado, 79% dos vídeos reproduzidos na internet são consumidos nos celulares ou tablets.

“Na América Latina, o Brasil é destaque em audiência exclusiva móvel, seguido de México, Colômbia e Argentina. Isso reforça que as marcas precisam pensar em conteúdos que atendam os usuários conectados por meios destas plataformas, com alta navegabilidade e baixo tempo de respostas”, analisa Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil.

No mundo, entre os quase 216 milhões de usuários conectados globalmente, Google, Facebook e Microsoft alcançam juntas mais da metade da população digital, já entre as propriedades de maior alcance, Xiaomi, Byte Dance,INC. (TikTok) e Spotify são as que mais cresceram em unique visitors entre 2020 e 2021.

Em relação às categorias mais acessadas em todo o mundo, Serviços, Notícias, Social Media, Entretenimento e Varejo formam o top 5. Enquanto isso, no Brasil, entre as que despertam maior interesse entre os indivíduos conectados, Entretenimento segue como a líder, seguida por Games, o que reforça a relevância dos dois territórios para a comunicação das marcas em território nacional.

Na área de Games, que soma 16 milhões de usuários, o relatório aponta que o perfil dos Game Experts é formado em 70,7% por homens e 28,9% por mulheres, majoritariamente (44,7%) da classe C, empregados (65,2%) e com o segundo grau completo (36,6%). Dentre eles, 11,4% desejam mudar de emprego, 12,9% pretendem comprar a primeira casa ou apartamento, 9,5% querem se casar, 12,3% planejam viajar pela primeira vez ao exterior, e, coincidentemente, 12,3% têm a intenção de começar ou retornar à universidade, até outubro de 2022.


Tendências de consumo

O relatório da Comscore indica ainda que o comportamento do brasileiro na internet aponta para tendências de consumo. As cinco categorias que mais cresceram em tempo de acesso exclusivamente mobile entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021 foram: Atividades Imobiliárias (31%), Educação (26%), Saúde (24%), Governo (21%) e Viagem (18%) - esta última impulsionada pelas subcategorias Informações sobre Viagens e Companhias Aéreas.

Na categoria de Viagens, formada principalmente por consumidores da classe C, 39 milhões de usuários pretendem viajar de avião até outubro de 2022 - aproximadamente 76,6 mil têm planos de ir ao exterior e 75,8 mil preferem conhecer o Brasil.

Na categoria Varejo, o número de minutos consumidos por usuário também cresceu durante os meses de compras de final de ano em 2021: em média, 4 a 5 horas foram gastas por visitante entre outubro e dezembro do último ano. Os períodos que antecedem a Black Friday e o Natal cresceram 23% e 8%, respectivamente, enquanto o mês de novembro registrou um aumento de quase 10% no número de minutos consumidos em varejo digital.

Entre os marketplaces com mais acesso no Brasil, Mercado Livre segue líder, junto da B2W e da Shopee, a gigante chinesa que em menos de um ano alcançou o top 3. Amazon e Magalu entram no ranking das top 5, porém, apenas B2W, Shopee e Amazon apresentaram crescimento em número de usuários únicos no último semestre.

Outro destaque neste período foi que, embora a Black Friday de 2020 tenha sofrido o impacto da pandemia com retração de vendas comparado ao ano anterior, em 2021, o Varejo atingiu sua melhor performance dos últimos dois anos, com 107% de aumento em usuários únicos navegando na categoria no último ano.


Quem são e como se comportam os usuários brasileiros

Ao analisar o perfil dos usuários brasileiros, a Comscore comprovou uma equidade entre os gêneros da população digital: 50% são homens e o mesmo percentual são mulheres. Já o recorte sob a faixa etária revela que a maior concentração desses usuários está entre as gerações baby boomer (45+ anos) e millenial (25 - 34 anos). Enquanto, geograficamente, a região que lidera em número de consumidores é o Sudeste (47%), seguida pelo Nordeste (25%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (6%) em quantidade de pessoas conectadas.

Os baby boomers também têm passado mais tempo conectados. Segundo a Comscore, a população digital acima dos 45 anos aumentou seu consumo de internet em 17% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o relatório da empresa também constatou que as categorias Social Media e Services foram líderes de audiência em dezembro de 2021, nas quais os usuários acumularam 346 bilhões e 162 bilhões em minutos de navegação pelas plataformas de interação social - entre elas o Facebook segue, com folga, na liderança em relação ao tempo de consumo e números de usuários entre os internautas.

Já entre os aplicativos mobile preferidos dos usuários, os líderes de audiência são WhatsApp, Instagram, YouTube e Facebook.

O relatório completo da Comscore sobre Consumo Digital pode ser acessado aqui.

 

Comscore

Para mais informações visite o site.

 

Tecnologia se torna aliada do RH no acompanhamento da saúde mental dos colaboradores

 Profissionais de recursos humanos precisaram aumentar sua atenção às altas incidências de transtornos mentais para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis

 

No dia 3 de junho é celebrado no Brasil o Dia do Profissional de RH, um papel complexo e relevante para as empresas, que tem, entre seus desafios, humanizar as relações no ambiente de trabalho. Essa humanização passa por garantir que os colaboradores estejam dispostos e saudáveis e é nesse ponto que entra a saúde mental, cada vez mais importante nas organizações, principalmente nesse período de adaptação após dois anos de trabalho em meio à pandemia. 

A recente inclusão da síndrome de burnout -- ou síndrome do esgotamento profissional - no rol de doenças ocupacionais também amplia essa atenção do RH sobre o bem-estar dos colaboradores. Somente em 2020, a Organização Mundial da Saúde - OMS levantou que os pedidos de afastamento do trabalho por causa de transtornos mentais aumentaram 26% em comparação ao ano anterior. 

“A área de recursos humanos assumiu um importante papel nesse sentido, de prestar maior atenção ao seu quadro de funcionários e observar aspectos que vão além do rendimento técnico e operacional. Com isso, aumentou a demanda por parcerias e soluções que propiciem condições de acompanhamento dos trabalhadores, para prevenção e tratamento nos casos em que isso se mostra necessário”, explica a psicóloga Milene Rosenthal, pioneira na telepsicologia e co-fundadora da Telavita, clínica digital de saúde mental. 

Um exemplo desse tipo de parceria é a adesão das empresas e Planos de Saúde ao Programa de Saúde Emocional (PSE) da Telavita. Por meio dele, psicólogos fazem a medição da saúde mental dos colaboradores e sugerem o encaminhamento e a duração de terapia adequados a cada caso, fazendo o acompanhamento da evolução do tratamento, do início ao fim. O atendimento é remoto, com total sigilo para os trabalhadores atendidos. 

Por ter parceria com os principais planos de saúde corporativos do país, a plataforma viu sua demanda crescer substancialmente. “A procura de empresas que buscam atendimento para seus profissionais é crescente, mostrando que o RH está conseguindo criar uma cultura de ambiente saudável nas empresas, uma demonstração genuína de que a saúde mental dos empregados é uma preocupação cada vez maior nas organizações”, afirma Milene. 

A Telavita registra a melhora dos profissionais atendidos pelo PSE em 78% dos casos e uma redução de 50% no custo com planos de saúde para as empresas que ofereceram o tratamento às suas equipes. Dentre os clientes da plataforma estão Bradesco, Omint, Care Plus, Sanofi, Petrobrás e Faber-Castell.  

“Essa aliança entre o RH e a saúde mental é uma tendência que chegou para ficar. Além de tudo que uma empresa pode proporcionar para seus trabalhadores, é importante manter esse contato mais humanizado, perceber quando alguém não está bem e saber como agir desde o início, para que todos se sintam bem acolhidos no local onde passam a maior parte do dia”, finaliza a profissional. 


Telavita

 

Como o aumento do IPI impacta o planejamento tributário do setor de plástico?

A tributação sobre o consumo no Brasil, sabidamente, é das mais elevadas do mundo, o que infla os preços dos mais variados produtos e prejudica o desenvolvimento da indústria e do comércio. Com o setor de plásticos, não seria diferente.

O segmento, que, além de enfrentar desafios macroeconômicos, como a inflação global, elevação de juros e recessão em geral, precisa arcar com variados tributos incidentes sobre as vendas e a excessiva burocracia tributária existente no país.

A redução nas alíquotas do IPI implementadas pelo Governo Federal, que inicialmente causaram um ânimo geral na indústria, foram suspensas pelo Supremo Tribunal Federal, em ação que visa proteger os interesses das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus.

A decisão, além de gerar diversas dúvidas no setor pela dificuldade prática de implementação, em razão da inexistência de uma lista oficial de produtos produzidos na Zona Franca, causou um aumento considerável na tributação.

Recentemente, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), enviou uma carta ao STF pedindo que a suspensão da redução do IPI fosse reconsiderada, mas, até o momento, não há prazo definido para o julgamento definitivo da questão. E, diante desse cenário, é essencial que o empresário reavale todas as implicações tributárias de sua operação.

A complexidade da tributação no Brasil acaba abrindo portas para questionamentos judiciais ou administrativos sobre determinados tributos, revisão da carga tributária por meio de regimes especiais ou mesmo do modelo operacional adotado pela empresa, dentre outras medidas que podem aliviar a carga fiscal, aumentando a competitividade.

A análise e revisão estratégica da tributação incidente nas operações do contribuinte, desde os créditos tomados de ICMS, PIS/COFINS, IPI, tributação sobre a folha de pagamentos e cálculo dos tributos incidentes nas operações de venda, assume papel de extrema relevância na construção de vantagem competitiva.

A falta de inteligência fiscal implica num aumento excessivo da carga tributária e achatamento da margem do empresário. Nesse contexto, é de suma importância contar com uma assessoria especializada, atenta às mudanças legislativas e decisões judiciais/administrativas para que se alcance um nível de carga tributária adequado ao planejamento financeiro do contribuinte.

 

Angelo Ambrizzi - advogado especialista em Direito Tributário pelo IBET, APET e FGV com Extensão em Finanças pela Saint Paul e em Turnaround pelo Insper e Líder da área tributária do Marcos Martins Advogados.

 

Marcos Martins Advogados

https://www.marcosmartins.adv.br


Aberto prazo de recurso para o resultado da redução da taxa do Vestibulinho

Candidatos que tiveram o pedido de desconto de 50% do valor da
inscrição indeferido podem fazer a interposição no site do
processo seletivo, entre hoje (26) e amanhã (27)
 

 

O candidato que teve o pedido de redução da taxa de inscrição para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) indeferido pode contestar o resultado nesta quinta e sexta-feira (26 e 27). A interposição do recurso deve ser realizada exclusivamente pelo site do Vestibulinho. 

A divulgação da análise das solicitações de revisão será feita no dia 2 de junho, a partir das 15 horas, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. Após esta etapa, o candidato poderá seguir com a inscrição no processo seletivo do segundo semestre de 2022, também pelo site, até o dia 6 de junho. 

Caso o pretendente à vaga não tenha acesso a computador e internet, as Etecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para que seja realizada a inscrição. É preciso entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

 

Vestibulinho 

O processo seletivo das Etecs para o segundo semestre de 2022 oferece mais de 43 mil vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e para vagas remanescentes de segundo módulo. 

Para se inscrever, é preciso preencher a ficha disponível no menu “Área do candidato” e imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa. O valor deve ser pago em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o dia 6 de junho. 

O fornecimento de informações corretas é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição, documentação necessária, disponibilidade de cursos e vagas de cada unidade podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

 

Inclusão social 

O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 6 de junho. 

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deverá informá-lo por completo, no ato da inscrição, em campo específico. Não será possível solicitar a inclusão posteriormente à inscrição. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente. 

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado, integralmente, da quinta à oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus. 

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pela internet


Centro Paula SouzaAutarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil alunos.


25% verde


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