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domingo, 31 de outubro de 2021

Bianca Hulmann explica a diferença dos tipos de cachos

A cabeleireira Bianca Hulmann é especialista em cabelos crespos, ondulados e cacheados e ensina como cuidar dos fios para destacar a beleza de cada um 

 

Muitas pessoas estão passando ou passaram pela transição capilar para assumir sua textura e curvatura natural e buscam aprender a melhor forma de finalizar os cachos para deixá-los definidos.  

Ainda pensam que cabelo cacheado só consegue ser volumoso. Especialista nesses tipos de cabelo, a cabeleireira Bianca Hulmann ensina a melhor forma de manter sempre um aspecto saudável dos fios. Segundo ela, essas curvaturas podem ficar mais ressecadas, por isso precisam de uma rotina de hidratação diferenciada. 

“O próprio formato do cabelo dificulta que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas. Por exemplo, um cabelo liso não possui nenhum tipo de curvatura, então a oleosidade do cabelo consegue sair do couro cabeludo e ir até a ponta com muita facilidade. O ondulado também não possui muita dificuldade, porque contém só algumas ondas, mas já nos cabelos cacheados e crespos, por terem curvatura mais fechada, em formato de espiral, a oleosidade não consegue sair da raiz e ir até a ponta, então ela consegue atingir no máximo uns 3 dedos de cabelo.”, detalha Bianca. 

 Uma das motivações para as mulheres assumirem seus verdadeiros fios está nas famosas que ostentam seus cabelos naturais. A  apresentadora Maisa é uma das maiores incentivadoras para que cada vez sejam feitos menos alisamentos.

 

 1 – Técnicas de lavagem Low-Poo e No-Poo

Para manter os cabelos saudáveis, Bianca Hulmann explica que as onduladas, cacheadas e crespas vêm utilizando as técnicas Low-poo ou no-poo. A primeira é uma lavagem sem sulfato, que é um agente de limpeza muito agressivo. O sulfato seria semelhante a um detergente e tiraria a pouca oleosidade que esses cabelos já possuem. Já o No-Poo é a lavagem sem Shampoo, na qual é utilizado um condicionador de limpeza, conhecido como co-wash. 

 “Esse condicionador também consegue limpar, mas não é ideal usar sozinho. Por exemplo, em cabelos ondulados e cacheados, o ideal é usar Low-Poo, já no cabelo crespo se recomenda intercalar o xampu sem sulfato, com o condicionador de limpeza. Assim, os danos serão menores, não terá muito ressecamento. Ou seja, em uma lavagem se usa a técnica Low-Poo, na outra o No-Poo com o condicionador de limpeza, assim você consegue ter uma higiene eficaz e que não maltrate os fios”, ensina.

 

2 – Melhor maneira de pentear

Não existe nenhuma técnica específica na hora de pentear os cabelos cacheados, ondulados e crespos, mas a recomendação é que a prática nunca seja feita com os cabelos secos. “É bom sempre pentear durante o banho, após um tratamento ou quando utilizar um condicionador, além de começar sempre pelas pontas”, detalha a cabeleireira. Outra dica importante é saber escolher a escova ideal. Bianca recomenda as que possuem cerdas mais maleáveis e que não trazem aquelas bolinhas nas pontas, assim o cabelo não irá quebrar no processo.

 

3 – Corte Ideal

Sempre faça camadas no cabelo, independentemente se serão camadas baixas, médias ou altas. Diferentemente do que o senso comum acredita, os cortes retos nos cabelos cacheados, ondulados ou crespos formam uma aparência de pirâmide, ou seja, pouco volume na raiz e muito volume lateral. “As camadas ajudam a distribuir o volume, mas não influenciam na dimensão que ele terá. A finalização, que é a forma que cada uma passa o creme, ou a gelatina de cabelo, que irá definir um volume que essa pessoa já possui”, conta Bianca.

 

 4- Gelatina ou mousse para finalizar!

Ambos os produtos são para maior definição, após utilizar o ativador de cachos, você pode usá-lo apenas nas pontas do cabelo, jogando o cabelo todo para frente e amassando as pontas com o produto (gelatina ou mousse) ou passando mecha a mecha para mais definição.

A gelatina é indicada para todos os tipos de cabelos, já o mousse eu indico mais para cabelos indultados apenas, por ser mais leve!

 

Transplante capilar traz a autoestima de volta em casos de Alopecia Androgenética, conhecida como Calvície

 

Não há nada mais frustrante, do que olharmos no espelho e percebermos que estamos com falhas no couro cabeludo, pela queda dos fios. Neste momento, o desespero nos toma conta e buscamos por alguma solução urgente. A Alopecia Androgenética é uma das doenças que podem causar esta queda e afeta tanto homens, quanto mulheres, mas existem alguns tratamentos, que podem ajudar a contornar este problema.

Quando a queda é constatada, a primeira coisa a se fazer, é procurar um especialista, para identificar a causa desta queda. Com o diagnóstico em mãos, é possível procurar a melhor opção de tratamento, para tentar recuperar a autoestima. Entre eles está o transplante capilar, pelo método FUE, onde é feita a extração dos folículos, sem cortes, em uma cirurgia menos agressiva e com um tempo de recuperação menor e indolor.

O resultado aparecerá por volta de 1 ano após o procedimento e, nos primeiros 6 meses, ainda pode ocorrer a queda do cabelo transplantado. Durante todo este processo, o paciente tem todo o acompanhamento e respaldo do especialista, exatamente para que o procedimento tenha sucesso total. Nesta técnica FUE, os folículos também podem ser retirados de outras partes do corpo, como da barba, por exemplo.

O transplante capilar é extremamente eficaz e traz um alívio, quando se trata de nossa aparência. Dr. Baltazar Sanabria, da Clínica Sanabria nos conta que, a perda dos cabelos afeta emocionalmente os pacientes. "A nossa imagem é muito importante para o bem-estar do ser humano. A perda dos fios faz com que o paciente passe a esconder o problema com lenços, chapéus e, em alguns casos, a pessoa até deixa de sair de casa, por vergonha. Quanto mais tempo a pessoa esperar para ir atrás da causa e da solução, mais o problema se agravará e o emocional ficará fragilizado", acrescenta Dr. Baltazar
.

 


Dr. Baltazar Sanabria - Fellow em Cirurgia de Restauração Capilar: Dr. Alex Ginzburg’s Clinic in Raanana, Israel, Especialização em doenças do cabelo e couro cabeludo: Hospital Servidor Municipal de São Paulo, Residência Médica em dermatologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Medicina: Universidade Federal da Grande Dourados, Professor Assistente no Ambulatório de Tricologia Residência Dermatologia UFMS, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro titular da Sociedade Brasileira de Restauração Capilar.


Preenchimento labial além do volume: diferentes técnicas podem proporcionar efeitos mais naturais

Divulgação
Um dos mais famosos procedimentos estéticos, o preenchimento labial com Ácido Hialurônico, e também um dos mais procurados pelas brasileiras, evoluiu com o passar dos anos para garantir um resultado mais natural, harmônico e menos padronizado, respeitando a individualidade de cada um. Então, além do clássico volume, atualmente é possível proporcionar aos lábios hidratação, projeção e contorno por meio de novas técnicas de preenchimento.

Especialista no assunto, a dermatologista de Brasília, Dra Tania Vilela, speaker da Sinclair Pharma, sinaliza que para se chegar a um resultado final satisfatório e atingir o efeito desejado, seja hidratação, volume, contorno ou projeção, a escolha do produto e a técnica são determinantes e ainda ressalta, “Na minha opinião, o segredo é sempre lembrar que o menos é mais , ou seja , é melhor injetar menor quantidade de produto , aguardar ele acomodar e depois avaliar a necessidade de mais seringas , do que injetar grandes quantidades que modifiquem o formato e a movimentação natural dos lábios, diz ela. 

O procedimento não é dolorido se o médico aplicar cremes anestésicos e anestesia local, fazendo com que os lábios fiquem sem sensibilidade dolorosa, além disso, todo o processo leva em média 30 minutos. Na grande maioria dos casos, é inicialmente aplicado no máximo1ml de ácido hialurônico, tendo uma reaplicação após 1 ou 2 meses, dependendo da necessidade de cada paciente, pois segundo a Dra Tania, “isso colabora bastante para resultados mais naturais”.

 Após a injeção do ácido, é normal ter a área do procedimento com alguns hematomas, edemas, inchaços e nódulos , mas que naturalmente desaparecem em até 30 dias.“ Neste período o ácido hialurônico ainda vai se ligar a moléculas de água e ajustar o volume, por isso, é importante respeitar esse tempo e ter paciência para conhecer o resultado final”, afirma a médica.

O preenchimento labial costuma durar de 8 a 12 meses e caso o resultado final não agrade, e é possível diluir o produto durante a consulta. A Dra ainda aponta que a tendência é valorizar os lábios de maneira harmônica e sensata.“Respeitar a naturalidade do volume e movimentos dos lábios está cada vez mais em alta, por isso que técnicas para enaltecer contorno e devolver hidratação tem sido cada vez mais comuns, além do volume e da projeção”, avalia a dermatologista.

O procedimento não é recomendado para gestantes e pessoas que apresentam doenças autoimunes,

lesões no lábio ou na cavidade oral e herpes.

 

Saiba mais sobre os tipos de formatos de lábios que podem ser desenhados com ácido hialurônico:

Hidratação: Esse efeito recupera a hidratação e o viço dos lábios, auxiliando na textura, brilho e  maciez.

 

Volume: É a técnica que deixa os lábios grossos, carnudos e com bastante volume, bem estilo Kylie Jenner.

 

Contorno: A técnica deixa o contorno dos lábios bem delineados e proeminentes, especialmente o arco do cupido e auxilia na simetria, além de suavizar as rugas que ficam ao redor dos lábios.

 

Projeção: Ideal para lábios finos e pequenos, pois são formatos que não ficam harmoniosos com grande quantidade de produto, por isso, na projeção é aplicado o produto na medida certa para que o lábio fique mais proeminente e aparente na medida certa.

 


Sinclair Pharma - multinacional europeia da indústria de dermatologia estética.

 

E quando a rinoplastia dá errado? Saiba como funciona a correção dessa cirurgia

O otorrinolaringologista Dr Guilherme Scheibel revela quais as chances desse procedimento não trazer o resultado esperado e explica como funciona a rinoplastia de revisão 

Não é de hoje que o brasileiro recorre às cirurgias plásticas para melhorar sua aparência ou para corrigir algum problema respiratório. Em 2020, o Brasil se tornou o país que mais realiza esse tipo de procedimento no mundo, desbancando os Estados Unidos e diversos países da Europa, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).  

A rinoplastia, voltada para a estética do nariz, é uma das mais procuradas. Mas o que começa como um sonho para muitos pacientes que decidem realizar a cirurgia, se transforma em verdadeiro pesadelo quando o procedimento não traz o resultado esperado. O Dr Guilherme Scheibel explica quais as chances de uma rinoplastia dar errado – em alguns casos, que acabam ganhando repercussão na internet, o procedimento chega a deformar o nariz e dificultar a respiração. 

"Existem muitos fatores que influenciam o resultado de uma rinoplastia, sejam eles ruins ou bons. A escolha do cirurgião é parte importante disso. Há muitas técnicas que podem proporcionar resultados diferentes, além disso, cada médico tem um senso estético e, na hora de escolher o profissional, é importante levar tudo isso em consideração. 

De nada adianta você desejar um tipo de nariz que o médico que vai fazer não costuma alcançar em seus resultados. E infelizmente, muitos cirurgiões não levam em consideração os traços naturais do rosto de cada paciente, além de utilizarem técnicas ultrapassadas, chegando a um resultado nada harmônico e que pode provocar queixas de insatisfação de difícil correção".

Além da ação dos profissionais, as expectativas irreais dos pacientes também podem levar a possíveis frustrações.

"A expectativa do paciente deve ser muito bem avaliada e o preparo emocional direciona esse processo. Hoje em dia, filtros e aplicativos de correção de fotos tem gerado uma expectativa irreal e disso pode vir muitas frustrações, pois o nariz gerado artificialmente muitas vezes não pode ser alcançado com nenhuma cirurgia. Por isso, se faz tão importante a presença de um psicólogo na equipe para ajudar a identificar esses fatores que podem causar insatisfações futuras e alinhar as expectativas com a realidade". 

Outro fator que interfere bastante, segundo o Dr Guilherme Scheibel, é o nível de comprometimento do paciente com o pós-operatório. 

“Muita gente não respeita as orientações médicas, mas elas são primordiais. Cada médico tem seu protocolo de cuidados para o pós-operatório e seguir a risca faz toda a diferença. Os cuidados são simples e dentre eles, o uso do gelo, altura da cabeceira da cama, lavagem nasal, uso do curativo, tempo de repouso e retorno às atividades, além de hábitos de vida saudáveis com uma alimentação equilibrada são fundamentais para uma boa recuperação e cicatrização ideal", lista. "Um paciente comprometido com todos os cuidados orientados têm mais sucesso com o resultado a longo prazo".

Mas infelizmente, nem todo mundo se compromete em se cuidar. Além disso, outros fatores do próprio organismo de cada um ou ainda questões relacionadas a técnicas cirúrgicas impróprias acabam acarretando na necessidade de uma nova intervenção para reverter um resultado mal sucedido. As chamadas rinoplastias revisionais. Elas costumam ser mais caras, trabalhosas e requerem dos cirurgiões uma atuação muito mais complexa.

“Na cirurgia primária, já temos uma noção da anatomia do nariz e o que vamos encontrar durante a operação no interior das narinas. Quando é revisional, focada no reparo de uma cirurgia anterior, a anatomia já foi alterada, portanto não sabemos ao que vamos nos deparar. O desafio se torna bem maior e, provavelmente, mais demorado”, observa o otorrino. "Além disso, nesses casos, acaba sendo necessário o uso de enxertos extras, como os de cartilagem de costela, por exemplo. Costumo comparar a estruturação do nariz à construção de um prédio. Precisa estar com alicerce firme e para isso é necessário material adequado. No nariz esse material é a cartilagem. Nas cirurgias primárias utilizamos a cartilagem do septo, mas em revisionais, na grande maioria das vezes, o septo já foi mexido não restando para uma nova cirurgia. Por isso se faz necessário uma nova área doadora", explica.

No fim, a decisão de fazer a rinoplastia ou qualquer cirurgia plástica precisa ser pensada com cautela e deve ser tomada após muita pesquisa e informação. Para o Dr Guilherme, o momento ideal para investir no procedimento tem três elementos principais: “Quando a pessoa tem motivações adequadas, está preparada para a mudança e encontrou um profissional em quem tenha segurança”, completa.

 

Tabata: treino de apenas 15 minutos acelera o metabolismo e promove alto gasto calórico

O método que utilizar estímulos curtos e intensos aumenta o condicionamento físico, ideal para quem deseja perder peso, aumentar a resistência e melhorar o metabolismo.


A Queima Diária, maior plataforma de atividade física online da América Latina, traz para streaming o Desafio Tabata, treino com método aeróbico intervalado de alta intensidade e curta duração. Considerado como uma modalidade de treino HIIT (High Intensity Interval Training), o Tabata consiste em uma série bastante intensa de exercícios, com foco no cronômetro e intervalos curtos de descanso entre cada atividade. Na Queima Diária, cada treino tem 15 minutos de duração e o objetivo é alcançar o limite da frequência cardíaca, obrigando o corpo a consumir mais energia e, consequentemente, queimando calorias. Corrida estacionária com joelho alto, burpee, agachamento, abdominal e flexão de braço são alguns exercícios praticados no método.

As aulas do Desafio Tabata são guiadas pela personal Sabrina Soncella, que já faz parte do time da Queima Diária com treinos como Projeto Sasoncella, Toda Definida, Xô Flacidez e Sasoncella Todo Dia. Para Soncella, o treino é uma ótima opção para preparar o corpo para o verão. "Por ser um treino de alta intensidade, os resultados costumam chegar rapidamente. Cada treino do Desafio Tabata pode promover uma queima de até 300 calorias, nada mal para quem está de olho nas festas do final do ano e quer chegar lá ainda mais saudável, se exercitando poucos minutos por dia", recomenda a treinadora.


Queima Diária

 

MOSTRA MULTIMÍDIA DO MAB FAAP APRESENTA A VIDA E OBRA DO ARTISTA ITALIANO RAFFAELLO SANZIO

 Magister Raffaello ficará em cartaz até 12 de dezembro

O MAB FAAP (Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado) recebe a partir de 28 de outubro a exposição multimídia Magister Raffaello. Promovida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, com o apoio do Instituto Italiano de Cultura, em comemoração ao 500º aniversário de morte de Raffaello Sanzio no ano de 2020, a mostra foi idealizada para conduzir o visitante em uma viagem pela vida e obra do pintor, considerado um dos maiores artistas do renascimento italiano. 

Para retratar a carreira desse mestre renascentista, as instituições italianas trouxeram para São Paulo uma exposição multimídia, dividida em seis áreas temáticas com grandes telas que projetarão suas obras a partir de uma cronologia que segue o crescimento humano e profissional do artista, levando o visitante a descobrir as cidades por onde ele viveu e as obras que criou. 

Com essa exposição, a Itália, pátria do Renascimento, quer comemorar e homenagear o gênio artístico de Raffaello que, apesar de ter morrido com 37 anos de idade, virou um dos artistas universalmente mais conhecidos de todos os tempos. 

O que o Renascimento representou na história da arte e da cultura mundial é lembrado pela exposição por meio de obras de Raffaello descritas em formato multimídia: uma exposição que visa falar do antigo por meio do moderno, colocando em diálogo as pinturas do começo do século XVI com o universo multimídia da contemporaneidade. Qual jeito melhor de mostrar a atualidade de uma pintura e de um movimento artístico que viraram imortais? 

Por meio desse evento, as instituições italianas confirmam o compromisso na cultura como ferramenta de promoção da Itália no mundo, assim como de diálogo entre países e povos. 

É com o este intuito de aproximar os povos por meio da linguagem universal da arte que a exposição de Raffaello também chegará até as escolas públicas paulistanas, graças a um projeto realizado pelo Consulado Geral em parceria com a empresa italiana Panini, que prevê a distribuição de 10 mil álbuns de figurinhas da exposição aos estudantes das escolas parceiras. O objetivo é que a cultura vire meio de diálogo e de crescimento por meio de diversão e leveza. 

A exposição, criada por Magister Art, está fazendo a volta ao mundo, já tendo passado por quatro países de três continentes diferentes: Mexico, Vietnã, Áustria e Chile. 

O MAB FAAP aderiu com entusiasmo a esse projeto, confirmando a sua natureza eclética e aberta ao diálogo e à diversidade, sendo um excelente parceiro das instituições italianas em São Paulo.

 

Sobre a exposição 

O passeio pela mostra começa com um autorretrato de Raffaello, atualmente em exposição na Galeria Uffizi em Florença, e a cronologia dos principais momentos de sua vida. A primeira sala temática, Espaços Habitados, traz o quadro A cidade ideal, de autor desconhecido, mas contemporâneo a Raffaello, que convida o visitante a começar a jornada partindo de Urbino, cidade onde o artista nasceu, para chegar à Città di Castello. 

A cidade ideal inspirou Raffaello, que a representará em sua primeira obra-prima – O casamento da virgem, exposto na Galeria de Brera em Milão, cidade-irmã de São Paulo. O artista estava em plena luta pela sobrevivência artística quando chegou a Città di Castello e concebeu a pintura, feita para uma igreja da cidade, inicialmente encomendada à oficina do artista Pietro Perugino. 

Na sala seguinte, Encontrando Equilíbrio, o público poderá vivenciar um período altamente produtivo da vida de Raffaello. O artista que já residente em Florença neste período, recebe a encomenda de uma nobre e rica família de Perugia para a criação de uma obra em homenagem ao herdeiro da família, morto em uma rixa familiar.  A obra A Deposição, que poderá ser apreciada, traz a revolução realizada pelo mestre ao relatar a deposição de Cristo: o jovem Grifonetto Baglioni segurando o lençol com o corpo de Cristo. 

No terceiro espaço, A Espiritualidade Nobre, o visitante é recebido por uma coleção de madonas e retratos femininos e masculinos, encomendados a Raffaello tanto por clientes religiosos como seculares como a família Doni, a mesma que encomendou a Michelangelo a pintura redonda do chamado Tondo Doni, exposta na Galeria Uffizi. 

A sala Os Aposentos Papais retrata as boas relações de Rafael com Roma, graças ao seu talento e habilidade. A Escola de Atenas, A expulsão de Heliodoro do templo e O fogo no Borgo são obras inéditas na arte ocidental que enriquecem as chamadas Salas de Raffaello, nos Museus Vaticanos. 

Por fim, na sala Utopia e Poder, a jornada pela vida e obra de Raffaello termina com a obra A Transfiguração, última pintura que simboliza o fim prematuro de uma vida.  O artista fez a pintura para o cardeal Júlio de Médici, nomeado para a Catedral de Narbònne. A obra foi comparada a outra bela pintura, A ressurreição de Lázaro, de Sebastiano del Piombo, o grande rival de Rafael, aluno de Michaelangelo. 

Ao longo deste percurso, o visitante encontrará também as “portas do conhecimento”, que mostram imagens de obras de Raffaello e de outros artistas contemporâneos ou conhecidos por ele. 

A visita poderá ser acompanhada por um audioguia, que será disponibilizado no museu. O visitante poderá, ainda, baixar na loja de aplicativos de seu celular um aplicativo que também servirá de audioguia, especialmente criado para esta exposição.

 A curadoria de Magister Rafaello é de Claudio Strinati, historiador de arte, especialista em pintura e escultura renascentista, e de Federico Strinati, gestor de promoção e patrimônio cultural.

 

Um dos maiores artistas do renascimento italiano

 

Raffaello Sanzio nasceu em Urbino, na Itália central, em 1483, e morreu em Roma, em 1520.  O artista começou a trabalhar muito jovem e sua grandeza logo foi reconhecida e apreciada em sua época. Ao longo dos séculos, após sua morte, com apenas 37 anos de idade, sua fama foi se consolidando, e Raffaello se tornou um dos artistas mais estudados e admirados do mundo. 

O artista viveu e trabalhou nos centros mais importantes do Renascimento italiano: Urbino, Città di Castello, Florença e Roma. Ao longo de sua jornada, assimilou um conceito fundamental: o quanto a arte pode enriquecer a vida de uma pessoa. A arte, com suas formas belas e agradáveis, representa uma condição ideal de bem-estar, felicidade e serenidade a que o ser humano, ao longo dos séculos, sempre aspirou.

Em Urbino, cidade onde nasceu e onde seu pai deixara de herança uma oficina de arte, Rafael não conseguia se lançar como artista e não chegaria a pintar qualquer obra. Ainda adolescente, ele se mudou para centros menores, onde seu trabalho encontrou aceitação e apreciação. 

Pintou especialmente em Città di Castello, com os olhos sempre voltados para Perugia, a terra do pintor mais importante da época, Pietro Vannucci, conhecido como Perugino, cujo estilo (e mentalidade) assimilou. 

Sob forte recomendação da duquesa Giovanna Feltria della Rovere, Raffaello seguiu para Florença, a Capital das Artes, e lá conseguiu obter encomendas de famílias abastadas. A sua fama de retratista supremo e pintor magistral de imagens sacras, para uso privado, chegou aos ouvidos de Atalanta Baglioni, uma nobre perugina, muito influente na política e na cultura da Itália central da época, que lhe confiou a tarefa de uma obra crucial, destinada à igreja de São Francisco: O transporte de Cristo ao sepulcro, uma obra de notável significado político e estético. 

O sucesso triunfante dessa obra levou Bramante, o arquiteto da Basílica de São Pedro, em Roma, curador do Papa Júlio II della Rovere, a chamar Raffaello à Cidade Eterna para confiar-lhe a tarefa exclusiva de pintar os aposentos papais. O surpreendente resultado alcançado no primeiro aposento, a Sala da Assinatura, encorajou eclesiásticos ilustres, empresários leigos e nobres em posição privilegiada a dar-lhe todo tipo de atribuições artísticas, diplomáticas e culturais. 

O roteiro que define a produção artística de Raffaello se tornou percurso turístico “alternativo”, que permite ao viajante conhecer de perto as raízes da produção artística italiana que não se resume as visitas a Roma, Florença, Milão e Veneza. 

Em apenas seis anos, a partir de 1509, Raffaello se tornou o primeiro consultor supremo de Júlio II e, depois da morte desse pontífice, em 1513, de seu sucessor, Leão X. Foi principalmente por intermédio de Leão X que o mestre se viu na condição ideal de homem da corte, rodeado de amigos ilustres e influentes, como Baldassar Castiglione. Raphael também se tornou o fundador de uma Escola, por meio da qual conseguiu receber um número considerável de novos pedidos e comissões. 

De 1515 até sua morte, Raffaello trabalhou ainda como arqueólogo, pintor de cenas teatrais e arquiteto, embora, nesse período, Leão X tenha preferido utilizá-lo mais para obras instrumentais, como os desenhos para as tapeçarias da Capela Sistina ou para as homenagens ao Rei da França Francesco I e sua esposa, por ocasião de importantes acordos diplomáticos e familiares.

 

 

Exposição Magister Raffaello

Período de visitação: de 28 de outubro a 12 de dezembro

Horário: das 10h às 18h, todos os dias da semana, exceto às terças-feiras (fechado)

Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis

Informações: (11) 3662-7198

Agendamento de visitas: https://visitante.agendamento.faap.br

Entrada: Gratuita

 

Univali recebe exposição “Percursos Entrelaçados”, em Itajaí

Mostra pode ser conferida, entre os dias 9 de novembro e 9 de dezembro, no Espaço da Arte Univali

 

Na terça-feira, 9 de novembro, às 17 horas, ocorre, no Espaço da Arte Univali, no Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, a abertura da exposição “Percursos Entrelaçados”, dos artistas Alberto Ducati, Elis Teixeira e Jana Neves Garcia.

A mostra, que é organizada pela Seção de Artes da Coordenação de Assuntos Comunitários da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali, poderá ser conferida, até o dia 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.

 

Exposição “Percursos Entrelaçados”;
Abertura: 9 de novembro, às 17 horas;
Visitação: de segunda a sexta-feira, 8h às 12h e das 13h30 às 17h, entre os dias 10 de novembro e 9 de dezembro;
Quanto: Gratuito;
Onde: Espaço da Arte Univali, em Itajaí


Museu das Invenções com entrada gratuita na semana do inventor

Entre os dias 3 e 5 de novembro, o Museu das Invenções, em São Paulo, terá entrada franca para seus visitantes em comemoração ao Dia do Inventor

 

O Dia do Inventor é comemorado todo dia 4 de novembro e foi proclamado pelo inventor e empreendedor alemão Gerhard Muthenthaler.

No Brasil, a Associação Nacional dos Inventores (ANI) é a maior entidade que presta suporte a inventores e empresários quanto à legislação que rege a propriedade industrial (marcas, patentes, direitos autorais, copyrights e registros de softwares) e no lançamento de produtos e projetos para diversas áreas da atividade industrial e comercial.

E a ANI administra o único Museu das Invenções da América Latina, conhecido como Inventolândia, inaugurado em 1996, sendo que ele está totalmente reformado. 

A Inventolândia conta com um acervo variado de produtos revolucionários, como o óculos que te ajuda a ler deitado e o banco compacto que pesa cerca de 600 gramas e pode ser transportado com muita facilidade, dentro de uma pequena bolsa, para as pessoas não terem que ficar de pé nos locais de grande aglomeração. Além disso, o museu tem uma novidade: gratuidade no ingresso que custa R$ 15,00 por pessoa durante a semana do Dia do Inventor (entre 3 e 5 de novembro de 2021, já que o museu estará fechado no dia 1o e 2/11 por conta do feriado de Finados).

Uma outra invenção brasileira apoiada pela ANI e que busca investidores é AVan, visto por muitos como o supermercado delivery que terá a entrega mais rápida do mundo, já que a empresa terá vans espalhadas, com produtos não-perecíveis, em diversos bairros, de diversas cidades brasileiras, o que agilizará a velocidade de entrega. 

De acordo com Carlos Mazzei, presidente da ANI: “Invenções chegam para solucionar problemas da humanidade”. Uma outra solução que está em fase de captação de recursos é o iOven, uma bolsa térmica destinada para o transporte de produtos quentes com temperatura de até 70 graus Celsius. O iOven soluciona o problema da batata frita e da pizza que costumam chegar sem crocância aos clientes. Além disso, essa solução resolve um problema que os restaurantes sempre tiveram: a limitação do raio de entrega para que a comida não esfrie no caminho.

E para comemorar o Dia do Inventor, a ANI também acaba de lançar o e-book: “Os 7 pecados mortais do inventor”, disponível no site da entidade.

Mazzei afirma: “São 35 anos de existência dedicados a assessorar inventores brasileiros independentes, gerando grandes oportunidades de negócios para eles. Em sua história, a ANI já elaborou mais de 25 mil relatórios de patentes e auxiliou mais de 50 mil inventores brasileiros”.

De acordo com ele, a criatividade dos brasileiros não tem limites e muita coisa boa aparece todos os dias. É o caso de outra invenção brasileira que será lançada nos próximos meses, o aplicativo Satelite, no qual grandes empresários e pessoas famosas decidem quanto vale o minuto delas para uma videochamada e qualquer pessoa pode solicitar uma conferência exclusiva, se conectando com elas. 

“Atualmente, os inventores buscam cada vez mais uma associação responsável para proteger sua ideia e buscar investidores. Portanto, sempre digo que se você tem uma grande ideia, uma invenção, e precisa colocá-la em prática, o seu primeiro caminho é buscar uma associação de inventores”, finaliza Mazzei.




Museu das Invenções da América Latina - Inventolândia

Horário de visita: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Endereço: Rua Dr. Homem de Melo, 1109, Perdizes, em São Paulo/SP.

Agendamentos para escolas através do telefone: 11 3670-3411 ou WhatsApp: 11 94738-4249.

O museu está aberto para mostrar aos estudantes e demais interessados como a ciência pode ser prática e divertida.

 

DRIVE-IN GRATUITO, ‘CINE BUZINA’ OCUPA O SAMBÓDROMO DO ANHEMBI COM SESSÕES ENTRE 4/11 E 5/12


Durante as projeções ao ar livre dos filmes, com títulos para todas as faixas etárias, evento também contará com lugares para pedestres e ciclistas

 

O projeto ‘Cine Buzina’, iniciativa que se propõe a realizar sessões de cinema gratuitas ao ar livre, volta ao Sambódromo do Anhembi após quase um ano. Entre 4/11 e 5/12, de quinta a domingo, o evento promoverá sessões às 18h30 e 21h com 100 lugares destinados para pedestres e ciclistas. A ação é apresentada pelo Ministério do Turismo e Lorenzetti, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O espaço conta com capacidade para 150 veículos, cada qual podendo ser ocupado por até quatro pessoas, além de 100 pedestres e ciclistas, que contarão com bicicletário próximos às cadeiras. Todos os tipos de ingressos podem ser reservados pelo site Sympla.

O filme de estreia da temporada do Cine Buzina é “Aladdin”, em 4/11, às 18h30, obra selecionada que agrada toda a família. Já às 21h, “Tolkien” é o título escolhido.

Nas demais datas os filmes que farão parte do catálogo do evento são: “X-men: Fênix Negra” e “Luta por Justiça” (5/11), “Tom & Jerry” e “A Forma da Água” (06/11), “Dumbo” e “Zumbilândia: Atire Duas Vezes” (7/11), “Os Incríveis 2” e “The Broken Hearts Gallery” (11/11), “WiFi Ralph: Quebrando a Internet” e “Star Wars: Episódio IX” (12/11), “Malévola: Dona do Mal” e “Joker” (13/11), “Scooby! O Filme” e “Bad Boys para Sempre” (14/11), “Mulher-Maravilha 1984” e “O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio” (18/11), “Shazam! e “Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa” (19/11), “Capitã Marvel” e “MIB: Homens de Preto Internacional” (25/11),  “Homem-Formiga e a Vespa” e “Tenet” (26/11), “Jumanji: Bem-vindo à Selva” e “Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio” (27/11), “Superação: O Milagre da Fé” e “Angry Birds 2: O Filme” (28/11), “Um Espião Animal” e “O Chamado da Floresta” (2/12), “Detective Pikachu” e “Ford Vs Ferrari” (3/12), “Space Jam: Um Novo Legado” e “Jojo Rabbit” (4/12); “Superação: O Milagre da Fé” e “Ad Astra - Rumo às Estrelas” (5/12).

Todos os filmes serão exibidos com áudio e legendas em português, como medida de acessibilidade para participantes surdos ou com baixa audição. O sistema de som terá conexão via rádio veicular, além do som ambiente.

O estacionamento contará com 150 vagas, com cada carro podendo portar até quatro pessoas. É permitido levar alimentos e bebidas. Todos os participantes devem usar máscaras e, à entrada no local do evento, será aferida a temperatura de todos os participantes. Somente serão admitidos aqueles com até 37,2° C.

 

SERVIÇO:

“CINE BUZINA”

Datas e horários: 4/11 a 5/12, às 18h30 e 21h

Local: Sambódromo do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana

Ingresso: gratuito e disponível no site https://www.sympla.com.br/

Lotação: 150 veículos – cada veículos pode portar até quatro pessoas

Facebook: https://www.facebook.com/cinebuzina

Instagram: @cinebuzina


APAIXONADOS PELA FOTOGRAFIA - VEM AÍ A 3ª EXPOSIÇÃO MIRARES

Para 2021 o tema da mostra é Longevidade Humana: a resistência e a força, em um momento tão especial em relação a vida, pós a grande pandemia. A exposição ficará aberta ao público gratuitamente,
de 09 a 30 de novembro

A Unibes Cultural em parceria com o coletivo Olhar Plural, abre as portas para fotógrafos, de iniciantes a consagrados, de todo o Brasil e de outros países durante a 3ª Mostra Mirares, cujo tema para 2021 é: "Longevidade Humana, também considerada como a resistência e a força".

Na sua terceira edição, a Mostra Mirares que acontece em São Paulo, levará a fotografia para perto das pessoas, facilitando o aprendizado contínuo e a troca de experiências entre todos os interessados na arte da fotografia, encantando e envolvendo, além de estimular a essência do fotógrafo: o mirar do seu redor.


Este ano a Exposição será composta por 10 (dez) trabalhos independentes, de fotografias em preto e branco ou cores, de artistas amadores e profissionais do Brasil inteiro, selecionados por uma equipe de curadoria. O objetivo da mostra é dar espaço e voz para as pessoas que têm a fotografia como paixão, hobby ou profissão, representando o seu País.

O Coletivo Olhar Plural, irá promover também uma live, no dia 09 de novembro para contar os detalhes da Mostra Mirares, cuja missão é a valorização do trabalho e o olhar do profissional de fotografia, sua melhoria contínua e de suas fotografias, além de difundir a fotografia por todas as camadas da sociedade organizada.

Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural, idealizador e responsável pela implantação do conceito e modelo de negócio deste importante espaço cultural de São Paulo, comenta a contribuição da Unibes Cultural para a sociedade ao realizar projetos como a Mostra Mirares, ao colaborar com o setor da cultura do país, além de gerar autonomia ao indivíduo. "Nos firmamos como um reforço ao sistema de acesso à arte e cultura, proporcionando ao nosso público, novas imersões, novas experiências e reflexões, opções para se aventurar, alargar a visão de mundo, para deixar de lado preconceitos do desconhecido".

A exposição ficará aberta ao público gratuitamente, de 09/11/2021 e 30/11/2021, durante o horário de funcionamento da Unibes Cultural.

 

Serviço:

3ª EXPOSIÇÃO MIRARES
Local: Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré (São Paulo/SP)
Data: 09/11/2021 a 30/11/2021, de terça-feira a sexta-feira
Horário: das 14h às 19h
Entrada: gratuita

Live de abertura da 3ª EXPOSIÇÃO MIRARES será ao vivo direto da Unibes Cultural
Dia: 09/11 às 18h
Onde: YouTube | Facebook

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Espetáculo Descontrole Público volta para curta temporada online em novembro

crédito Victor Otsuka
Inspirado em games, espectador interfere na trama controlando personagens como avatares no espetáculo dirigido por Pedro Granato. A montagem do Núcleo Pequeno Ato, que venceu o APCA 2020 por Caso Cabaré Privê, amplifica as fronteiras entre o teatro, cinema e a performance digital

 

Sucesso de público, o espetáculo Descontrole Público, com concepção e direção de Pedro Granato volta em curta temporada online de 6 a 21 de novembro, com transmissão pela Sympla. As sessões acontecem aos sábados às 20h e 22h e domingos às 19h e 21h. Com 18 atores, as cenas acontecem simultaneamente em 5 salas virtuais onde o público escolhe qual grupo acompanhar e pode controlar um personagem. 

 

Com dramaturgia de Beatriz Silveira e Felipe Aidar, temas como racismo, descoberta da sexualidade, transfobia, relacionamentos e assédio sexual são trazidos à tona para que o espectador possa conduzir os rumos da história. No elenco estão Agnaldo Moreno, Álvaro Leonn, Andressa Lelli, Bea Carmo, Carolina Romano, Celina Vaz, Guilherme Trindade, Heloísa Pires, Julia Terron, Manfrin, Mariane Aguiar, Maysa Nanci, Natália Correa, Priscila Paes, Renata Xá, Taiguara Chagas, Talita Torrecillas e Victor Moretti.

 

Resultado de mais uma pesquisa sobre teatro interativo do Pequeno Ato, o espectador conduz as personagens por comandos de voz no primeiro encontro presencial de um grupo de jovens após muito tempo de isolamento. Espalhados em um espaço que eles alugaram para passar uma noite juntos e celebrar o reencontro, um grupo de amigos busca viver intensamente tudo que perderam nos últimos tempos. 

 

Uma característica marcante do processo de pesquisa e criação do grupo junto ao diretor é uma resposta direta às questões que os afligem gerando reflexão política e social. “O espetáculo trata da reunião de um grupo de jovens que não puderam se encontrar, mas fecharam ciclos importantes de suas vidas, então resolvem alugar uma casa com bastante área externa para celebrar esse momento”, explica o diretor.

 

Para desenvolver a montagem, os criadores trabalharam juntos virtualmente durante 10 meses. O processo de pesquisa e criação aconteceu com os atores ensaiando em suas casas. Em alguns momentos fizeram experimentações na rua, ao ar livre, para romper a barreira do computador e investigar novas possibilidades estéticas. Quando ocorreu a retomada de algumas atividades, em função da baixa na pandemia, o grupo conseguiu promover pequenos encontros no Pequeno Ato para testar o formato.  

 

O Pequeno Ato investiga o teatro imersivo e a formação de novos públicos, desde 2014 quando estreou o espetáculo Fortes Batidas - Prêmio APCA de Melhor Espetáculo em Espaço não Convencional, Prêmio Especial por Experimentação de Linguagem no Prêmio São Paulo e Prêmio Zé Renato para circulação. Em 2021, inovou ao colocar o espectador em cena virtualmente assumindo o papel de investigador de um crime e conduzindo o desfecho da trama em Caso Cabaré Privê - vencedor do prêmio APCA na categoria jovem e Prêmio WeDo! nas categorias Performance, Direção, Júri Popular e Interatividade.

 

Para Pedro Granato, Descontrole Público é uma experimentação formal que vai além de qualquer outro trabalho já realizado por ele. “O público vai realmente conduzir a experiência, os atores serão avatares dos desejos e escolhas da plateia. Vamos tornar os espectadores autores, porque eles vão contar as histórias e conduzir para a trama avançar.”

 

 

Sinopse:

 

Um grupo de jovens faz uma festa à fantasia para celebrar o encontro, depois de ficarem afastados durante um longo ano. O público acompanha cinco histórias dessa festa, conduzindo as ações do avatar escolhido, para desvendar os nós dessa trama.

 

 

Repercussão da primeira temporada

 

"Temos mais uma genial obra do diretor Pedro Granato, que uma vez mais conseguiu criar um universo extremamente divertido de se acompanhar e interagir, unindo o improviso à importantes mensagens a serem passadas dando esse ‘controle total ao público’." – OSGEEKS

 

“Em Descontrole Público a plateia assume ares de protagonista e agente da ação, o que joga o Pequeno Ato em ótimo estado de alerta, uncionando como um bom jogo de improvisação que promove a manutenção do diálogo com o público jovem." - Observatório do Teatro

 

"Como iremos interagir? Como queremos nos relacionar? A provocação de Descontrole Público tensiona os limites do enquadramento ficcional a partir da premissa da gamificação e seus riscos intrínsecos. Cada apresentação do espetáculo é um espaço de pesquisa para o elenco e equipe, considerando que a obra só acontece neste contexto. O imprevisível é elemento constante; na repetição e na variação surgem possíveis acúmulos e constroem-se novos repertórios. Descontrole Público é uma experiência em eterno processo de descobertas." - Ruína Acesa

 

 

Ficha técnica:


Concepção e direção: Pedro Granato. Dramaturgia: Beatriz Silveira e Felipe Aidar. Assistente de direção: Gustavo Bricks. Elenco: Agnaldo Moreno, Álvaro Leonn, Andressa Lelli, Bea Carmo, Carolina Romano, Celina Vaz, Guilherme Trindade, Heloísa Pires, Julia Terron, Manfrin, Mariane Aguiar, Maysa Nanci, Natália Correa, Priscila Paes, Renata Xá, Taiguara Chagas, Talita Torrecillas e Victor Moretti. Videomaker e Operador de Zoom: Gustavo Bricks. Iluminação: Taiguara Chagas. Figurino: Isabella Melo. Diretor de Arte: Renan Ramiro.Confecção de figurinos: Ateliêles. Fotos: Victor Otsuka. Assistente de Fotografia: Letícia Cruz. Identidade Gráfica: Lucas Sancho. Design Gráfico: Carolina Romano. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Midias Sociais: Álvaro Leonn, Carolina Romano, Guilherme Trindade E Julia Terron. Produção: Contorno Produções. Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez. Assistente de produção e comunicação: Carolina Henriques. Realização: Pequeno Ato. Apoio:Casa 8.

 

 

Serviço:

DESCONTROLE PÚBICO 

De 6 a 21 de novembro – Sábados as 20h e 22h, domingos as 19h e 21h.

Duração: 30 minutos.

Classificação etária: 16 anos.

Ingressos: a partir de R$20.

Compre o combo por R$ 100,00 e assista os 5 personagens em um final de semana.

Capacidade: 90 espectadores.

Venda ingressos e acesso à transmissão: Sympla.com.br/pequenoato

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