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quinta-feira, 31 de agosto de 2017

5 dicas para reduzir custos sem ter que fazer cortes radicais na empresa



Revisão no benefício refeição e melhor gerenciamento de estoque estão entre as opções


Se a crise econômica que assola o país ainda parece estar longe do fim, uma das consequências naturais dessa retração é a paralisação de investimentos dentro das empresas. Em muitos casos, a tomada de decisão é a mesma: demissão de colaboradores e aumento dos preços, o que acaba comprometendo a qualidade.

Mas, em vez de simplesmente tomar essa decisão, algumas alternativas estão justamente em outras atitudes, mais simples, como revisar pequenas despesas e até investir no gerenciamento de serviços que vão permitir uma redução de gastos no médio prazo.

Confira abaixo 5 dicas que os empresários podem adotar sem precisar tomar medidas radicais.


1. Revisar o benefício refeição 

Atualmente existem diversas opções no mercado que disponibilizam o benefício refeição como a ValeCard, que não cobram taxa administrativa e ainda oferece desconto de 3% sob o valor de carga efetuada nos cartões. “O desconto é aplicado durante todo o ano e é possível deduzir até 4% no imposto de renda” – garante o Gerente de Produto Benefício, Diego Battistella.


2. Compartilhar imóveis com outras empresas

Em busca da redução de custos, algumas empresas encontraram a solução não só no processo de construção do espaço utilizado como também em sua manutenção: o compartilhamento de serviços. O CEI (Centro Empresarial e Industrial) Nove de Julho, empreendimento em Americana desenvolvido pela Cemara Loteamentos, possui uma associação para o compartilhamento de serviços terceirizados, como recursos humanos, segurança, limpeza, empresa de alimentação, entre outros. “Um cluster como esse pode render uma série de vantagens para as empresas envolvidas. É um estímulo para buscar novos parceiros e gerar relações produtivas para o seu negócio”, afirma Marcos Dei Santi vice-presidente de Novos Negócios e Operações da Cemara.

Já a TRX, um dos principais players da área de real estate corporativo e industrial do Brasil, também é adepta do compartilhamento de serviços dentro de seus empreendimentos. A empresa tem condomínios logísticos de galpões espalhados por todo o País que podem abrigar em um mesmo espaço empresas de diferentes segmentos de atuação. “O perfil dos ativos industriais e logísticos no Brasil, de maneira geral, ainda é muito obsoleto. A maioria dos que existem é isolada e ineficiente. Quando há oportunidade para se instalar em um espaço com toda a infraestrutura necessária para uma operação eficiente, as empresas enxergam grande valor agregado”, comenta José Alves Neto, um dos fundadores da TRX.


3. Gerenciar o estoque de mercadorias

Em pesquisa realizada no segundo semestre de 2015 pelo IDG Research Services, que oferece serviços em informações estratégicas de marketing, foi mostrado que empresas que usam sistemas de gestão corporativa crescem 35% mais rápido e têm produtividade 10% maior do que aquelas que não usam esse tipo de solução. A Mega Sistemas, por exemplo, é uma das empresas que desenvolve esse tipo de tecnologia, que também recebe o nome de ERP (Enterprise Resource Planning) e tem clientes das mais diversas áreas, como Serviços, Agronegócio e Construção. Dentre suas funções, o software permite que empresas que contam com estoque possam gerenciar melhor suas mercadorias, evitando desperdícios.


4. Investir no gerenciamento de frota

Empresas que contam com frota podem utilizar o gerenciamento de veículos e reduzir em até 25% os gastos com abastecimentos. Com a implementação de tecnologia, também é possível enxergar com transparência tudo o que está relacionado à estrutura de transporte e, com isso, enxugar outros gastos.  “Conseguimos alcançar o controle de toda frota e, assim, maximizar o desempenho dos veículos e reduzir custos”, explica Edivaldo Ferreira Portela Junior Matriz, Gerente de Produto Frota da ValeCard.


5. Contratar o serviço de limpeza comercial

Um único contrato, 47 pontos de trabalho em 11 cidades diferentes. Este é retrato da prestação de serviços de limpeza e conservação de ambientes oferecida pela JAN-PRO à gigante das telecomunicações chinesa Huwai em sua operação no Brasil. Trata-se da adoção do sistema de contratos compartilhados, o que permite maior agilidade e produtividade nos resultados. “Nossos produtos tem uma tecnologia avançada que permite que o franqueado consiga reduzir o tempo de serviço em cada local, gerando uma produtividade enorme para a JAN PRO – com o uso de equipamentos adequados que vão desde o pano de microfibra, a vassoura ergométrica ou o aspirador ultrapotente,  além de trazer uma economia para o cliente através da redução em produtos de limpeza e água, chegando a uma diminuição de até 60% no consumo mensal”, explica o diretor executivo da JAN PRO, Renato Ticoulat.






CONHEÇA DICAS PARA TER UMA CARREIRA DEPOIS DOS 40 ANOS



Cursos profissionalizantes são fundamentais para recolocar trabalhadores maduros no mercado





 Procurar emprego depois dos 40 anos pode ser uma tarefa difícil para quem não se encontra alinhado às tendências do mercado de trabalho. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, existem 83 milhões de brasileiros com essa faixa etária, e 84% dessas pessoas não possuem ensino superior.

De acordo com Rogério Gabriel, fundador da Prepara Cursos, maior rede de cursos profissionalizantes no Brasil, pessoas desempregadas que estão na meia idade precisam aproveitar a retomada do cenário econômico brasileiro para adquirir conhecimento e melhorar o currículo. “Muitos desistem de procurar emprego depois de certa idade ou acabam aceitando ocupações informais, que consequentemente pagam menos. Esse comportamento precisa mudar e o caminho é o aprendizado”, pontua o executivo.

Segundo o presidente, se a meta traçada diz respeito a entrada no mercado de trabalho, o ideal é investir em cursos das áreas de Vendas, Indústria, Serviços, como Operador de Caixa e, principalmente, os de informática, pois são as áreas que mais empregam. Mas, se o profissional já atua em algum segmento e deseja uma promoção e alcançar novos patamares, ser fluente em um segundo idioma e dominar as tecnologias da área digital é essencial. “Nós, que estamos no segmento de educação, sentimos cada vez mais a demanda das empresas por profissionais completos. Hoje em dia, não dá para falar em carreira sem pensar no conhecimento básico de informática, que é um dos cursos mais procurados da Prepara”, comenta Rogério.

Viviane Oliveira, 42 anos, aluna da Prepara Cursos Santana, é um exemplo do cenário brasileiro. Com apenas a conclusão do Ensino Médio, a profissional sempre atuou em ocupações informais, e pelos obstáculos que surgem na vida, acabou não tendo a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Após casar e ter dois filhos, decidiu voltar ao mercado de trabalho. Ciente de que para conquistar uma boa oportunidade seria necessária uma reciclagem profissional, investiu em cursos profissionalizantes de curta duração. A escolha foi o programa “Operador de Caixa”, que oferece todo suporte para quem deseja atuar na área. “Meu grande sonho é conquistar uma contratação com carteira assinada e, por isso, estou correndo atrás do tempo perdido. Meu esposo tem uma mercearia e é neste estabelecimento que vou colocar em prática o que aprendi em sala de aula. Além disso, sei que é uma área que tem fácil acesso e oportunidade de crescimento”, afirma a estudante.

O principal conselho que Rogério Gabriel sugere aos profissionais que já estão em atividade profissional por muitos anos e que desejam estabilidade e um upgrade tanto na carreira, como no salário, é manter-se atento às movimentações do mundo do trabalho e buscar por novas habilidades e aptidões. “Investir em cursos que enriqueçam o currículo coloca o candidato em uma posição de destaque e é uma ótima opção de aplicação a curto prazo”, finaliza o presidente.





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