Febraban lista ações criminosas mais frequentes, como o do falso funcionário de banco, ajuda em caixas eletrônicos e o do falso empréstimo consignado
Assista a vídeo com Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, explicando os golpes e dando dicas de como se proteger neste link
Com a sociedade cada vez mais conectada, os golpistas se aproveitam do aumento das transações digitais para aplicar golpes por meio da engenharia social, que consiste na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais. A vítima pode ser qualquer pessoa, entretanto, o público idoso é um dos alvos preferenciais dos criminosos, muitas vezes, devido à falta de familiaridade tecnológica para as atividades do dia a dia.
“Os criminosos abusam da ingenuidade ou confiança do idoso para obter informações que podem ser usadas para que tenham acesso não autorizado a dados bancários. Temos de conscientizar e instruir os idosos sobre medidas a serem adotadas para prevenir, identificar e denunciar o problema”, afirma José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
No caso de o cliente ter sido vítima de algum crime, ele deve notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso, e fazer um boletim de ocorrência.
Veja
a seguir os principais golpes financeiros aplicados contra idosos e dicas de
como evitá-los.
1, Golpe da falsa central telefônica/falso funcionário
O que é: O fraudador entra em contato com a vítima se passando por funcionário do banco ou empresa com a qual o cliente tem um relacionamento ativo. O criminoso informa que há irregularidades na conta ou que os dados cadastrados estão incorretos. A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima e orienta que realize transferências alegando a necessidade de regularizar problemas na conta ou no cartão.
Como evitar: O cliente deve sempre verificar a origem das ligações e mensagens
recebidas contendo solicitações de dados. Os bancos podem entrar em
contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de
sistemas, chaves de segurança, ou ainda que o cliente realize transferências ou
pagamentos alegando estornos de transações. Ao receber uma ligação
suspeita, o cliente deve desligar, e de outro telefone, deve entrar em contato
com os canais oficiais de seu banco.
2. Golpe do falso empréstimo consignado
O que é: O fraudador se passa por um funcionário de instituição financeira, liga para a vítima e oferece empréstimos com condições vantajosas ou ainda uma portabilidade. Para que garanta a oferta, pede ao consumidor que faça um depósito bancário referente a taxas de cadastro ou pede antecipação de alguma parcela para que possa liberar o dinheiro. Também solicita dados pessoais e financeiros do cliente.
Como evitar: A Febraban
alerta que não existe nenhum empréstimo em que a pessoa precise fazer qualquer
tipo de pagamento antecipado, seja de IOF, taxas falsas de cadastros ou
antecipação de parcela. Desconfie de promessas de vantagens exageradas. E
jamais deposite dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de
garantir o negócio.
3. Golpe da ajuda em ATMs
O que é: Neste golpe, o cliente está fazendo uma transação financeira em um ATM (terminal de autoatendimento) e o bandido oferece ajuda. O objetivo é visualizar a senha e depois trocar o cartão verdadeiro por outro, quando a vítima não estiver prestando atenção.
Como evitar: Se precisar
de ajuda ou tiver qualquer problema com o caixa eletrônico durante o expediente
bancário, o cliente sempre deve procurar um funcionário identificado do banco e
nunca aceitar ajuda de terceiros.
4. Golpe do falso presente de aniversário/falso brinde
O que é: De posse dos dados pessoais e datas de aniversários, criminosos entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde para entregar ou um presente de aniversário, e insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente. Os criminosos entregam algo para a vítima, geralmente flores, cosméticos ou chocolate, e nesse momento, pedem o pagamento de taxa de entrega, que só pode ser paga com cartão.
O entregador/golpista geralmente usa uma maquininha com o visor danificado, que impossibilita a visualização do valor digitado na tela. Outra forma é o criminoso usar algum artifício para desviar a atenção da vítima, para que ela digite a senha no campo destinado ao valor da compra, possibilitando a visualização e uso.
Como evitar: Nunca aceite
presentes e brindes inesperados, sem saber quem realmente mandou. Não forneça
dados pessoais em links enviados pela internet de supostas promoções e tenha
muito cuidado ao preencher cadastros na internet. Não aceite realizar
pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado, impedindo que você veja
o valor real que está pagando. Jamais aceite tirar fotos ou selfies para
receber brindes ou em qualquer outro pedido de desconhecidos.
5. Golpe de vendas falsas
O que é: Criminosos criam páginas falsas que simulam e-commerce, enviam promoções inexistentes por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e investem na criação de perfis falsos de lojas em redes sociais.
Como evitar: Sempre
fique muito atento. O produto tem um preço médio no comércio de R$ 1.000,00,
mas alguém está anunciando o mesmo item por R$ 300,00? Há fotos e vídeos de
antes e depois de produtos com resultados mirabolantes? A loja oferece poucas
opções de pagamento? O e-commerce é recém-criado em rede social? Pare, pense e
desconfie. Pode ser golpe. Tome muito cuidado com links recebidos em e-mails e
mensagens e dê preferência aos sites conhecidos para as compras .
6. Golpe do WhatsApp
O que é: O golpista descobre o número do celular e o nome da vítima de quem pretende clonar a conta de WhatsApp. Com essas informações, tenta cadastrar o WhatsApp da vítima em seu aparelho. Para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo. Os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente de site de vendas ou de empresa que a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança, afirmando se tratar de uma atualização/protocolo, manutenção ou confirmação de cadastro.
Como evitar: Uma medida
simples para evitar que o WhatsApp seja clonado é habilitar, no aplicativo, a
opção “Verificação em duas etapas”. Desta forma, é possível cadastrar uma senha
que será solicitada periodicamente pelo app. Essa senha não deve ser enviada
para outras pessoas ou digitadas em links recebidos.
7. Phishing (pescaria digital)
O que é: O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica que visa obter dados pessoais do usuário. A forma mais comum de um ataque de phishing é por mensagens e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. Também existem páginas falsas na internet que induzem a pessoa a revelar dados pessoais.
Como
evitar: Nunca clique em links recebidos por mensagens. Mantenha
seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados. Na dúvida, fale com seu
banco.
8. Golpe do falso motoboy
O que é: O golpe começa com uma ligação ao cliente, de uma pessoa que se passa por funcionário de banco, e diz que o cartão foi clonado, informando que é preciso bloqueá-lo. Para isso, o golpista, orienta cortar o cartão ao meio e pedir um novo pelo atendimento eletrônico. O falso funcionário pede que a senha seja digitada no telefone, e fala que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão para perícia. O que o cliente não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar diversas transações financeiras.
Como evitar: Fique
atento! Nenhum banco pede o cartão de volta ou envia qualquer pessoa ou
portador para retirar o cartão na casa de clientes.
9. Golpe da troca de cartão
Como é: Golpistas que se passam de vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na máquina de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com seu cartão e senha, fazem compras usando o seu dinheiro.
Como evitar: Fique sempre
atento na hora das compras. Confira se é mesmo o seu nome impresso no cartão
devolvido e, se possível, passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de
entregá-lo para outra pessoa.
10. Golpe do falso sequestro
Como é: Criminosos entram em contato com a vítima por telefone. Do outro lado da linha, uma pessoa simula uma voz de choro, chama a vítima de pai ou mãe e diz que foi sequestrado. A própria pessoa acaba dando informações que ajudam o bandido a completar o golpe. A partir daí, entra na ligação um criminoso anunciando o sequestro e exigindo um resgate imediato para que liberte o falso sequestrado.
Como evitar: Sempre
desconfie deste tipo de ligação, porque a chance de ser um golpe é muito
grande. Tenha calma e não tome atitudes precipitadas. Nunca fale o nome da
pessoa que poderia ter sido sequestrada. Se possível, peça a alguém que está
com você para ligar de um outro telefone para o familiar. O ideal é deixar
combinado com família e amigos uma senha ou uma palavra-chave para situações
reais de perigo.