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quarta-feira, 8 de maio de 2024

Pesquisa ‘Dia das Mães’ indica o comportamento de compra por meio da experiência emocional do cliente

Haus, plataforma de marketing do Grupo Stefanini, apresenta estudo aprofundado sobre as tendências de consumo

 

O mundo mudou muito, não é mesmo? E acompanhar essas transformações que acontecem na velocidade da luz é essencial para alinhar expectativas e definir meios para tomadas de decisão no âmbito dos negócios. É com essa premissa que a Gauge e a Ecglobal, empresas da Haus, plataforma de marketing do Grupo Stefanini, apresentam uma pesquisa sobre as tendências de consumo para o Dia das Mães 2024. 

A análise é resultado da soma de diversas abordagens de duas empresas da plataforma Haus: uma pesquisa quantitativa, que coletou dados por meio de um questionário aplicado a 1.001 membros de sua comunidade; uma análise de tendências de presentes, com a metodologia exclusiva Trend Index; e a avaliação da performance dos e-commerces das marcas, utilizando a metodologia CRO Index. 

O projeto foi iniciado com uma análise histórica do consumo em mar aberto, especialmente no cenário pós-pandêmico, com o objetivo de detectar mudanças de comportamento e tendências que envolvem diferentes marcas e categorias. Para validar essas conjecturas e consolidar nossas hipóteses, coletamos dados reais e genuínos diretamente dos consumidores, utilizando um questionário que forneceu dados robustos e valiosos para as marcas. 

O Dia das Mães permanece sendo a data mais importante do primeiro semestre, ficando atrás apenas do Natal. Aqui, são explorados o crescente foco em experiências emocionais e seu impacto nas expectativas dos consumidores, levando as marcas a repensarem suas abordagens de marketing e oferta de produtos. A importância da conveniência na jornada de compra também será crucial, dada a exigência cada vez maior dos clientes, que buscam um equilíbrio entre preço e qualidade. 

“O grande diferencial é consolidar a visão de múltiplas fontes, ferramentas e metodologias em insights acionáveis que trazem uma fotografia em 360º sobre tendências e mudanças de comportamento ao abordar um tema relevante como esse de forma multidisciplinar", revela Felipe Rodriguez, CEO da Gauge

 

Principais insights do estudo Haus

O pagamento instantâneo ganha destaque no cenário varejista, onde conveniência e o senso de urgência determinam as decisões de compra. Essa tendência é validada quando vimos que 52% dos entrevistados preferem pagamento à vista, seja via Pix, dinheiro ou cartão de débito, 20% utilizam cartão de crédito à vista e 26% parcelam suas compras. 

A busca por presentes no Dia das Mães enfrenta um desafio duplo: manter o equilíbrio entre preço e qualidade em meio a um cenário econômico volátil. Neste sentido, através da nossa análise de expressões digitais espontâneas, vimos que 53% dos consumidores priorizam a qualidade e 41% o preço, sendo um comportamento já existente no mapeamento de 2023 e que se estabelece de forma mais incisiva, 81% dos possíveis compradores pretendem pesquisar preços antes de realizar a compra, representando um total de 82% pela internet e 67% em lojas físicas, dados da Meta (2024). Complementando essa visão, com dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) de 2023, concluímos que “cautela” é a palavra de ordem para os compradores em 2024. 

A entrevista com membros da Ecglobal.com reforça que o consumidor está em busca do melhor custo-benefício, atento sempre a promoções e descontos de forma antecipada para não renunciar a um bom presente. Quase dois terços da amostra, 59% dos participantes, pretendem gastar até R$ 200,00 em compras, mantendo o padrão do ticket médio identificado nos últimos anos. 

A pesquisa ressalta a importância de uma experiência de compra phygital, mostrando que à medida que o consumidor compara preço através do e-commerce ele também busca ideias para o presente ideal, unindo o fator da experiência sensorial, na loja física. Entender este consumidor e personalizar a sua jornada é cada vez mais indispensável, visto que o cuidado em estudar preços para um gasto planejado, personalizado e inteligente está cada vez mais fazendo parte da sua jornada: 52% dos entrevistados visitam algum site para ter ideias de presente e 45% vão a alguma loja física para buscar inspiração. 

"Vemos cada vez mais a personalização e a tecnologia comportamental desempenhando papéis fundamentais na jornada de compra do consumidor. Ao unir relacionamentos de valor entre pessoas e marcas a tecnologias avançadas e métodos inovadores, garantimos que nossos dados não apenas reflitam a realidade, mas também direcionem estratégias de mercado proativas e informadas", afirma Adriana Rocha, CEO da Ecglobal. 

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), espera-se um faturamento de R$ 7,03 bilhões nas vendas do e-commerce relacionadas ao dia. Apesar do histórico de baixa de receita na Black Friday, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) está em retomada e a expectativa é positiva para o dia das mães, esperando um aumento de 5% nas transações até o dia 11 de maio. 

O “maternar” vai muito além da mãe. Sogra, tia, esposa, avó e até amigas especiais também ganham esse afeto na data. E aqui entra ainda a tendência do neo-hedonismo, priorizando experiências significativas sobre demonstrações de riqueza, refletindo a cultura do "eu mereço". Isso impulsiona o aumento do consumo de indulgências, mesmo em períodos de restrições financeiras. À medida que o Dia das Mães se aproxima, essa tendência se torna mais evidente, com consumidores buscando presentes e experiências que promovam o autocuidado, incluindo as próprias mães se presenteando. 

Analisando tendências de 2023, vimos que viajar, reviver memórias e buscar conforto se tornaram escolhas frequentes. A era da nostalgia tem levado os consumidores a buscarem momentos de bem-estar e conexão no passado. Desde ícones da cultura pop até aromas familiares, as gerações se unem na busca por memórias afetivas que fortalecem os laços familiares. Uma pesquisa do Guia dos Melhores (2023) revela que 83% dos brasileiros sentem nostalgia pelos anos 80, 90 e 2000. 

A pesquisa realizada cruzou as expectativas das mães em relação aos presentes que desejam receber com as intenções de compra dos filhos, destacando que 8 das 10 principais categorias de presentes desejadas pelas mães estão alinhadas com as intenções dos compradores. Isso indica que os presentes clássicos ainda ocupam uma posição de destaque nas preferências de ambos os grupos, desempenhando um papel significativo nas escolhas de presentes. 

Contudo, a análise de mercado em larga escala revela uma mudança de paradigma em andamento, com a ascensão das experiências como alternativa cada vez mais valorizada pelos consumidores. Esta tendência sugere uma preferência crescente por presentes que vão além do produto físico, incorporando elementos de personalização e diferenciação que aumentam o seu apelo e poder de escolha.

Além disso, os dados apontam que, embora haja um alinhamento em várias categorias, itens de maior valor agregado, como celulares e experiências de viagem, podem representar novas maneiras de encantar as mães. Por outro lado, presentes como flores, plantas e maquiagem podem estar perdendo seu atrativo, sendo mais susceptíveis a substituições, conforme indicado pela menor proporção de intenção de compra nessas categorias.



 Esta data comemorativa é historicamente carregada de emoções, tanto no aspecto comportamental como na valorização das reuniões familiares que colocam mães e filhos de forma protagonizada, quanto no ato simbólico do presentear, que culturalmente carrega uma tradição da materialização destes sentimentos. Mais de 70% dos entrevistados avaliam o amor como o sentimento mais representativo ao dar um presente, seguido por carinho, gratidão e afeto. É importante considerar esses sentimentos ao longo de toda a jornada – desde a campanhas de comunicação até a experiência de entrega do presente.

 

As análises de mercado convergem com os dados da pesquisa mostrando que a refeição com as mães segue sendo uma tradição quando o assunto é demonstrar afeto. 52% preferem o aconchego do lar como local para celebrar a data, ao passo que 47% escolhem fazer uma refeição fora de casa, sendo preferencialmente em uma churrascaria. A presença física, sobretudo após um difícil cenário onde foi necessário o distanciamento por conta da pandemia, tornou-se ainda mais valorizada. O almoço envolvendo 3 a 4 membros da família apresenta uma oportunidade para marcas que querem estar presente na mesa e na memória dos consumidores. 

A pesquisa levantou que os entrevistados pretendem gastar entre R$ 200,00 a R$ 499,00 em refeições na data comemorativa. Isso faz refletir na disposição em investir mais em momentos que geram experiências de confraternização e memórias afetivas do que em presentes, lembrando que 59% dos participantes informaram gastar até R$ 200,00 em compras.

O questionário também aponta "O Boticário" como Top of Mind, considerando a marca com maior pretensão de compra. Além disso, ela também foi Top of Heart com praticamente 1 em cada 3 pessoas considerando-a como grande referência quando o assunto é propaganda emocionante no Dia das Mães, seguido da Natura como segunda marca que mais emociona em suas campanhas. Historicamente, "O Boticário" já vinha construindo essa liderança através da expectativa emocional de suas campanhas, o que reflete sobre a relevância de criar um relacionamento que vai além do transacional, envolvendo valor e loyalty entre pessoas e marcas.


Os insights da Gauge e Ecglobal não apenas lançam luz sobre as tendências de consumo para o Dia das Mães de 2024, mas também oferecem um olhar profundo sobre as transformações em curso no comportamento dos consumidores. À medida que o varejo busca atender às demandas de forma cada vez mais personalizada, a conveniência e as experiências significativas emergem como pilares fundamentais. Assim, fica claro que o sucesso comercial dependerá não apenas da oferta de produtos, mas também da capacidade das marcas de se conectarem com seus clientes, proporcionando experiências relevantes.  


Stefanini
Para mais informações, clique aqui.


Conheça o visto de trabalho que facilita a entrada de brasileiros no Reino Unido

 

LondonHelp4U é pioneira nos serviços de imigração para a Inglaterra e auxilia em todos os processos da aplicação do Highly Skilled Migrant Programme, programa para imigrantes altamente qualificados

 

Com o intuito de facilitar a entrada de imigrantes com alta qualificação profissional, o governo britânico vem distribuindo vistos para brasileiros e outros estrangeiros qualificados com o programa Highly Skilled Migrant Programme, HSMP.  “O HSMP é um visto de trabalho qualificado. Na categoria Inovator Visa, se você tem uma boa ideia de negócio, o governo aprova e você pode abrir a sua própria empresa no Reino Unido e a sua empresa lhe dá o direito de ter o visto. Outra opção é a categoria Expansion Business, que é uma categoria que você pode levar a empresa do Brasil e abrir uma filial no Reino Unido. Para todos estes tipos de vistos é necessário ter um nível de inglês intermediário e fazer a prova do IELTS, que é a prova de proficiência em inglês”, afirma Francine Mendonça, fundadora e diretora executiva LondonHelp4U, empresa pioneira nos serviços de imigração para o Reino Unido. 

Com mais de 20 anos de experiência na aplicação de processos de diversos tipos de vistos para o Reino Unido, a LondonHelp4U auxilia em todo o processo, tornando a solicitação do visto do programa Highly Skilled Migrant Programme muito mais segura e eficiente. “O Reino Unido vem recebendo as aplicações de imigrantes qualificados que queiram esse tipo de visto. Alguns trabalhos considerados qualificados são: Diretor de Manufatura, Gestor Financeiro, Diretor de Marketing, Diretor de Comunicação e Relações Públicas, Diretor de Recursos Humanos, entre muitos outros. Nós ajudamos em todo o processo, do início ao fim, sempre passando total segurança aos candidatos, pois existem burocracias no meio do caminho”, finaliza Francine Mendonça.

Confira a lista completa dos trabalhos que se enquadram como qualificados no Reino Unido https://www.gov.uk/government/publications/skilled-worker-visa-going-rates-for-eligible-occupations/skilled-worker-visa-going-rates-for-eligible-occupation-codes 

Para saber mais informações sobre o visto do programa Highly Skilled Migrant Programme para o Reino Unido, entre em contato pelo site https://londonhelp4u.co.uk ou pelo Instagram https://www.instagram.com/londonhelp4u


 

Maio Amarelo começa com primeira Operação Direção Segura Integrada na capital

Fiscalização, na madrugada do último dia 5, orientou motoristas sobre a responsabilidade para um trânsito mais pacífico; 278 veículos foram abordados, dos quais 31 foram autuados


“Eu bebi, peguei o volante e apaguei. Acordei com a batida. O carro deu perda total, mas eu poderia ter morrido ou causado a morte de alguém. Foi um grande aviso. Nunca mais faço isso.” O depoimento poderia ser parte de uma campanha publicitária educativa sobre a mistura fatal de álcool e direção. Mas não é. O relato é real. O enfermeiro Flávio Conte Vieira foi um dos 278 motoristas fiscalizados no último final de semana, na zona leste paulistana, pela Operação Direção Segura Integrada (ODSI), ação de prevenção e conscientização realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em parceria com as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica. Ele ressaltou a importância do alerta aos motoristas: “educação é tudo. É segurança para todos nós.” Freqüentes em todo o estado, as ODSI abordaram 37% mais condutores nos últimos doze meses – e estão sendo reforçadas neste mês, em função do Maio Amarelo, movimento internacional dedicado à redução de sinistros de trânsito. 

 

A campanha da 11ª edição brasileira do Maio Amarelo, iniciado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), enfatiza: “Paz no trânsito começa por você”. Foi também essa a mensagem levada aos motoristas pela equipe da primeira ODSI do mês na capital paulista. Na madrugada de sábado (4) para domingo (5), foram registradas 31 recusas ao teste do bafômetro e uma autuação por direção sob efeito de álcool nas avenidas Paes de Barros e Salim Farah Maluf.



“Na escolha do local, a gente considera as informações do Infosiga, ferramenta que nos dá os trechos da cidade com mais ocorrências e índices de sinistros e óbitos no trânsito. Dessa forma, conseguimos ser mais efetivos. Na montagem da operação, em parceria com a PM, usamos o efeito surpresa, para evitar que motoristas embriagados consigam escapar por outras vias", explica Marcelo dos Reis, coordenador da ODSI desde 2018 na capital. Ele conta ainda que, no mínimo duas vezes ao ano, as equipes estão nos pontos onde ocorreu a ODSI deste final de semana, além de repetirem a fiscalização em demais pontos da cidade.

 

Durante a operação, os agentes do Detran-SP selecionam o veículo para a entrada no drive. "A abordagem consiste em cumprimentar o condutor e informar que será realizado o pré-teste do etilômetro. Se der negativo, o motorista é liberado na hora. Se der positivo, o condutor é orientado a seguir as ordens do policial militar. A partir deste momento, é a PM que se torna responsável pelos procedimentos", detalha Marcelo. A documentação e os equipamentos obrigatórios do carro, além da CNH, são verificados. O cidadão também é informado sobre os direitos e deveres naquela situação. “Ele é questionado sobre a concordância em realizar o teste definitivo do etilômetro, que acusa com precisão o índice de álcool no sangue.  Caso não aceite realizar o teste, o motorista será autuado da mesma forma, por recusa ao teste do bafômetro. Os condutores autuados devem solicitar a presença de um parente ou conhecido devidamente habilitado, que necessariamente se submeterá ao teste do etilômetro para poder conduzir o veículo para outro local. Caso esse motorista substituto não se apresente até o final da operação, o veículo será recolhido ao pátio”, complementa Marcelo. 

 

A equipe do Detran-SP, encarregada de orientar os motoristas e realizar os testes do bafômetro nas operações, conta com voluntários. São servidores públicos do órgão estadual de trânsito que trocam o conforto de casa nas madrugadas para se empenharem no trabalho de conscientização nas avenidas da cidade.  “É uma forma de educar a população, de você estar salvando vidas”, diz a oficial administrativa do órgão, Gleide Maria Lopes Oliveira, que acompanha as atividades há dez anos.

 

O agente estadual de trânsito Gustavo Contes de Souza, incorporado recentemente ao quadro de funcionários do Detran-SP, estava satisfeito com a participação em sua primeira ODSI.  “No mundo ideal, não seria necessário, mas infelizmente precisamos estar aqui para cumprir esse papel”, afirmou, ressaltando a importância de se tirar das ruas os condutores infratores, que consomem álcool e colocam todos em risco.



A supervisora Gisele de Melo foi uma das motoristas abordadas pelo Detran-SP, no último final de semana. Ela concorda que as fiscalizações são necessárias e têm que ser multiplicadas, já que obrigam as pessoas a terem mais consciência.  “Bebida e direção não combinam, é fato, um risco para vida de quem está dirigindo e para as outras pessoas que estão no entorno”, afirma. Gisele incorporou o hábito de não incorrer na mistura fatal. “Você consegue se divertir sem estar alcoolizada. As pessoas que saem comigo gostam, porque geralmente sou eu a motorista da rodada. A sociedade sabe dos riscos e insiste no erro”.  

 

Tem que ter cada vez mais 


O motorista Victor Bruno Baeta, abordado na fiscalização da avenida Salim Farah Maluf, contou que parou de beber quando começou a trabalhar com aplicativo. Ele já se deparou com fiscalizações em três pontos diferentes da cidade numa mesma noite. Para Victor, a ação tem um efeito fundamental. “Tem noite que chego a passar por diversas fiscalizações. Isso é uma maravilha, tem que ter cada vez mais, para o povo entender e aprender. Acho perfeito, precisa inibir mesmo”, afirmou.

 

David Marçal Ribeiro, fiscal de ônibus, comemorou a realização do seu primeiro teste do bafômetro na madrugada do último domingo (05). A empresa onde ele trabalha tem promovido ações de conscientização em relação aos perigos da alcoolemia ao volante, especialmente por ocasião do Maio Amarelo. “A gente tem que contar com o trabalho de vocês, porque fiscalizar é árduo, é difícil,  mas tem que fiscalizar e punir severamente”, enfatizou. “Bebida e trânsito juntos nunca ‘colaram’ e nunca vão ´colar´. Essas pessoas tinham que ficar ao menos um dia de castigo na emergência de um hospital para verem as vítimas que entram mutiladas ou que perderam a vida em consequência de uma pessoa que bebeu”. 

 

Três tipos de Infrações por alcoolemia 


Vale destacar que tanto dirigir sob efeito de álcool - quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido - quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas (artigos 165 e 165-A do CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH. Nos casos de embriaguez ao volante, que ocorrem quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, há configuração de crime de trânsito: se condenado, o motorista, além da multa e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

 

“As ODSIs contribuem para evitar acidentes e para conscientizar a população, por exemplo, sobre a necessidade de separar álcool e volante. A direção de veículos sob influência de álcool é uma das principais causas de sinistros e óbitos no trânsito”, diz Ícaro Eustachio, diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP.

 

Mais ações educativas no Maio Amarelo 


A programação do Detran-SP no Maio Amarelo não será apenas de fiscalizações. Por meio da Escola Paulista de Trânsito (EPT) e em parceria com a Fundação Vanzolini, serão promovidas palestras para o público externo, transmitidas online, para alcance de maior público. Os temas abordados a partir de 14 de maio serão: 

  • 14/05 -  Representação do Maio Amarelo
  • 15/05 -  A prevenção começa na educação e na comunicação
  • 20/05 - A importância da direção defensiva na segurança do trânsito
  • 23/05 - Comportamento seguro, diga não para o celular no trânsito
  • 27/05 - Acidentes de trânsito, o que você precisa saber sobre amputação
  • 28/05 - Empatia no trânsito começa por você!

4 dicas para as lideranças aprenderem a encantar seus colaboradores e parceiros

Mirar em pontos-chave traz consequências positivas dentro do cenário geral da empresa, impactando positivamente na saúde do colaborador e resultando em um ambiente mais proativo e acolhedor


 

Por que você trabalha na sua atual empresa? Quando alguém lhe pede indicação para um novo emprego, você a recomenda?” Na maioria dos casos, a resposta a essas duas perguntas está relacionada aos benefícios que são oferecidos aos funcionários, como salários e convênios. Porém, antes desses fatores entrarem na equação, existe um questionamento-chave que deve ser levado em consideração: você se sente bem no meu ambiente de trabalho?

 

Uma pesquisa da Microsoft levantou que, em 2021, 18% das pessoas pediram demissão quando perceberam que sua rotina de trabalho não estava mais alinhada com suas prioridades - e não acaba aí: um levantamento da Gallup deste ano também apontou que 44% dos colaboradores em empresas ao redor do mundo se sentem estressados no dia a dia corporativo. Sendo assim, um bom ambiente de trabalho previne que problemas, tanto de saúde quanto pessoais, afetem os funcionários e a empresa.

 

Para Fernando Sapata, Diretor de Pessoas, Cultura e Encantamento na Select Soluções, uma empresa que oferece soluções utilizando a tecnologia cloud da Amazon Web Services (AWS), pensar sobre o próprio bem-estar no trabalho, causa uma certa familiaridade com o conceito de encantamento em uma empresa. “Quando um funcionário se sente pertencente à empresa em que trabalha, podemos dizer que ele está encantado. Em outras palavras, os ideais pessoais estão alinhados aos da corporação, resultando em um ambiente proativo e harmonioso. Trata-se, portanto, de um lugar que trata seus colaboradores não como mão de obra, mas sim como seres humanos, com suas próprias necessidades,individualidades e sonhos”, explica.

 

Mas afinal, o que significa encantar funcionários?

 

O encantamento está intrinsecamente ligado ao trabalho interno da empresa, voltado ao seu ecossistema e também à humanização do colaborador. É um branding corporativo pensado nos funcionários, capaz de traduzir e comunicar a eles as práticas e os valores da corporação; os resultados dessa prática, obviamente, são sempre positivos. “Para que possa encantar, um líder precisa ver o liderado como ser humano. Qual é o sonho dessa pessoa? É papel de um bom gestor encontrar meios para fazê-lo acontecer. O melhor exemplo disso está na promoção de funcionários: em vez de oferecermos somente aumentos e benefícios, pensamos em como alinhar os nossos processos para oferecer oportunidades que estejam alinhadas com esse sonho pessoal do colaborador, com isso fazemos com que ele se sinta pertencente à equipe”, diz.

 

De acordo com ele, outra possibilidade é trazer o time geral para decisões importantes para a empresa. “Isso pode acontecer em reuniões de criação e implementação de produtos, não focando as decisões apenas no parecer do time técnico - todos os funcionários têm experiências valiosas que podem ser aproveitadas durante reuniões. Afinal, todas as pessoas da corporação, independentemente de sua função dentro dela, serão impactadas pelo sucesso do produto depois de implementado”, ressalta Sapata.


É preciso transformar a empresa em um local na qual as pessoas se sintam valorizadas pelo que são, e não necessariamente pela função que exercem. Abaixo, o especialista lista as principais dicas para alcançar esse objetivo. Confira: 

 

1. Adotar ferramentas para medir o nível de encantamento: “O principal meio de medir o nível de encantamento e, consequentemente, a satisfação dos funcionários é aplicar pesquisas do tipo NPS (net promoter score), sempre levando em consideração o anonimato das pessoas. É importante que esses questionários tenham uma frequência regular e elevada, a fim de que os gestores possam visualizar e trabalhar com mais facilidade os fatores que receberam uma nota baixa”, entende.

 

2. Oriente o time executivo da empresa: “É necessário estabelecer um responsável do time executivo para entrar em contato pessoalmente para entender o que aconteceu em caso de nota baixa. Deve-se levar em consideração os três tipos de NPS: colaborador, cliente e parceiros. Quando uma pessoa se dispõe a investigar e entender o feedback negativo ‘direto da fonte’, a empresa consegue se preparar melhor para mitigar os pontos negativos que os avaliadores encontram nos serviços prestados”, orienta o Diretor de Encantamento da Select.

 

3. A empresa deve fugir apenas do básico: “Pagar o salário em dia e tratar seus funcionários com sensibilidade é o mínimo do mínimo em qualquer ambiente corporativo. Quanto mais a corporação mostrar que está atenta às necessidades de seus colaboradores, maiores as chances destes de demonstrarem satisfação em relação ao ambiente de trabalho”, alerta.

 

4. Estabeleça uma boa comunicação com os funcionários: “Existem algumas alternativas que podem ser adotadas por grandes empresas para que todos os colaboradores sejam alcançados, como ter um canal de comunicação direto para tratar de variados assuntos e também um canal anônimo para denúncias dentro da corporação; traçar objetivos, de forma estratégica, sobre como funcionam determinados setores da empresa; e investir em multiplicadores, ou seja, mostrar ao funcionário o que é o processo e o que ele deve/pode esperar do encantamento. Esses são alguns métodos para espalhar a cultura do ambiente de trabalho e incentivar que ela seja adotada e seguida pelos demais funcionários, formando o pilar do encantamento”, finaliza Fernando Sapata.  



Select Soluções


Sete skills aprimoradas e desenvolvidas com a maternidade que podem contribuir para a vida profissional

 É um período de desafios, mas também de grandes aprendizados que podem (e devem) ser levados para a carreira


A maternidade é um momento especial na vida de muitas mulheres. No entanto, muitas acabam abdicando dela porque precisam se dedicar ao trabalho e à carreira. Segundo especialistas, apesar dos desafios, conciliar tudo é possível e, ainda, o período pode trazer muitos aprendizados para a mulher tanto na vida pessoal como na profissional. Trata-se de um tempo em que algumas habilidades e capacidades as chamadas skills são adquiridas ou aprimoradas.  

A professora especialista em transição de carreira e recolocação e coordenadora do Núcleo de Empregabilidade da FAE Centro Universitário, Elaine Pacheco, lista algumas dessas skills que podem contribuir positivamente para a carreira. Veja abaixo.

 

1 - Resiliência

Quando a mulher se torna mãe, são muitos os desafios a serem enfrentados. Desde cuidar de uma criança tão pequena (e até mais de uma), que está sob sua responsabilidade, até abdicar de diversas atividades que fazia antes para poder doar mais tempo ao filho. Por isso, uma das skills aprimoradas com a maternidade é a resiliência, que é a capacidade de adaptação às mudanças da vida de maneira tranquila e com foco em resultados positivos. “Quando nos tornamos mães, aperfeiçoamos a nossa capacidade de resolver problemas de uma forma mais calma, vemos os desafios de maneira mais simples”, ressalta a professora Elaine. Na física, a resiliência é a capacidade de os corpos retornarem à forma original após serem submetidos a uma deformação basta pensar em uma esponja e uma lata, ao serem manuseadas. Em uma analogia, a mãe acaba sendo a esponja. Ser mãe é isto: nós temos essa capacidade de nos adaptar e nos recuperar de forma surpreendente, o que ajuda muito no nosso trabalho, que exige isso todos os dias”, observa a professora.

 

2 - Empatia e paciência

A empatia nada mais é do que a capacidade da pessoa de se colocar no lugar do outro, sentir o que o outro sente. É uma característica importante para o convívio harmônico, tanto com a família e os amigos quanto no ambiente do trabalho. O sentimento maternal aprimora essa capacidade do ser humano. “Ao se colocar no lugar da pessoa, passando a sentir o que ela sente, fica muito mais fácil tomar decisões e agir de maneira coerente, sem injustiças ou precipitações nos julgamentos”, diz Elaine. A capacidade de ser empático, portanto, é primordial para o desenvolvimento das atividades do trabalho e também para o crescimento na carreira. “Esse tipo de skill vem sendo cada vez mais valorizado, por isso auxilia a pessoa a se destacar no seu ambiente de trabalho e conquistar novos cargos e atribuições”, diz a professora. A empatia vem de mãos dadas com a paciência. “Cada vez mais as pessoas têm menos paciência com tudo. Por isso, ser paciente, ter calma para resolver os problemas do dia a dia leva a pessoa a se destacar no seu ambiente profissional e faz com que todos no seu entorno se sintam bem, tornando o local ainda mais confortável para o trabalho”, explica Elaine.

 

3 - Capacidade de liderança

A liderança é, de maneira resumida, a gestão, a condução de pessoas em uma empresa para que se alcancem objetivos pelo bem comum de todos. Na maternidade, não é diferente: a mãe passa a cuidar do filho de maneira que toda a família se sinta melhor, mais confortável. Essa capacidade é desenvolvida ou aprimorada porque as mães aprendem a falar o que devem aos seus filhos, do jeito e no momento certo. “Mesmo quando quer dizer não, você consegue se posicionar e chamar atenção e ao mesmo tempo defender, acolher e apoiar o filho. Além de dar tarefas, cobrar. Essa é uma capacidade do líder”, diz Elaine. Ou seja: as mães exercem a liderança na família de forma espontânea, com o intuito de melhorar o andamento das atividades da casa, especialmente nesse momento em que há uma criança pequena que demanda muita atenção. 

 

4 - Comunicação assertiva

Em todas as áreas, tanto na vida pessoal quanto profissional, saber se comunicar de forma segura é fundamental. Na maternidade, essa habilidade se aprimora instantaneamente. Como explica a professora Elaine, para transmitir mensagens de maneira eficiente a uma criança, muitas vezes é preciso mudar o vocabulário, a forma de construir frases e expressões e até o jeito de falar. “Quem é mãe aprimora essa capacidade de se comunicar, o que acaba sendo aproveitado com sua equipe de trabalho. Passamos a falar com as pessoas que trabalham conosco de forma mais direta, mas segura e eficiente. Muitas vezes, temos problemas no ambiente de trabalho por falta ou falha na comunicação”, analisa a professora. A capacidade de se comunicar bem, inclusive, é uma característica de ouro dos bons líderes. “O líder que sabe se comunicar vai inspirar confiança entre seus liderados e vai abrir a possibilidade para que eles se sintam confortáveis, também, para se comunicar e expor suas ideias”, ressalta Elaine.

 

5 - Saber delegar 

Quem nunca ouviu falar que o líder deve ter a capacidade de delegar atividades para que tudo ocorra bem na empresa? Sim, isso não é mito: é uma grande habilidade que o líder deve ter. Na maioria das vezes, quem desenvolve a liderança acaba repassando atividades aos funcionários que antes ele mesmo desenvolveu sozinho. E uma das grandes capacidades que as mães adquirem ou aprimoram durante a maternidade é saber delegar. “No início da maternidade, a gente tem a tendência de querer fazer tudo e achar que fazemos sempre melhor, mas não é bem assim. Com o tempo, vemos que não damos conta de tudo e começamos a delegar mais atividades para os outros, como o filho mais velho, os avós, os empregados, o marido. E vemos que as tarefas podem ser realizadas de maneira efetiva, talvez não do jeito que a gente faz, do jeito que a gente imagina, mas de forma satisfatória, de modo que tudo flui corretamente”, comenta Elaine.

 

6 - Gestão do tempo

Quando uma mulher se torna mãe, o tempo parece ficar escasso, pois as atividades e responsabilidades aumentam, enquanto o dia continua tendo 24 horas. Assim, a habilidade de administrar e otimizar o tempo deve aumentar. Segundo Elaine, essa é uma capacidade essencial no trabalho, para que a pessoa desenvolva suas atividades com foco, sabendo priorizar e organizar melhor tudo que precisa fazer. Para isso, saber gerir o tempo é fundamental. “Sendo mãe, você começa a entender melhor o que pode ser deixado para depois e gerir de forma mais eficiente o tempo para que tudo caiba em 24 horas”, completa.

 

7 - Capacidade para administrar conflitos e resolver problemas complexos

Quem é mãe sabe: não é fácil lidar com bebês e crianças. É preciso ter paciência e principalmente a capacidade de pensar na melhor forma de resolver determinados problemas, que, muitas vezes, são complexos. Quando são várias crianças, então, a administração de conflitos passa a ser ainda mais desafiadora. Por isso, uma família assim pode ser comparada ao ambiente de trabalho. “As mães, naturalmente, passam a entender melhor os filhos, e até os outros familiares. Assim, conseguem perceber qual a melhor forma de administrar aquela situação e resolvê-la de modo que todos fiquem bem”, ressalta a professora Elaine.



Grupo Educacional Bom Jesus
https://www.grupoeducacionalbomjesus.com.br/

Colégio Bom Jesus
https://bomjesus.br/

FAE Centro Universitário
https://www.fae.edu/

FAE Business School - Curitiba (PR)
https://fae.edu/cursos/pos-graduacao-curitiba.vm

FAE Business School - Blumenau (SC)
https://fae.edu/cursos/pos-graduacao-blumenau.vm


Conscientização e Ação são elementos essenciais no combate ao assédio no mundo corporativo

O assédio no ambiente de trabalho é um problema sério que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou um levantamento, em 2023, com mais de 13 mil pessoas, revelando que 56,9% dos trabalhadores não se sentem protegidos no ambiente de trabalho. E de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, entre os assediados no espaço profissional, 80% são mulheres. E não para por aí, a consultoria Deloitte entrevistou mais de 5 mil mulheres, 500 delas no Brasil, para compreender a igualdade de gênero no mundo corporativo, a pesquisa mostrou que 49% das brasileiras estão preocupadas com a própria segurança em todo o âmbito de trabalho. Isso mostra que a conscientização sobre este tema é fundamental para promover ambientes de trabalho seguros, saudáveis e respeitosos.

A conscientização sobre o assédio no ambiente de trabalho ajuda a identificar e reconhecer comportamentos inadequados. Muitas vezes, as vítimas de assédio podem sentir-se desconfortáveis em denunciar o comportamento abusivo, por medo de retaliação ou de não serem levadas a sério. Ainda segundo o relatório da Deloitte, uma a cada quatro mulheres já sofreu assédio durante atendimento a clientes, isso é 24% das entrevistadas, 13% relataram assédio de colegas e mais 13% expõem situações em viagens a trabalho, portanto 40% das mulheres relataram assédio sexual, e 60% desse grupos atestaram não ter reportado o ocorrido. Além do ato direto, microagressões, consideradas como mansplaining e gaslighting, foram expostas por 35% das entrevistadas e 77% decidiram não denunciar os casos.

Portanto, ao promover a conscientização, as organizações e os colaboradores podem aprender a reconhecer os sinais de assédio e agir para interrompê-lo. Ainda assim, ela não é suficiente por si só. É fundamental que as empresas implementem políticas e procedimentos claros para lidar com casos de assédio quando eles ocorrerem. Isso inclui a criação de canais de denúncia confidenciais, a designação de pessoal treinado para lidar com essas questões e a garantia de que as vítimas de assédio sejam apoiadas e protegidas quando decidirem denunciar. Sem ações concretas, a conscientização pode ser apenas uma medida superficial que não produz resultados significativos. 

Além disso, a conscientização sobre o assédio no local de trabalho deve começar desde o momento da contratação. Os colaboradores devem ser informados sobre as políticas da empresa relacionadas ao assédio, os comportamentos que são considerados inaceitáveis e os recursos disponíveis para denunciar estes casos. Isso ajuda a estabelecer expectativas claras desde o início e demonstra o compromisso da empresa em criar um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos. 

Outro aspecto crucial da conscientização é a educação contínua. As organizações devem oferecer treinamentos regulares sobre o tema, atualizando os funcionários sobre novas políticas, leis e melhores práticas para prevenir e combater o assédio. Esse investimento em educação não só ajuda a manter o assédio fora do local de trabalho, mas também fortalece a cultura de respeito e responsabilidade dentro da empresa.

É importante também destacar a necessidade de uma liderança comprometida com a eliminação do assédio. Os líderes da empresa devem ser exemplos de comportamento ético e respeitoso, e devem tomar medidas firmes contra qualquer forma de assédio que ocorra em suas equipes. Quando os funcionários veem que a liderança leva o assédio a sério e age de forma decisiva, eles se sentem mais encorajados a relatar incidentes e acreditam que serão apoiados.

Isto contribui para criar uma cultura de respeito e inclusão. Quando os colaboradores entendem o que constitui o assédio e como ele pode afetar as vítimas, estão mais propensos a agir de forma ética e respeitosa. Isso cria um ambiente onde todos se sentem valorizados e seguros para contribuir com seu melhor.

Além disso, a conscientização sobre o assédio no ambiente de trabalho pode ajudar a reduzir os custos para as empresas. O assédio pode resultar em altos índices de rotatividade de colaboradores, absenteísmo, queda de produtividade e litígios legais. Ao investir na conscientização e prevenção do assédio, as organizações podem economizar recursos e proteger sua reputação.

Em suma, a conscientização sobre o assédio no ambiente de trabalho é essencial para criar ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e produtivos. Ao reconhecer e combater o assédio, as organizações podem promover uma cultura de respeito, inclusão e igualdade, beneficiando não apenas os indivíduos, mas também o sucesso a longo prazo das empresas. Além de possibilitar um impacto positivo na sociedade em geral, ao promover uma cultura ética e inclusiva no mundo corporativo, as organizações podem influenciar outras instituições e comunidades a adotarem práticas semelhantes. Isso cria um efeito multiplicador, onde os valores de respeito e igualdade são disseminados além dos limites da empresa, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva como um todo.

 

Patricia Punder - advogada e compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020. Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br


Entrega do Imposto de Renda vai até 31 de maio: fique atento ao prazo

Especialista do CEUB aponta que atrasos podem levar a omissões ou erros na declaração, resultando em pagamento excessivo de impostos


O prazo final de entrega do Imposto de Renda 2024 se aproxima, mas muitos contribuintes ainda não enviaram suas declarações e precisam cumprir suas obrigações fiscais dentro da data estipulada, que é 31 de maio. Para auxiliar nesse processo, o consultor empresarial e professor de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Max Bianchi Godoy, compartilha orientações importantes.

De acordo com o especialista, um dos principais motivos para atrasos na entrega das declarações é a falta de informações e comprovantes de pagamentos, que podem resultar em alterações ou redução do imposto a ser pago. Ele afirma ser comum os contribuintes encontrarem dificuldades para acessar essas informações referentes ao ano anterior - no caso, 2023 - ou até mesmo se esqueçam dos detalhes de onde e quando essas transações ocorreram. "Essas questões podem levar a omissões ou erros na declaração, resultando em pagamento excessivo de impostos ou reembolsos menores", explica.

 

Para evitar problemas desse tipo, Bianchi destaca que a Receita Federal disponibiliza o recurso da declaração pré-preenchida, que permite importar dados diretamente para o programa do Imposto de Renda. Essa possibilidade proporciona uma economia de tempo significativa, evitando a buscar e inserção manual de cada informação. 

Para utilizar esse recurso, é necessário ter acesso à conta 'Gov.br' nos níveis de acesso ouro ou prata. “A declaração pré-preenchida permite recuperar automaticamente as informações lançadas por diversas empresas que envolvem o CPF do contribuinte, preenchendo os campos corretos da declaração eletrônica. Vale ressaltar que, mesmo com a declaração preenchida previamente, é responsabilidade do contribuinte conferir as informações e corrigir eventuais erros ou omissões”, alerta o consultor. 

Para o contribuinte se sentir seguro, o professor do CEUB explica que há uma forma de verificar os dados de transações fiscais relacionadas ao CPF. "Basta acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) por meio da senha do Gov.br. Lá é possível consultar os rendimentos tributáveis, rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e outras informações enviadas por empresas. Essa consulta auxilia na assertividade da declaração e evita possíveis problemas”, completa. 

Independentemente do método escolhido, Max Bianchi destaca que é fundamental verificar e validar os dados inseridos, analisando cuidadosamente as informações fornecidas pelos sistemas. Caso seja identificada alguma divergência ou informação ausente, deve-se fazer os ajustes necessários. O professor também alerta os contribuintes a se prepararem para o próximo ano, guardando os comprovantes de pagamentos e recebimentos conforme forem gerados. 

A dica de ouro de Bianchi é aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis para garantir o cumprimento eficiente e seguro das obrigações fiscais. "Assim, os contribuintes podem agilizar o processo de declaração do Imposto de Renda 2024, garantindo maior assertividade e evitando possíveis problemas com a Receita Federal", arremata.


Bolso Apertado, coração aberto: 44% dos brasileiros planejam gastar menos no Dia das Mães de 2024

Pesquisa da Hibou com mais de 1.700 brasileiros revela os planos e a percepção dos brasileiros para dia das mães 

Os segmentos de presente mais populares incluem vestuário (55%), calçados (37%) e perfumes (36%)
 


Com o Dia das Mães se aproximando, a Hibou, empresa de pesquisa, monitoramento e insights de consumo, apresenta os resultados de sua pesquisa mais recente, apontando os planos e sentimentos dos brasileiros para o domingo de 12 de maio.
 

A pesquisa foi coletada entre 28 a 30 de abril de 2024, com uma amostra de 1724 entrevistas. Os brasileiros estão se preparando para celebrar o Dia das Mães de diversas maneiras, mesmo com o bolso mais apertado este ano. 

"Para muitos brasileiros, o Dia das Mães é uma data para celebrar o amor e a dedicação materna, mas este ano vemos que o bolso apertado está influenciando as decisões de compra e as formas de comemoração", comenta Ligia Mello, CEO da Hibou.
 

Celebração em família e reconhecimento materno

Dos entrevistados, 30% planejam passar o Dia das Mães na casa da mãe ou sogra, enquanto 21% optaram por ficar em casa sem receber visitas. Surpreendentemente, 18% ainda não decidiram como celebrar. A pesquisa também revela que 41% dos brasileiros consideram o Dia das Mães como uma oportunidade para reconhecer o valor das mães e expressar gratidão, um aumento de 3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
 

O presente ideal e os gastos planejados

Enquanto 52% dos entrevistados consideram que o almoço em família em casa é indispensável para a celebração, apenas 12% mencionaram presentes como essenciais. No entanto, 64% afirmaram que planejam presentear suas mães nesta data, sendo que 44% afirmaram que seus bolsos estão mais apertados este ano e pretendem gastar menos que nos anos anteriores.
 

A influência da TV e das opções de presentes

Durante o Dia das Mães, metade dos brasileiros deixa a TV desligada, mas entre os que assistem, a Globo lidera com 37% de audiência. Em relação aos presentes desejados, 31% consideram que estar junto é o maior presente, enquanto 30% buscam presentes que caibam no bolso.
 

"Prefiro viajar": segmentos de presentes e gastos planejados

A pesquisa mostrou que 55% dos respondentes são mães, dentro dessa amostra, se tivessem que escolher um presente neste Dia das Mães, 37% prefeririam viagem. Apenas 9% gostaria de um eletrodoméstico. 24% preferem bolsas e acessórios. 

Enquanto isso, os filhos responderam sobre o que comprariam. Os segmentos de presente mais populares incluem vestuário (55%), calçados (37%) e perfumes (36%). A maioria dos brasileiros (68%) planeja gastar até 250 reais além de sua rotina financeira para a celebração do Dia das Mães. 

“Embora o bolso apertado possa influenciar os gastos este ano, os brasileiros estão determinados a celebrar o Dia das Mães com amor e gratidão. Seja através de gestos simples de reconhecimento ou presentes cuidadosamente selecionados, o importante é demonstrar o carinho pelas mães nesta data especial.”conclui Lígia
 

Hibou


Mães com deficiência enfrentam mais barreiras para inclusão no trabalho

Talento Incluir Consultoria dá dicas de como as empresas podem vencer os mitos e colaborar com a inclusão de mães com deficiência no mercado de trabalho 

  

No mês de maio as empresas se concentram em fazer campanhas para comemorar o “Dia das Mães”, mas muitas esquecem de incluir e considerar as mães com deficiência e/ou atípicas para ocupar vagas de emprego. Segundo um estudo da PUCRS sobre os dados da Pnad Contínua do IBGE, os afazeres domésticos ainda recaem em larga escala sobre as mulheres, o que as afastam do mercado de trabalho, em especial as mães com mais filhos. No final de 2022, de um total de 1,9 milhão de mães com três filhos ou mais, 40,69% (quase 798,2 mil) estavam fora da força de trabalho por terem que cuidar dos filhos ou de outros dependentes e das tarefas domésticas. 

Segundo Katya Hemelrijk, CEO da Talento Incluir Consultoria - pioneira no Brasil e que já incluiu mais de 9 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho - quando somamos a essa mãe o marcador da deficiência, ela enfrenta ainda mais barreiras, a começar pela falta de dados sobre elas. “As empresas devem servir como rede de apoio e incentivo para a interseção entre maternidade e deficiência, oferecendo a elas um ambiente seguro, acolhedor, reconhecendo e valorizando as mães com deficiência. Além de promover a inclusão é uma vantagem competitiva.”, afirma a executiva. Ela indica três atitudes para ‘quebrar’ esse preconceito: 

Substitua: “Agora que é mãe, vai faltar com frequência

Por: agora que é mãe, irá gerir melhor o tempo e o trabalho em equipe

Substitua: “Agora que é mãe não vai querer trabalhar tanto”

Por: Agora que é mãe, ela ampliará suas habilidades em liderança, gestão de crises e comunicação.

Substitua: Mãe com deficiência? E quem vai cuidar delas?

Por: Mãe com deficiência? Quais oportunidades estamos criando para valorizar suas competências únicas?

Além disso, as empresas pode adotar medidas que vão colaborar com a inclusão produtiva das mães com deficiência, como por exemplo:

  1. Treinamento - aumentar essa conscientização sobre as barreiras que elas enfrentam, por meio de um programa de educação para todos os níveis hierárquicos, detalhando os desafios enfrentados por mães com deficiência, como acessibilidade física, necessidades de saúde e apoio familiar;
     
  2. Flexibilidade - oferecer opções de trabalho flexíveis é fundamental para colaborar com as mães, inclusive as com deficiência, a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais. Isso pode incluir horários de trabalho flexíveis, trabalho remoto ou oportunidades de trabalho em meio período. A flexibilidade no local de trabalho não apenas beneficia as mães com deficiência, mas pode resultar em maior produtividade e satisfação no trabalho para todos os funcionários.
     
  3. Acessibilidade - garantir que o ambiente de trabalho seja acessível para todas as pessoas é essencial para incluir mães com deficiência. Além disso, fornecer acomodações razoáveis, como equipamentos de tecnologia assistiva, pode ajudar as mães com deficiência a realizar seu trabalho de forma eficaz.
     
  4. Apoio e mentoria – isso pode ajudar as mães com deficiência a desenvolver seu potencial e alcançar cargos de liderança. Também pode oferecer a elas programas de mentoria com mentores que compartilham experiências semelhantes, bem como programas de apoio que fornecem recursos e assistência prática para lidar com questões relacionadas ao trabalho e à deficiência.
     
  5. Fortalecimento da cultura de inclusão – uma forma de promover o respeito e a igualdade para todas as pessoas e combater o capacitismo, garantindo que todas as mães, com ou sem deficiência, tenham oportunidades de crescimento de carreira dentro da empresa.

"Na Talento Incluir Consultoria, entendemos e vivemos os desafios interseccionais enfrentados por mulheres com deficiência que são mães. Isso porque, 93% de nossas consultoras são mães com deficiência, o que nos confere experiência no tema. Entendemos que a inclusão de mães com deficiência no mercado de trabalho vai além de políticas genéricas de diversidade. Elas enfrentam barreiras multiplicadas, que exigem respostas inovadoras e comprometidas. A inclusão de todas as formas de maternidade precisa ser uma realidade para moldarmos uma sociedade mais justa e igualitária," conclui a Katya Hemelrijk.


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