Mirar em pontos-chave traz consequências positivas dentro do cenário geral da empresa, impactando positivamente na saúde do colaborador e resultando em um ambiente mais proativo e acolhedor
“Por que você trabalha na sua atual empresa? Quando alguém
lhe pede indicação para um novo emprego, você a recomenda?” Na maioria dos
casos, a resposta a essas duas perguntas está relacionada aos benefícios que
são oferecidos aos funcionários, como salários e convênios. Porém, antes desses
fatores entrarem na equação, existe um questionamento-chave que deve ser levado
em consideração: você se sente bem no meu ambiente de trabalho?
Uma pesquisa da
Microsoft levantou que, em 2021, 18% das pessoas pediram demissão quando
perceberam que sua rotina de trabalho não estava mais alinhada com suas
prioridades - e não acaba aí: um levantamento da Gallup deste ano também
apontou que 44% dos colaboradores em empresas ao redor do mundo se sentem estressados
no dia a dia corporativo. Sendo assim, um bom ambiente de trabalho previne que
problemas, tanto de saúde quanto pessoais, afetem os funcionários e a empresa.
Para Fernando
Sapata, Diretor de Pessoas, Cultura e Encantamento na Select Soluções, uma
empresa que oferece soluções utilizando a tecnologia cloud da Amazon
Web Services (AWS), pensar sobre o próprio bem-estar no trabalho, causa
uma certa familiaridade com o conceito de encantamento em uma empresa. “Quando
um funcionário se sente pertencente à empresa em que trabalha, podemos dizer
que ele está encantado. Em outras palavras, os ideais pessoais estão alinhados
aos da corporação, resultando em um ambiente proativo e harmonioso. Trata-se,
portanto, de um lugar que trata seus colaboradores não como mão de obra, mas
sim como seres humanos, com suas próprias necessidades,individualidades e
sonhos”, explica.
Mas
afinal, o que significa encantar funcionários?
O encantamento
está intrinsecamente ligado ao trabalho interno da empresa, voltado ao
seu ecossistema e também à humanização do colaborador. É um branding
corporativo pensado nos funcionários, capaz de traduzir e comunicar a eles as
práticas e os valores da corporação; os resultados dessa prática, obviamente,
são sempre positivos. “Para que possa encantar, um líder precisa ver o liderado
como ser humano. Qual é o sonho dessa pessoa? É papel de um bom gestor
encontrar meios para fazê-lo acontecer. O melhor exemplo disso está na promoção
de funcionários: em vez de oferecermos somente aumentos e benefícios, pensamos
em como alinhar os nossos processos para oferecer oportunidades que estejam
alinhadas com esse sonho pessoal do colaborador, com isso fazemos com que ele
se sinta pertencente à equipe”, diz.
De acordo com ele, outra possibilidade é trazer o time geral para decisões importantes para a empresa. “Isso pode acontecer em reuniões de criação e implementação de produtos, não focando as decisões apenas no parecer do time técnico - todos os funcionários têm experiências valiosas que podem ser aproveitadas durante reuniões. Afinal, todas as pessoas da corporação, independentemente de sua função dentro dela, serão impactadas pelo sucesso do produto depois de implementado”, ressalta Sapata.
É preciso transformar a empresa em um local na qual as pessoas se sintam valorizadas pelo que são, e não necessariamente pela função que exercem. Abaixo, o especialista lista as principais dicas para alcançar esse objetivo. Confira:
1.
Adotar ferramentas para medir o nível de encantamento: “O principal meio de medir o nível de encantamento e,
consequentemente, a satisfação dos funcionários é aplicar pesquisas do tipo NPS
(net
promoter score), sempre levando em consideração o anonimato das
pessoas. É importante que esses questionários tenham uma frequência regular e
elevada, a fim de que os gestores possam visualizar e trabalhar com mais
facilidade os fatores que receberam uma nota baixa”, entende.
2.
Oriente o time executivo da empresa: “É necessário estabelecer um responsável do time executivo
para entrar em contato pessoalmente para entender o que aconteceu em caso de
nota baixa. Deve-se levar em consideração os três tipos de NPS: colaborador,
cliente e parceiros. Quando uma pessoa se dispõe a investigar e entender o
feedback negativo ‘direto da fonte’, a empresa consegue se preparar melhor para
mitigar os pontos negativos que os avaliadores encontram nos serviços
prestados”, orienta o Diretor de Encantamento da Select.
3. A
empresa deve fugir apenas do básico: “Pagar
o salário em dia e tratar seus funcionários com sensibilidade é o mínimo do
mínimo em qualquer ambiente corporativo. Quanto mais a corporação mostrar que
está atenta às necessidades de seus colaboradores, maiores as chances destes de
demonstrarem satisfação em relação ao ambiente de trabalho”, alerta.
4. Estabeleça uma boa comunicação com os funcionários: “Existem algumas alternativas que podem ser adotadas por grandes empresas para que todos os colaboradores sejam alcançados, como ter um canal de comunicação direto para tratar de variados assuntos e também um canal anônimo para denúncias dentro da corporação; traçar objetivos, de forma estratégica, sobre como funcionam determinados setores da empresa; e investir em multiplicadores, ou seja, mostrar ao funcionário o que é o processo e o que ele deve/pode esperar do encantamento. Esses são alguns métodos para espalhar a cultura do ambiente de trabalho e incentivar que ela seja adotada e seguida pelos demais funcionários, formando o pilar do encantamento”, finaliza Fernando Sapata.
Select Soluções
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